Em 2005, quando a internet era muito diferente do que é hoje e o comércio eletrônico brasileiro dava os seus primeiros passos, a Loja Virus decidiu iniciar sua operação online. Com uma estrutura bem diferente da que tem hoje, essa experiência inicial serviu para fornecer importantes aprendizados para que o e-commerce de calçados e acessórios se tornasse uma marca reconhecida em todo o Brasil.
Com mais de 13 anos de história, a empresa também conta com duas lojas físicas na cidade de Curitiba. A preocupação de estar presente ao mesmo tempo nos ambientes online e offline, assim, esteve presente desde o início e faz parte do DNA da organização.
Em 2011, a Loja Virus migrou para a Tray Corp, como parte de uma necessária evolução e a busca por uma plataforma mais robusta e de alta performance. A empresa precisava de uma operação que oferecesse algumas funcionalidades que eles não tinham antes, como a possibilidade de integrar as lojas físicas com a virtual. Outra grande preocupação era a necessidade de ter um e-commerce mobile-first, visto que 70% do tráfego da Loja Virus vinha de dispositivos móveis.
Segundo Andre Lavanhinhi, diretor da Loja Virus, uma das grandes preocupações do e-commerce é transmitir confiança nas vendas mobile e aumentar as taxas de conversão. Isso porque muitos consumidores ainda têm receio de fazer compras pelo celular, começando o processo nesse dispositivo e concluindo-o no computador. Para isso, ter um design responsivo, alta velocidade de carregamento e um checkout simples e facilitado são fatores essenciais para conseguir bons resultados nesse meio.
A migração veio em boa hora. A melhora no desempenho mobile e as funcionalidades que permitem uma operação omnichannel que a Tray Corp oferecem, possibilitaram à Loja Virus fazer a loja física funcionar como um ponto de retirada dos produtos, ou ainda mais do que isso, criar eventos e oferecer experiências diferenciadas aos seus clientes – que posicionaram a Virus como uma das referências no seu mercado hoje.
“No início, contávamos com uma plataforma mais simples e em 2011 migramos para a Tray Corp. Hoje a nossa operação é bem distinta, possibilitando que sejamos referência no Brasil em diversos aspectos graças à unidade que temos em relação ao nosso produto e a robustez que a plataforma nos oferece. Com o tempo, construímos um ambiente de muita confiança com a Tray Corp, possibilitando a incorporação de novas funcionalidades por meio de um caminho muito aberto onde sempre fomos muito ouvidos.”
Andre Lavanhinhi, diretor da Loja Virus
A evolução da Loja Virus ao longo dos anos foi visível. O melhor desempenho da loja no carregamento mobile e a maior comodidade oferecida aos clientes para a compra deram o empurrão que a loja precisava para crescer as taxas de conversão. Ter um público tão jovem exige que o seu produto seja tecnologicamente apto para essa faixa etária, então a migração para a Tray Corp serviu perfeitamente para esse propósito.
Há ainda quem enxergue as lojas física e online como concorrentes. Além de ser um pensamento equivocado, esse tipo de visão pode prejudicar, e muito, a experiência do consumidor final. Para aplicar de maneira eficaz uma estratégia omnichannel, é preciso haver planejamento e uma mudança de cultura, alinhando políticas de comissionamento dos funcionários da loja física e criando mecanismos para que haja o estímulo da exploração dos benefícios de ambos canais.
No caso da Loja Virus, a opção de retirada de produtos comprados no site na loja não só é uma maneira de facilitar a vida do cliente, como uma oportunidade de nova conversão através de uma melhor experiência de compra.