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Um dos maiores benefícios do comércio eletrônico é poder atingir um público muito maior do que seria possível em um estabelecimento físico. Mas essa vantagem só atuará a seu favor se você, de fato, conseguir chegar a essas pessoas. Uma das melhores maneiras de se fazer isso é investindo em uma estratégia de AdWords para e-commerce, no agora chamado Google Ads.

Ao criar anúncios em um dos maiores serviços online, a Google, você aumenta suas chances de venda ao atingir os consumidores certos no momento mais adequado. É possível segmentar suas campanhas de acordo com a persona ideal para o seu negócio e quando ela estiver mais propensa à compra.

Se você quer saber como aplicar tudo isso na prática ou até mesmo potencializar os resultados que já vem alcançando com esse recurso, continue a leitura!



Por que usar o Google Ads para alavancar as vendas do comércio eletrônico?

Antes de qualquer coisa, você pode estar se perguntando se realmente vale a pena utilizar o Google Ads como uma estratégia para aumentar as vendas de sua loja virtual. Como todo tipo de anúncio, essa modalidade também demanda investimento para poder gerar o retorno esperado.

Antigamente, antes do advento da rede mundial de computadores, as empresas gastavam enormes quantias em publicidade para atingir o seu público-alvo. Os anúncios eram veiculados em revistas, jornais, outdoors e programas de televisão e rádio.

Apesar do alcance em massa possibilitado por essa tática, as possibilidades de segmentação eram bastante limitadas. Além disso, era muito difícil avaliar o retorno sobre o investimento dessas iniciativas. Como comprovar que a dona de casa que comprou determinada marca de sabão em pó o fez por conta da propaganda que viu no intervalo da novela, pelo folheto que recebeu em casa ou por causa da indicação de sua vizinha?

Porém, essa dinâmica é completamente diferente na publicidade online. Uma das principais vantagens dessa modalidade é a possibilidade de controle do investimento. É possível analisar em tempo real os resultados obtidos, o que vem funcionando e o que não, aplicando rapidamente melhorias e até mesmo suspendendo ações.

Além disso, ferramentas como o Google Ads possibilitam alto grau de segmentação do público. Sai de cena a propaganda para uma massa indiscriminada e entram em evidência as possibilidades de personalização e direcionamento para atingir somente o público mais propenso a adquirir os seus produtos.

Embora vários fatores estejam envolvidos no processo de compra, como o branding, as recomendações, o engajamento via redes sociais, etc., na publicidade online é possível identificar que o consumidor chegou ao seu site por causa daquele anúncio específico e efetuou a compra após aquela determinada ação. Você pode calcular de maneira muito mais precisa o retorno sobre o investimento (ROI) e se os seus anúncios estão convertendo clientes ou não.

Grande parte das empresas já têm percebido essas vantagens e cada vez dado mais importância para essa opção. Para se ter ideia dessa tendência, segundo relatório publicado pela Magna, parte do grupo de compra de mídia IPG Mediabrands, os investimentos em publicidade na internet superaram os destinados para a televisão, em 2017. Foram 41% do market share dominado pelas mídias online, contra 35% da TV.

Como funciona Google Ads (AdWords)?

O AdWords é o serviço de publicidade paga do Google, que desde julho de 2018 passou a se chamar Google Ads. Por meio dessa ferramenta, é possível criar anúncios patrocinados que serão exibidos na página de resultados das pesquisas do motor de buscas, nas plataformas associadas, como no YouTube e no Google Shopping, e em sites e aplicativos afiliados à empresa.

Pertencente à holding Alphabet Inc., a Google é considerada uma das marcas mais valiosas do mundo, sendo avaliada em mais de $132 bilhões. A influência da organização não se restringe somente ao mercado, mantendo a posição de principal motor de buscas de internet utilizado na maioria dos países do mundo. Essa hegemonia faz com que investir em Google Ads para e-commerce seja essencial para a sobrevivência de qualquer negócio online.

A plataforma oferece diversos tipos de anúncios para atender às diversas demandas de acordo com a realidade de cada empresa. São eles:

Rede de pesquisa

Uma das opções mais conhecidas de anúncio, são sites patrocinados em resultados de buscas por palavras-chave específicas no Google. Ao invés de depender do ranqueamento orgânico para aquele termo, pode-se patrocinar seu conteúdo para aparecer em uma posição de destaque e conseguir mais visitas.

