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Para encantar e convencer o cliente a comprar, a descrição do produto em uma loja virtual deve ir muito além de simplesmente expor as características de um item. É preciso lançar mão de uma série de procedimentos que farão as mercadorias do seu e-commerce obterem um maior destaque.

À medida que os seus produtos começam a cair no gosto do público, o seu negócio virtual passa a ter maior visibilidade e, consequentemente, maior autoridade. Uma das formas de alcançar esse patamar é trabalhar a otimização do seu texto descritivo, de modo a ser bem ranqueado nos mecanismos de busca.

Na prática, se tornará mais fácil que o público encontre o seu produto quando fizer uma pesquisa no Google. Quer descobrir como fazer essa melhoria na sua loja virtual? Continue conosco e saiba tudo sobre o assunto!



O que é descrição do produto

Em poucas palavras, a descrição de um produto tem por finalidade a educação, a informação e o convencimento de um visitante da sua loja virtual. Uma boa apresentação fará toda a diferença na consolidação da sua marca no mercado. Nesse sentido, é fundamental que você apresente características dos seus produtos que o façam destacar-se dos concorrentes.

Também é importante informar a composição, que tipos de problemas são resolvidos, a origem e as instruções de uso. Ainda, convém enfatizar os benefícios que o produto oferece. Isso contribui bastante para o consumidor ter o desejo de usufruir daquelas vantagens.

É sempre válido frisar que as pessoas desejam, por meio da compra de um produto, sanar suas dores; aquele lojista que estiver mais a par das necessidades do público terá mais chances de vender mais e obter vantagem sobre os concorrentes.

A importância da descrição para o e-commerce

Você deve mostrar ao consumidor que o produto vendido tem valor agregado. Para isso, é importante lançar mão de um texto descritivo cativante, de modo que seja fácil para os visitantes da sua loja online identificarem os seus benefícios. Além disso, uma descrição completa contribui para o aumento de tráfego.

Isso significa que os visitantes do seu site serão pessoas com um grande potencial para fechar uma compra. Em outras palavras, você lidará com consumidores que já foram educados e que consideram a necessidade de comprar determinados produtos para sanar as suas dores. São pessoas já avançadas em um funil de vendas, que pode ter sido criado por você ou por algum concorrente.

Confira, nos subtópicos a seguir, outros elementos que reiteram a importância de uma descrição do produto em um e-commerce.

Amplificação do desejo

Um dos desafios do comércio online é contornar o fato de que as pessoas não podem tocar em um produto. Uma descrição capaz de despertar o interesse do público, mesmo a distância, é aquela que consegue destacar suas vantagens e diferenciais e responder às principais dúvidas do público.

Criação de confiança

Para transmitir profissionalismo, não existe outro caminho a não ser trabalhar duro na construção de um bom texto de descrição. Como já foi dito, um produto bem descrito contribui para o aumento de autoridade da sua marca. Isso é de grande importância, uma vez que, dentro desse mercado de comércio eletrônico, existem vários outros lojistas interessados em atrair, conquistar e fidelizar os consumidores.

A desconfiança pode ser um obstáculo para o fechamento de uma compra pela internet. É válido salientar que muitas pessoas — principalmente as de mais idade — têm receio de fazer compras no ambiente virtual. Por isso, é importante transmitir segurança em cada palavra inserida nas descrições.

Canais de atendimento mais livres

Para o consumidor, é indesejável visualizar um produto com uma descrição incompleta. Mais do que isso, esse desleixo pode impactar diretamente o tráfego dentro da sua loja virtual.

Uma dica que ajuda a mitigar esse problema é, por meio de uma consulta nas bases de dados do seu e-commerce, estar a par das principais dúvidas que os consumidores têm acerca de um determinado produto, desafogando o SAC da sua loja online.

A descrição e os mecanismos de busca

O Google é a ponte entre o seu e-commerce e o cliente. Portanto, otimizar a descrição do seu produto para os motores de busca da plataforma é fundamental. Escolhendo as palavras-chave corretas, será mais fácil o consumidor encontrar o seu negócio online e resolver o seu problema.

O algoritmo do Google funciona por meio do escaneamento de texto. Por isso, é tão importante lançar mão de uma descrição rica e que seja capaz de ser bem ranqueada pelos motores de busca. Em resumo, invista bastante para otimizar o SEO dos seus produtos.

Confira, a seguir, duas ferramentas bastante úteis que você pode utilizar para aumentar a visibilidade e o tráfego do seu negócio virtual.

Google Shopping e Instagram Shopping

Se as palavras-chave forem trabalhadas da maneira correta na descrição de um produto, grandes serão as chances até mesmo de encurtar a jornada de compra dos consumidores. Uma das formas de fazer isso é usando ferramentas como o Google Shopping e o Instagram Shopping.

