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Dentro de um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental procurar por diferentes ações e estratégias para a captação de clientes. Isso não significa, porém, que a sua empresa não deva buscar por parceiros para trabalhar em conjunto. O conceito de co-marketing, por exemplo, tem se tornado cada vez mais comum e pode ser uma forma de ampliar os seus resultados.

Imagine se a sua empresa conseguisse impactar um público diferente a partir da autoridade e relevância de uma outra marca. Isso é possível a partir da implementação de uma estratégia de co-marketing. Com objetivos em comum e a troca de expertise, as duas partes podem sair ganhando com essa parceria. Os cuidados, porém, devem ser redobrados para que os resultados apareçam.

Da escolha do seu parceiro até a divisão das tarefas, tudo isso vai impactar diretamente no retorno que essa estratégia oferece. Apesar dos inúmeros benefícios, é necessário planejamento para ter mais chances de sucesso. Confira!

O que é co-marketing?

Um dos grandes benefícios do marketing digital é a variedade de estratégias e táticas que podem ser utilizadas para impactar os consumidores. O co-marketing é uma dessas opções. A partir da integração do planejamento de marketing de duas empresas, é possível criar e promover produtos, conteúdos e/ou serviços que sejam relevantes para a audiência em comum.

A partir da união do conhecimento de duas marcas, o objetivo é criar conteúdos exclusivos que sejam relevantes para as personas de ambas empresas. Ou seja, trabalhar em conjunto para criar um material que consiga beneficiar os dois parceiros. Essa estratégia também é bastante variada, oferecendo diferentes formatos para conseguir gerar resultados positivos para os dois lados.

A parceria pode render um produto ou serviço exclusivo, por exemplo, mas também pode ser útil para criar materiais relevantes para o público. Seja um e-book, seja um webinar, são conteúdos que sejam do interesse de uma audiência em comum. O conhecimento de cada parceiro permite a criação de um material exclusivo e que será ainda mais relevante para o leitor.

Como essa estratégia funciona, na prática?

O co-marketing pode ser, portanto, uma estratégia viável para quem deseja impactar diferentes perfis de clientes, por exemplo. No entanto, como ela pode ser implementada? Nada melhor do que um exemplo para entender o seu funcionamento, certo? Primeiro, imagine o seguinte cenário: uma agência de marketing digital é especializada em Google Ads e uma outra focada em SEO.

Na teoria, elas lidam com personas diferentes. Afinal, uma delas é focada em uma estratégia que apresenta resultados a médio e longo prazos e a outra gera um impacto instantâneo. Elas têm em comum, porém, a audiência que deseja mais tráfego em suas páginas, por exemplo. Em uma ação de co-marketing, as duas agências podem criar conteúdos relevantes para esse público.

Em vez de trabalhar de forma isolada, elas se unem para fortalecer as suas respectivas reputações e, ao mesmo tempo, impactar clientes que talvez não conhecessem as suas marcas. Ou seja, ganhos para os dois lados. Assim, alguém que planejava investir em SEO, mas não sabia como, pode conhecer uma empresa especializada no assunto e vice-versa.

Quais são os prós e contras dessa estratégia?

Como qualquer estratégia, o co-marketing tem pontos positivos e negativos. Começando pelos contras, o principal deles é o desafio de integrar duas equipes diferentes em um mesmo propósito e método de trabalho. Ou seja, a forma que funciona para uma empresa não vai, necessariamente, se encaixar na rotina de outra, o que exige muita comunicação e transparência entre os parceiros.

Por outro lado, os benefícios de adotar essa estratégia são muitos. O primeiro deles é o maior alcance que a sua empresa pode ter ao se comunicar com uma audiência que talvez não conhecesse a sua marca. Com a parceria, o seu nome passa a mencionado em outras páginas, o que pode contribuir, por exemplo, para o seu planejamento de SEO.

Como implementar o co-marketing?

Mas, na prática, como deve ser o processo para implementar o co-marketing com sucesso? Confira!

Encontrar um parceiro

O primeiro passo consiste na busca por um parceiro. Durante esse processo, é importante procurar por alguma empresa que tenha o mesmo público-alvo que você e também seja vista como autoridade em seu segmento. Além disso, pode ser um diferencial trabalhar com quem se importa com a customer experience, por exemplo. Esses fatores contribuem para a maior precisão da ação.

Planejar um produto

Em seguida, é a hora para planejar qual vai ser o produto ou conteúdo oferecido ao seu público. É importante definir uma estratégia que faça sentido para os dois lados. Não adianta ter um parceiro com todas as características acima, mas que não agregue em resultados para o seu negócio. O ideal é unir o que cada parceiro faz de melhor para, assim, planejar o que vai ser entregue em conjunto.

Dividir as tarefas

Mesmo que o seu parceiro tenha autoridade e relevância em seu segmento, uma estratégia de co-marketing não vai funcionar se ele não contribuir. Com a definição do produto, é o momento de estruturar o método de trabalho, o que pode ser feito com a criação de um SLA (Service Level Agreement), esclarecendo quais são as responsabilidades e deveres de cada empresa.

Medir os resultados

Por último, como em qualquer ação de marketing digital, é necessário metrificar os resultados obtidos. Ou seja, acompanhar os mínimos detalhes da sua estratégia e entender o que funcionou e aquilo que precisa ser aprimorado. Apenas com esse monitoramento é possível descobrir se a sua estratégia em conjunto, de fato, funcionou ou o que precisa ser ajustado para ações futuras.

Para quem deseja escalar as suas vendas e conquistar cada vez mais clientes, o co-marketing surge como uma opção muito interessante. Criando uma experiência exclusiva aos consumidores da sua marca e do seu parceiro, o interesse pode aumentar. Além disso, a sua empresa ganha maior relevância e reconhecimento como autoridade dentro do seu segmento.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.