Você já deve ter encontrado uma dessas campanhas enquanto fazia uma pesquisa pela web. São aqueles resultados que aparecem normalmente nas primeiras posições com um aviso de “anúncio” destacado. Por exemplo, se você buscar o termo “plataforma de e-commerce” no Google, pode encontrar um resultado patrocinado como este:

rede pesquisa adwords para e-commerce

Normalmente, esses sites ocupam as quatro primeiras colocações na página de resultados e, em palavras-chaves muito concorridas, também podem aparecer nas três últimas posições da página.

Imagine que você possui uma loja virtual de celulares usados. Uma estratégia interessante poderia ser patrocinar o seu site para aparecer em destaque nas pesquisas de termos como “comprar celular barato” ou então “comprar celular usado”.

Porém, é importante estar atento para a alta concorrência em termos muito genéricos, que possuem alto índice de buscas — o que encarece o preço do anúncio. Para isso, é essencial estar familiarizado com a diferença entre palavras-chave head tail e long tail, assunto que abordaremos mais para frente ainda neste texto.

A principal vantagem dessa modalidade é que os anúncios são exibidos para pessoas que estão interessadas naquele assunto, o que aumenta as chances de ela visitar o seu site.

Dessa forma, o Google Ads para e-commerce foca em grande parte nos consumidores que estão nos estágios finais do funil de vendas, principalmente.

Leilão do Google Ads

É comum existir concorrência entre os diversos anunciantes pelas palavras-chaves escolhidas. Para isso, o Google Ads criou um leilão cujo objetivo é definir o preço cobrado por cada campanha e para poder criar anúncios com aquele determinado preço.

Diferentemente das modalidades tradicionais, nem sempre quem oferece o maior valor vencerá esse leilão. Isso porque o Google leva em consideração outros fatores para determinar a posição de cada anunciante, sendo eles reunidos no chamado Índice de Qualidade.

Trata-se de uma métrica que avalia o quão relevante aquela publicidade é para o usuário. Para isso, são levados em consideração elementos como a taxa de cliques esperada, a relevância do anúncio e a experiência da página de destino.

Google Shopping

Um recurso bastante interessante para ser explorado na Rede de Pesquisa são as extensões de preço. Elas têm como objetivo mostrar o custo de produtos ou serviços relacionados ao termo pesquisado pela pessoa, antes mesmo de que ela clique em um anúncio.

Ao promover a visualização quase instantânea daquele item buscado, estimulando o clique, torna-se um recurso bastante interessante de Google Ads para e-commerce. Para acessar essa opção, é preciso cadastrar seus produtos no Google Shopping.

Trata-se de uma plataforma que oferece uma série de possibilidades para o comércio eletrônico. Nela, é possível cadastrar diversos produtos vendidos em sua loja virtual e criar campanhas específicas para promovê-los. Assim, é possível intensificar o tráfego para o seu site e gerar mais oportunidades de venda.

Na prática, funciona como uma espécie de comparador de preços. Quando o usuário pesquisa algum termo relacionado a produtos cadastrados no Google Shopping, este disponibiliza as diferentes opções no topo da página de resultados.

adwords para e-commerce extensão preço

Rede de display

Já os anúncios da rede de display são exibidos em outros produtos da Google, como o YouTube, e em sites afiliados à empresa. A grande vantagem dessa modalidade é a possibilidade de fazer esse patrocínio utilizando elementos gráficos e, até mesmo, audiovisuais.

Sites afiliados

Imagina que você venda artigos esportivos, como chuteiras, bolas, caneleiras, camisetas de time e muito mais. Agora imagine poder se comunicar com apaixonados por esporte, mesmo que eles nunca tenham ouvido falar da sua marca antes?

Isso é possível graças ao sistema de afiliação da rede de display do Google Ads. Você poderá direcionar as suas ações patrocinadas de acordo com as preferências do seu público-alvo, exibindo anúncios em blogs e portais de assuntos relacionados aos seus produtos e a persona do seu negócio.

Um e-commerce de utensílios de cozinha pode anunciar em um blog de culinária, enquanto um clube de assinatura de itens para pets pode mostrar seus produtos em um portal sobre cuidados para gatos — e assim por diante.

Para isso, podem ser utilizadas imagens, texto (título, duas linhas escritas e um URL) e elementos rich media, incentivando a interação do usuário com o seu conteúdo.

YouTube Ads

Outra possibilidade da rede de display são os anúncios na maior plataforma de divulgação de conteúdo audiovisual da internet: o YouTube. Você provavelmente já entrou em contato com esse formato de divulgação em algum vídeo do portal.