A primeira funciona, a princípio, como um comparador de preços. Pagando para o Google, um lojista pode obter bastante visibilidade, caso trabalhe bem as descrições. Clicando no produto, a pessoa é redirecionada para o e-commerce que oferece aquele item.

Dependendo do objeto da pesquisa, ele pode aparecer até mesmo antes dos resultados de anúncio. Se um consumidor já estiver bem informado e decidido sobre aquilo que vai comprar, maiores serão as chances de ele encontrar a sua loja online e concluir uma compra.

Já o Instagram Shopping, diferente do Google Shopping, é um recurso gratuito. Nele, em vez de marcar pessoas nas publicações, você pode marcar os produtos do seu e-commerce. Lembre-se de que essa é uma rede social com milhões de usuários no Brasil; logo, desconsiderá-la na sua estratégia de vendas pode comprometer bastante a obtenção de bons resultados.

A descrição, portanto, aumenta as chances de ser encontrado online de maneira orgânica ou paga (no caso do Google Shopping). Isso contribui para incentivar a conversão, a partir de um texto persuasivo e que destaque os principais atributos do produto.

Os dois itens básicos de uma descrição de produto

Para elaborar uma descrição de sucesso, é preciso levar em consideração, sobretudo, os seguintes aspectos.

Matérias-primas do produto

É importante descrever o material utilizado na produção da mercadoria. Não abra mão de descrever o seu produto com riqueza de detalhes.

Uma ótima dica para agilizar esse processo é entrar em contato com o fabricante para solicitar a ficha técnica. Eles têm todas essas informações prontas. O mais indicado é pegá-las e organizá-las do seu próprio modo, pensando em seu público-alvo.

Muitos lojistas utilizam o mesmo texto padrão fornecido pelos fabricantes, o que pode levar a uma penalização da página pelos mecanismos de busca por duplicação de conteúdo. O resultado disso será a perda de ranqueamento e relevância diante dessas ferramentas, o que diminui o tráfego orgânico.

Lembre-se, ainda, de avisar se o produto faz uso de materiais sustentáveis. Essa é uma forma de adicionar mais valor agregado ao item vendido.

Desvantagens e contraindicações

Também é importante mencionar, caso existam, as desvantagens e contraindicações dos produtos. Afinal, de nada adianta vender um produto que não vá solucionar os problemas dos consumidores. Nesse sentido, seja o mais franco possível.

Mesmo que, de início, você tenha uma perda de receita, todos os que forem beneficiados com o seu produto farão a divulgação dele para amigos e familiares. Ou seja, sua receita futura tende a ser recorrente e duradoura.

Medidas detalhadas

As dimensões relacionadas aos produtos devem ser claras e precisas, visto que a maioria deles — sejam roupas, móveis ou objetos de decoração, por exemplo — só serão comprados se atenderem às especificações desejadas pelo consumidor.

A dica que citamos logo acima vale neste caso também: você pode pedir a ficha técnica que contém todas as medidas ou montar uma ficha de recebimento e solicitar ao estoquista que efetue o cadastro das medidas enquanto estiver conferindo a carga.

Além disso, essa é uma forma bacana de envolver outras pessoas da operação do seu negócio, mostrando a importância dos mínimos detalhes no e-commerce. Caso você tenha uma loja virtual de roupas, por exemplo, apenas detalhar “P”, “M” ou “G” não é o suficiente: é imprescindível incluir as medidas para cada parte do corpo.

O passo a passo para escrever uma descrição de produto que converta

Aqui, vale a máxima de que se deve escrever para pessoas, e não para robôs (os mecanismos de buscas). No final, de nada adianta atrair tráfego e perder o cliente porque as informações da página de produto não eram suficientes ou atrativas. Confira algumas dicas de como evitar isso!

Escreva para um consumidor que gostaria de conhecer o item

Na venda de mercadorias, é imprescindível saber quem é o seu público-alvo e, principalmente, quem é a sua persona (perfil semificcional do cliente ideal), visto que, certamente, você desenvolveu o seu mix de produtos com alguém em mente.

Não importa o tipo de texto que vá produzir, é preciso sempre escrever para uma pessoa, e não para um grupo de estranhos. Então, estude sua persona e foque suas dores, frustrações e desejos, mostrando como o produto é uma solução para tais fatores. Quando você escreve para alguém em especial, é mais fácil fazer com que cada pessoa se sinta compreendida e envolvida. Dessa maneira, aumentarão as chances de que cliquem em “Adicionar ao carrinho”.

