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Você já pensou na importância de gerar o crescimento das vendas online do seu negócio? A internet já está integrada ao nosso dia a dia. Justamente por isso, ela é uma ótima ferramenta de negócios.

Mas para que estratégias possam ter sucesso, é importante conhecer o seu mercado de atuação. Afinal, o que gera crescimento das vendas online de uma empresa é a sua habilidade de se alinhar com as demandas do e-commerce da sua área. Para te ajudar a entender melhor sobre o tema e como se encontra o mercado nacional confira este artigo!



Por que investir em vendas online é importante?

O e-commerce não para de crescer. Em busca de melhores preços e mais praticidade, um estudo da DHL mostrou que toda a América Latina está optando por esse modelo de compras, mesmo em cenários de crise.

Em alguns casos, há empresas que só vendem pela web, como caso da Submarino. Para reduzir custos com locação de lojas, os negócios focam na internet como principal meio de gerar receitas. Assim, não só conseguem atender a um maior público, mas também contar com benefícios como:

  • menores gastos operacionais;
  • mais facilidade para vender para diferentes públicos;
  • mais flexibilidade para atender às demandas de clientes;
  • possibilidade de vender 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • mais meios para divulgar os produtos da empresa diretamente para o público-alvo.

Como o mercado de vendas online mudou nos últimos anos?

O maior número de possibilidades do mercado online está, como mencionamos, mudando o setor de varejo em toda a América Latina. O estudo da DHL também apontou que, até 2021, o e-commerce na região crescerá 22%. Só no Brasil este crescimento será de 17%.

Ainda segundo este estudo, o Brasil é o segundo maior mercado da região. Perdemos apenas para o México. Justamente por isso, quem trabalha no setor deve estar atento às oportunidades.

Para conseguir lucrar e manter-se competitivo, alguns desafios devem ser superados. Eles vão além da formulação de uma página atraente e boas campanhas de marketing. A empresa também deve ter uma logística inteligente, um atendimento bem estruturado e estratégias para lidar com fatores comuns como a taxa de devolução de 25% de todas as compras (o maior volume da região, segundo o estudo).

Uma vez contornados, tais desafios não impedirão a empresa de lucrar em um dos canais de vendas mais prósperos da atualidade. A companhia terá acesso ao seu público-alvo diretamente. Assim, o gasto necessário para gerar uma nova venda será muito menor.

Como gerar crescimento das vendas online?

A criação e a aplicação de uma estratégia de vendas online deve ser feita considerando inúmeros fatores. Do público-alvo do negócio ao tipo de design adotado no site, tudo deve ser feito para criar uma experiência de compra única. Por isso, veja a seguir os passos básicos para estruturar uma abordagem inteligente e alinhada com o mercado do seu empreendimento.

Conheça o seu público-alvo

Saber quem é o seu cliente pode ser um dos pontos mais importantes para conseguir aumentar o número de vendas que a empresa faz. Esse tipo de dado, quando mal coletado, pode prejudicar decisões em cadeia: do planejamento de compra de matérias-primas ao lançamento de novos produtos, diferentes rotinas serão feitas de um modo menos eficiente.

Em função disso, o planejamento da empresa deve sempre começar a partir de uma pesquisa do perfil dos clientes do negócio. Ela deve ir atrás de dados como as demandas dos clientes, suas dores e o nível de renda. Gênero, idade e outras informações relevantes também podem ser levantadas para tornar a persona mais precisa e abrangente.

Otimize o layout da página web

A experiência de uso de uma página web pode ter um grande impacto na decisão de compra de um cliente. Se considerarmos, por exemplo, que muitos acessos ocorrem por meio de smartphones, isso é ainda mais importante: aparelhos com telas pequenas exigem layouts mais adaptáveis e melhor estruturados.

Uma boa estratégia é apoiar-se em um layout responsivo, que se ajusta automaticamente ao tamanho da tela. Haverá destaque dos itens mais importantes e, consequentemente, uma melhor experiência de uso.

Utilize técnicas de SEO para e-commerce

Além de uma página bem formulada, a empresa também precisa manter-se visível para o seu público-alvo. Isso é alcançado com o apoio das técnicas de SEO para e-commerce.

O SEO para e-commerce trabalha as páginas de vendas com foco em aumentar a visibilidade de todos os produtos da empresa em páginas de busca. A partir de pequenas mudanças na descrição de itens e no modo como as imagens são inseridas, a companhia pode otimizar o seu ranqueamento e aumentar o número de visitas orgânicas.

Invista em anúncios direcionados

Os anúncios direcionados são um método inteligente e econômico de atingir o seu público-alvo. A partir desse tipo de investimento, a companhia garante que cada peça de marketing será exibida para a pessoa mais propensa a engajar no material. Consequentemente, há um melhor custo-benefício em relação aos gastos com a divulgação da empresa.

Portanto, o marketing direcionado deve sempre ser adotado para as vendas na web. Para dar certo, ele precisa ser moldado conforme o perfil do cliente e os ambientes online que ele frequenta. Assim, você consegue gerar mais engajamento com a marca.

Crie mecanismos de recuperação de clientes

Muitas vezes, o cliente desiste de uma compra após colocar o produto no carrinho. Se esse consumidor já estiver cadastrado na página da empresa, há meios de contornar essa situação e fechar a venda. Basta que uma solução de monitoramento seja implementada para enviar um cupom de desconto ou uma nova oferta sempre que o cliente desistir de uma compra.

O comércio eletrônico nacional teve, segundo a Ebit Nielsen, um crescimento de 12% apenas no primeiro semestre de 2019. Diante da recuperação da economia, é pouco provável que esse número caia em 2020. Mas, para que a empresa possa aproveitar as oportunidades, é importante estar preparada.

Ou seja, o crescimento das vendas online só será possível se a empresa implementar tecnologias e estratégias de vendas modernas e robustas. A partir do momento em que a companhia pode reduzir riscos e alinhar-se melhor com as demandas do mercado, a sua habilidade de gerar receitas será cada vez maior. Por isso, não deixe de investir em novas tecnologias e abordagens capazes de colocar a companhia em um lugar de destaque no seu setor.



Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.