Eles podem ser em formato audiovisual, sendo exibidos antes ou durante os vídeos hospedados na plataforma, com variação no tempo de duração e oferecendo a possibilidade de ser pulado ou não — como acontece nos anúncios do tipo Bumper, com duração de até 6 segundos.

Nessa modalidade, é possível criar os seguintes tipos de publicidade:

  • gráficos, que aparecem à direita do vídeo exibido e em cima das sugestões.

anúncio gráfico youtube adwords para e-commerce

  • sobreposição, que são banners semitransparentes exibidos na parte inferior do vídeo em reprodução.

anúncio sobreposição youtube adwords para e-commerce

  • vídeos puláveis, em que os espectadores podem ignorar o anúncio em formato audiovisual após 5 segundos.

 

  • vídeos não puláveis, que têm entre 15 e 20 segundos, não podendo ser ignorados pelo usuário.

anúncio vídeo não pulável youtube adwords para e-commerce

  • bumper, que são materiais audiovisuais de até 6 segundos, que são exibidos antes do início dos vídeos em reprodução e que não podem ser ignorados.

anúncio bumper youtube adwords para e-commerce

  • cartões patrocinados, que mostram conteúdo relevante relacionado ao vídeo, podendo ser produtos, por exemplo.

Anúncios em aplicativos

Uma outra oportunidade de Google Ads para e-commerce são os anúncios em aplicativos. Se o seu e-commerce possui um app, essa pode ser uma excelente opção para estimular as pessoas a baixarem esse recurso e utilizarem-no. Se não, você pode divulgar seus produtos em aplicativos de terceiro, relacionados com o seu segmento de atuação. Entre as possibilidades desse tipo de publicidade estão:

  • direcionar público para sua loja virtual;
  • incentivar o download e instalação do aplicativo;
  • estimular que os usuários usem seu app novamente;
  • lembrar a pessoa de abrir o aplicativo e fazer alguma ação específica;
  • ajudar o usuário a concluir uma ação que iniciou, seja no próprio aplicativo ou na loja virtual.

A importância da segmentação

Como já foi dito, o público do comércio eletrônico é infinitamente maior do que o de estabelecimentos físicos. Isso faz com que o seu e-commerce possa atingir milhares de pessoas com seus anúncios. Porém, dentro dessa grande audiência, não são todos que têm interesse no tipo de produto vendido por sua loja. Por isso, o segredo é a segmentação.

Quanto mais você entender quem é a persona ideal do seu negócio, os seus interesses, sua idade, os seus sonhos e seus problemas, mais fácil será encontrá-la no meio de tantas pessoas no ambiente online. O resultado de uma boa estratégia nesse sentido é o aumento das taxas de conversão e mais vendas.

Para isso, você pode tentar buscar o cliente ideal utilizando os seguintes tipos de segmentação:

Palavras-chave

Imagine que você é dono de uma loja de calçados em um shopping em sua cidade. Você pode esperar os consumidores acharem sua loja no meio de tantas outras vitrines disponíveis naquele espaço.

Mas e se você conseguisse ler a mente de todas as pessoas que estão ali e soubesse identificar exatamente aquelas que estão pensando em comprar um tênis naquele dia e pudesse levar elas até sua loja? Provavelmente, as chances de fazer uma venda naquele dia seriam muito maiores.

Parece roteiro de filme de ficção, mas é mais ou menos assim que o Google Ads para e-commerce funciona. Você tem possibilidade de direcionar compradores para sua loja no momento em que eles demonstram interesse por um produto como o seu.

É importante entender que nem todas as pessoas que estão buscando “tênis de corrida” no Google vão comprar a peça de vestuário naquele dia. Mas a chance de elas realizarem uma ação em breve é muito maior do que alguém que sequer está pesquisando sobre o assunto.

Head tail e long tail

O segredo aqui é investir nas chamadas palavras-chave long tail. São termos bastante específicos e que possuem um volume de buscas menor. Em contrapartida, as pessoas que buscam essas palavras constituem um tráfego muito mais qualificado, diferentemente daquelas que estão buscando temas gerais, chamadas de palavras-chave head tail.

Voltando ao exemplo da loja de sapatos, um palavra-chave geral, do tipo head tail, seria “corrida”. Alguém que pesquisa sobre corrida pode estar procurando dicas de como começar a correr, locais para praticar a atividade física, aplicativos para medir seu desempenho, etc.

