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Diversificar os canais de venda tem se mostrado um caminho promissor para lojistas que buscam potencializar os resultados no mercado online. Ao atuar em mais espaços, você expande a presença digital da marca e aumenta as chances de se conectar com seu público.

No entanto, antes de investir em um novo canal, é essencial estudar todas as possibilidades e entender quais são as mais adequadas para o seu negócio. Neste artigo, você vai conhecer as principais opções e descobrir quais particularidades de cada uma podem ser interessantes para sua estratégia de vendas. Continue a leitura e confira.


O que são canais de venda?

Canais de venda são espaços em que consumidores podem conhecer, analisar e adquirir produtos e serviços. São pontos de contato entre marcas e o público e, para os lojistas, são tanto um espaço de divulgação quanto de conversão.

Um canal de venda pode ser offline, como uma loja física ou uma distribuidora, ou online, como um e-commerce. Embora a estratégia de um negócio possa usar apenas um único meio, é cada vez mais comum que gestores optem pela multicanalidade, diversificando as formas de atrair, converter e fidelizar seus compradores.

Não existe receita pronta para escolher os melhores espaços de venda. Isso porque o sucesso do empreendimento em cada meio vai depender de fatores como o plano de marketing, os produtos vendidos, o perfil de clientes, etc.

Quais são os principais canais de venda online?

Para montar uma estratégia sólida no ambiente digital, é fundamental que você conheça quais são os principais canais de venda online. Separamos 7 meios, explicando as particularidades de cada um deles e como é possível obter o melhor desempenho ao adotá-los. Veja a seguir.

E-commerce

Quando pensamos em canais de venda online, as lojas virtuais logo nos vêm à mente. Com o desenvolvimento de tecnologias móveis e o aumento do acesso à internet, o comércio eletrônico se tornou um mercado em franco crescimento no mundo.

No Brasil, estudos da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estimaram que o país teria cerca de 135 mil lojas ativas na internet em 2020. Mesmo em um cenário impactado pelo coronavírus, diversos segmentos apresentaram aumento nas vendas, segundo dados da mesma associação.

Uma loja online é um espaço exclusivo para produtos e/ou serviços de apenas uma empresa. Por ser um ambiente personalizável, esse canal é ideal para proporcionar a criação de uma identidade forte para a marca. Além disso, um e-commerce garante que o lojista possa traçar e controlar sua própria estratégia rumo ao sucesso do negócio.

Marketplaces

Diferentemente de uma loja virtual, que é dedicada a um único empreendimento, o marketplace reúne diferentes comerciantes em sua plataforma, oferecendo uma estrutura para que o lojista inicie suas vendas de forma mais imediata. No Brasil, alguns marketplaces levam o nome de grandes players do mercado, como é o caso das Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiza e Amazon.

Quem deseja diversificar a atuação na web pode optar por integrar seu e-commerce com um ou mais marketplaces ou mesmo vender apenas nesses canais. Em troca da visibilidade e suporte oferecidos por essas empresas, o gestor paga uma taxa mensal ou cede parte de seus lucros.

Para ter um desempenho satisfatório em marketplaces, é essencial criar estratégias de diferenciação. Isso porque você estará competindo com lojas do mesmo segmento naquele espaço. Se destacar proporcionando um bom atendimento é o caminho para fidelizar o consumidor à sua marca.

Redes sociais

Muitos lojistas têm problemas em conduzir o público de um espaço de atração para outro em que a conversão da venda seja feita. Por isso, usar as redes sociais como canais de venda pode ser uma excelente estratégia.

Considerando que a população brasileira figura em segundo lugar no ranking mundial de uso diário de redes sociais — segundo estatísticas do Global Web Index 2019 —, as chances de encontrar, atrair e reter seu público-alvo nesses meios são altas. É a oportunidade de criar um relacionamento de valor, produzir conteúdo e se posicionar de forma relevante frente aos seguidores.

Essas plataformas, que antes eram mais voltadas para as relações pessoais, agora estão ocupadas por marcas de todos os setores e têm, inclusive, ferramentas específicas para comerciantes. Assim, é possível vender pelo Instagram e pelo Facebook, otimizando o trajeto do consumidor até a conversão.

Google Shopping

Ranquear bem no Google se tornou um alvo para quem atua no comércio digital. Sendo o principal mecanismo de busca, aparecer nas primeiras posições do site é um fator extremamente relevante para o negócio. Com a funcionalidade de aproximar lojistas e consumidores, o Google Shopping pode levar seus produtos até o topo da página.

Para isso, é preciso ter uma loja virtual e cadastrar ou integrar seus itens à venda na ferramenta Google Merchant Center. Você poderá criar campanhas com o Google Ads para que seus anúncios apareçam como resultados de busca. Apostar nesse canal de venda garante maior visibilidade e, consequentemente, pode aumentar os cliques nas ofertas.

WhatsApp

O WhatsApp Enterprise também pode se tornar um dos canais de vendas em sua estratégia de negócios online. Voltado para médias e grandes empresas, ele permite um atendimento totalmente profissional e, ao mesmo tempo, acessível ao consumidor.

Para o gestor, há a possibilidade de integração com chatbots e outros sistemas de atendimento. Além de favorecer uma estratégia omnichannel, a plataforma também permite escalabilidade e otimização das tarefas do setor de relacionamento e vendas.

E-mail marketing

Se você já tem uma lista de contatos robusta e quer aproveitá-la para diversificar seus canais de venda, o e-mail marketing pode ser uma solução interessante para aumentar as taxas de conversão.

Para otimizar seus disparos por esse meio, é importante considerar em quais etapas da jornada de compra os seus contatos se encontram. Além disso, conteúdos relevantes e boas chamadas para a ação vão fazer a diferença para transformar essa ferramenta de comunicação em um canal para fechar negócios.

Afiliados

Para quem atua no setor de infoprodutos — como cursos online e e-books — os afiliados podem se tornar um dos canais de venda mais promissores. Trata-se de pessoas influentes no espaço digital que passam a ser representantes e revendedoras de um produto, recebendo comissões por cada conversão.

O interessante de apostar nesse meio para vender mais é que os afiliados geralmente já têm um público cativo, seja em redes sociais ou em blogs e canais do YouTube, por exemplo. Por isso, eles podem encurtar seu percurso até as pessoas que deseja alcançar, aumentando as chances de lucros.

Como você viu, é possível expandir a sua atuação no mercado digital ao apostar em diferentes canais de venda. Para começar esse processo, é essencial saber onde seu público pode ser encontrado e abordado de forma mais atrativa. Ter uma loja virtual bem-estruturada é o que vai garantir uma estratégia sólida, que integre os canais e conduza seus clientes para a conversão.

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.