Agora, já alguém que pesquisa “tênis de corrida” tem interesse em algo muito mais específico. Essa seria uma palavra-chave long tail, mas é possível ir além. Uma pessoa que pesquisa “comprar tênis de corrida online” está muito mais próxima de realizar essa transação em um e-commerce do que a primeira, por exemplo.

O segredo aqui é focar em palavras long tail e alternar entre termos mais e menos específicos. Se o seu orçamento para publicidade for baixo, é interessante focar em quem está mais próximo da compra dos produtos que você vende, portanto, aquelas que estão fazendo pesquisas mais específicas.

Palavras-chave negativas

Uma outra maneira de qualificar melhor o tráfego direcionado ao seu site é dizer quem você não quer que visite ele.

Voltando ao exemplo dos sapatos. Se você não vende calçados infantis, provavelmente não vai querer atrair para sua loja virtual pessoas que estejam procurando esse tipo de produto. Isso só serviria para consumir o seu orçamento de anúncios para atrair um consumidor que dificilmente efetuará a compra.

Para evitar esse tipo de situação, é possível cadastrar no Google Ads as palavras-chave negativas para aquela campanha, diminuindo as chances de levar tráfego pouco qualificado para seu e-commerce.

Tópicos e canais

A segmentação por tópicos e canais permite que você direcione os seus anúncios da rede de display para serem exibidos nos sites que mais têm a ver com a persona desejada.

Em tópicos, é possível divulgar sua publicidade em várias páginas relacionadas a um tema específico. O próprio Google Ads analisa essa seleção e escolhe as melhores opções de site de acordo com o público-alvo. Já a segmentação por canais, é possível selecionar exatamente os sites em que você deseja exibir os anúncios, desde que eles façam parte da rede de afiliados.

Público-alvo

Na segmentação por público-alvo, o que importa é o perfil da persona. Nessa modalidade, o usuário que se encaixar nas características definidas poderá ver o anúncio mesmo que esteja navegando em sites não relacionados com o segmento do seu produto.

É utilizando esse fator que é possível criar as campanhas de remarketing, em que as pessoas vêm em outros sites produtos que elas demonstraram interesse recentemente, visitando sua página ou até mesmo colocando-os no carrinho, por exemplo.

Remarketing

O remarketing é um dos recursos mais poderosos no Google Ads para e-commerce. Isso porque ele possibilita que você recupere possíveis clientes que, de outra forma, poderiam nunca mais vir a adquirir o seu produto.

Sabe quando você está pesquisando os preços de uma nova televisão e, de repente, todos os anúncios exibidos para você em todos os sites são mostrando modelos desse eletrônico? Nem espionagem e nem coincidência, esse é o poder do remarketing.

A partir da instalação de um código especial nas páginas dos produtos vendidos em sua loja virtual, é possível segmentar campanhas de anúncios específicos para as pessoas que saíram daquela página sem concluir a compra. Essa é uma das melhores maneiras de otimizar o seu orçamento e aumentar as suas taxas de conversão.

Local e idioma de destino

Uma das qualidades da internet é poder atingir pessoas do mundo todo. Porém, no Google Ads para e-commerce esse não é um atributo procurado. Isso porque a sua loja virtual atende um público de uma região específica, seja ela nacional ou não, como no comércio eletrônico cross border.

Para não atrair pessoas que não podem comprar no seu site por limitações de logística, é possível limitar os anúncios para serem exibidos apenas para locais e idiomas específicos. Além disso, essa pode ser uma possibilidade de otimização de anúncios. Se o seu e-commerce costuma vender mais em estados específicos, é possível dar lances maiores para eles, melhorando a taxa de conversão.

Dispositivo

Outra possibilidade de segmentação é a por dispositivo. Com ela, pode-se direcionar anúncios só para computadores desktop, dispositivos móveis, ou para todos aparelhos, se preferir.

Como aplicar na prática uma estratégia de Google Ads para e-commerce?

Agora que você já entendeu a importância do Google Ads para e-commerce e as modalidades de anúncios, chegou a hora de efetivamente aplicar na prática essa estratégia. Para isso, são necessários alguns passos, que vão desde a criação de uma conta até a otimização das suas campanhas a partir da análise dos resultados obtidos. Confira!

1. Crie uma conta

Antes de mais nada, é preciso ter uma conta no Google Ads para começar a criar os seus anúncios.

Caso você ainda não a tenha, basta acessar o site da ferramenta e seguir os passos indicados. Para isso, você terá a possibilidade tanto de usar uma conta que você já tenha no Google, quanto criar uma exclusivamente para gerenciar a publicidade do seu e-commerce.

Para ativar sua conta, será preciso cadastrar um cartão de crédito válido. Não será cobrado nenhum valor enquanto você não programar nenhum anúncio. Em caso de dúvidas em qualquer uma das etapas, você poderá entrar em contato com o departamento de especialistas do Google.

2. Analise a concorrência

Antes de mais nada, é interessante analisar os seus concorrentes e entender o que eles têm feito. Isso ajudará você a ter ideias de como pode construir sua estratégia de publicidade, colocando em prática o que vem dando certo e realizando as melhorias necessárias.

Uma maneira de se fazer isso é a partir de pesquisas de palavras-chave relacionadas ao seu segmento e aos seus produtos. Assim, você poderá identificar quais sites aparecem na página de resultados para esses termos. Essa etapa é extremamente útil se você nunca fez nenhum tipo de anúncios nessa plataforma antes e não tem ideia por onde começar.

3. Defina o seu objetivo

Pode parecer óbvio: o seu objetivo é vender mais. Porém, para montar uma estratégia eficaz de Google Ads para e-commerce, é preciso ir além. Quais produtos você deseja anunciar? Que tipo de público está buscando atrair? Quais ações espera deles?

Ter respostas para essas perguntas ajudará você a ter um direcionamento mais claro do que fazer e como aplicar os seus recursos da melhor forma.

4. Encontre as palavras-chaves

Para anunciar na Rede de Pesquisa, é essencial ter definidas quais palavras-chaves serão usadas. Como já falamos, é importante dar preferência para as do tipo long tail e alternar termos mais ou menos específicos.

Para isso, o próprio Google apresenta uma ferramenta de planejamento de palavras-chave: o Keyword Planner. Nela, é possível achar novos termos para serem usados na campanha do seu e-commerce e avaliar quantas buscas mensais são feitas por aquela palavra, além da concorrência por ela. Quanto mais alta a concorrência, mais caro será o seu anúncio.

keyword planner adwords para e-commerce

Ela é gratuita para quem já possui conta no Google Ads. Além do recurso oficial da plataforma, existem outras opções, pagas ou não, para serem usadas durante o planejamento das suas campanhas. Algumas das principais são:

  • Ubbersuggest: recurso gratuito, que ajuda a fornecer ideias de novas palavras-chaves para serem usadas. É ideal para avaliar a concorrência de termos muito específicos, que possuem baixa taxa mensal de procura e que, muitas vezes, não exibem dados no planejador do Google.

  • Keywordtool.io: com funções gratuitas e outras mais avançadas, disponíveis somente para os planos pagos, é uma ferramenta que ajuda você a ter mais ideias de variações para as palavras-chave que você já tem, pensando em novas possibilidades.

  • SEMrush: trata-se de um recurso completo de planejamento e análise de estratégias de SEO (otimização para mecanismos de busca), que inclui a pesquisa de palavras-chave e outras funcionalidades interessantes, como análise de tráfego por domínio, etc. Para utilizar todo o seu potencial, é preciso contratar algum dos planos disponíveis.

5. Estabeleça um budget

Uma vez definida a estratégia utilizada, é hora de definir o orçamento disponível para os anúncios. Você pode começar com um investimento baixo e ir aumentando-o de acordo com o desempenho dos resultados. Assim, você investirá seu dinheiro de maneira cautelosa, buscando sempre a otimização do ROI.

Nessa fase, é preciso definir qual será o lance escolhido para aquele anúncio. Essa decisão definirá qual ação deve ocorrer para que seja debitado aquele valor. São eles:

  • CPC: custo por clique. É normalmente utilizado para campanhas cujo principal objetivo é levar um grande número de usuários para a página de destino.
  • CPM: custo por mil impressões. É empregado, comumente, quando se deseja que um grande número de pessoas veja uma mensagem.
  • CPA: custo por aquisição. O objetivo principal desse lance é aumentar a conversão do site.

O valor do lance corresponde ao máximo que você deseja pagar por aquele anúncio. Como já vimos, esse investimento pode afetar o desempenho de sua campanha no leilão. Por isso, é preciso levar em consideração as diversas variáveis, acompanhando os resultados obtidos ao longo do tempo.

6. Monitore os resultados e faça melhorias

O trabalho não termina após sua campanha ser publicada. A partir desse momento, é fundamental que você monitore o desempenho do seu anúncio e busque maneiras de otimizá-lo sempre.

Somente assim será possível empregar uma estratégia de Google Ads para e-commerce efetiva e que possa ter um impacto real e positivo no aumento das vendas de sua loja virtual.

Como alavancar os resultados com Google Ads?

Como você já sabe, o segredo por trás de um planejamento de sucesso nos anúncios do Google é buscar sempre maneira de melhorá-los, fazendo com que o seu orçamento gere respostas cada vez mais positivas.

Para ajudar você nisso, separamos algumas dicas para alavancar os seus resultados com Adwords para e-commerce. Confira!

1. Crie anúncios de Pesquisa Dinâmico

Essa modalidade da publicidade é bastante semelhante às opções comuns, com a diferença de que o título do anúncio é gerado de forma automática, já com o nome do produto e a URL de destino.

Assim, quando o usuário buscar um produto específico, o Google adaptará automaticamente sua campanha para atender a essa demanda. Dessa forma, é possível produzir uma propaganda com alta relevância para o consumidor, ganhando agilidade nesse processo.

Uma outra vantagem desse recurso é a atualização frequente dos anúncios criados, sendo ideal para e-commerces que possuem uma grande variedade de produtos.

2. Faça remarketing dinâmico

Nós já falamos sobre o poder do remarketing, mas é possível ir além com sua modalidade dinâmica. Enquanto na opção tradicional pode-se mostrar anúncios para pessoas que já acessaram sua loja virtual, no modo dinâmico é possível exibir um produto específico que a pessoa demonstrou interesse.

Dessa forma, você poderá recuperar um consumidor extremamente qualificado para o site e que está muito próximo da decisão final de compra. O código fornecido pela Google permite avaliar informações como os itens visualizados, o tempo de permanência na página e até mesmo em que ponto exato da jornada ele está: se só pesquisou o produto ou se abandonou o carrinho, por exemplo.

Assim, é possível criar um anúncio altamente personalizado e com um forte apelo para a tomada de ação.

3. Otimize seus anúncios por meio de análises

Como já foi dito, o Google Ads para e-commerce não acaba após a publicação da campanha. Na verdade, é nesse momento que o verdadeiro esforço começa. É essencial manter um acompanhamento constante do desempenho dos anúncios, gerando relatórios que permitirão a busca pela otimização dessas publicidades.

Nesse sentido, é preciso fazer um mapeamento detalhado da conversão, buscando entender quais fatores levaram àquela ação e quais aspectos podem ser modificados para atingir resultados ainda melhores. O objetivo é conseguir mais vendas gastando cada vez menos em cada conversão.

Para isso, é fundamental ter uma visão sistêmica da estratégia. O Retorno sobre o Investimento (ROI), dessa forma, não leva em consideração somente o custo individual do lance, mas como esse gasto se relaciona ao valor do produto.

Por exemplo: imagine que sua loja virtual venda bolsas e acessórios. Para vender uma mochila escolar de R$200, você criou um anúncio específico para o público jovem. Se o custo por clique (CPC) for de R$20 ou R$0,02: qual você considerará mais vantajoso? A resposta é: depende.

Para resolver essa questão, veja a fórmula:

ROI = VP – (CPC X QC)

Imagine que no CPC de R$20 foram feitos 5 cliques no anúncio para gerar uma venda. Dessa forma:

ROI = R$200 – (R$20 x 5)

ROI = R$200 – R$100

ROI = R$100

Agora, vamos supor que na opção de CPC de R$0,02 foram preciso 15 mil cliques para gerar uma única venda. O cálculo ficaria:

ROI = R$200 – (R$0,02 x 15k)

ROI = R$200 – R$300

ROI = – R$100

Dessa forma, mesmo que à primeira vista o CPC de R$20 pareça ser mais caro e o de R$0,02 barato, nesse exemplo, o primeiro lance gerou um lucro de R$100 enquanto o segundo um prejuízo no mesmo valor.

Por isso, é importante jamais avaliar uma única variável, buscando otimizar suas conversões analisando fatores como:

  • palavra-chave;
  • tipo de anúncio;
  • data e horário de publicação;
  • região;
  • produto;
  • dados demográficos;
  • etc.

Assim, é possível alcançar resultados cada vez melhores com o mesmo orçamento. Com o tempo, a tendência é que esse método gere cada vez mais vendas, sendo, então, interessante aumentar o valor investido para conquistar cada vez mais consumidores para sua loja virtual.



Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.