Quando as pessoas acessam a internet, normalmente, elas estão em busca de soluções. Nesse sentido, quanto mais individualizado for o tratamento, desde a etapa de atração pelo funil de vendas até o clique final, maiores as chances de conquistar, fidelizar e fazer daqueles clientes os cases de sucesso do seu negócio online. Por isso, jamais abra mão da persona em sua estratégia.

Comece com um bom título

O título do produto vai ser a base para fazer uma impecável descrição. Por isso, estruture-o com cuidado, de modo que faça o consumidor desejar saber mais sobre aquele item ou que mostre que ele é justamente o que o cliente está buscando naquele momento.

Tente fazer com que o título não fique genérico demais, mas, ao mesmo tempo, atente para não sejam fornecidos detalhes em exagero, principalmente aqueles mais específicos, que podem ser explicados na descrição.

Um bom exemplo é no caso da venda de calçados. Um título que contenha apenas os termos “sandália vermelha” pode ser muito genérico, enquanto “sandália vermelha de salto fino com 10 centímetros, com fivela dourada e detalhes em brilho” pode ser excessivo. Nesse caso, um título como “sandália vermelha de salto fino e fivela dourada” pode ser o equilíbrio entre um título simplista e um exagerado.

O título é a primeira informação que o comprador vai encontrar ao procurar um determinado produto, tanto em buscadores quanto no seu site. Mesmo que você tenha cadastrado a mercadoria na categoria certa, de nada valerá se o título for vago.

Pense que você é o consumidor e que está interessado em adquirir uma televisão de 50 polegadas. Então você vai até o Google e busca por “televisão de 50 polegadas”. Inúmeros resultados serão mostrados na tela, mas você não se decide sobre qual vai comprar. Após a primeira busca, é provável que os consumidores optem por detalhar seus desejos relacionados ao produto; dessa forma, quanto mais rico for o título, mais facilmente ele vai ser encontrado.

Foque no cliente

Não permita que a sua descrição se limite à marca do fabricante, afinal, o público quer saber como o produto pode ser bom para ele. Isso significa escrever em uma linguagem bem clara, que possa ser compreendida por todos, dando foco em como aquele item pode ser útil na rotina das pessoas a partir de uma perspectiva do seu público-alvo.

Lembre-se de que a descrição de produto existe com um grande objetivo, que é gerar envolvimento no consumidor. É por esse motivo que não é suficiente ter um excelente conteúdo se ele não for amigável para quem navega pela página.

Assim, é fundamental trabalhar bem a escaneabilidade da descrição. Ou seja, é preciso saber distribuir bem o conteúdo, de modo que a leitura seja fácil e suave. Para conseguir isso, uma boa opção é apostar em tópicos, usar negrito em termos-chave e dividir o texto em parágrafos curtos.

Por fim, é claro, a descrição deve ser objetiva, informando diretamente aquilo que o cliente precisa saber. Não se esqueça de que grande parte das pessoas acessa inúmeras abas ao mesmo tempo. Diante disso, é preciso saber conquistá-las em pouco tempo.

Pesquise palavras-chave

O ato de simplesmente rechear as páginas com palavras-chave foi uma prática comum no início das estratégias de SEO. Porém, com as mudanças ocorridas nos algoritmos dos mecanismos de pesquisa, as buscas ficaram muito mais inteligentes. A partir disso, é preciso que os redatores sejam mais criativos, para produzir as descrições com foco no consumidor sem precisar repetir as palavras-chave a todo custo.

Diante desse cenário, é ideal que esses termos sejam apresentados de forma natural nas descrições e também nos títulos, sem incluí-los em excesso, visto que esse ato pode gerar desqualificação diante dos buscadores — devido ao que é chamado de “keyword stuffing”.

Além disso, antes de começar a escrever a descrição do produto e colocar os termos que você imagina serem relevantes, é necessário utilizar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para determinar as consultas mais populares.

O Google Search Console, por exemplo, pode ser usado para descobrir quais as palavras que já garantem mais tráfego para as suas páginas. Para encontrar novos termos, no entanto, podem ser usados o Google Keyword Planner e outras aplicações, como o Ubersuggest e o SEMrush.

Atualização de conteúdo

É válido lembrar que, uma vez que o seu texto consegue ser bem ranqueado, não quer dizer que você não precisa fazer mais nada para mantê-lo ali. Pelo contrário, os algoritmos de busca do Google dão prioridade aos conteúdos que estão atualizados. Logo, se houver a necessidade de alteração nas informações do seu produto ou serviço, faça o quanto antes; do contrário, você perderá posições no ranqueamento.

Head tail e long tail

Não deixe de considerar também as palavras que apresentam um alto volume de pesquisa (head tail) e leve em conta os termos de cauda longa (long tail), que são expressões mais específicas. Mesmo tendo menor volume de pesquisas, elas costumam ser mais fáceis de ranquear e de gerar conversões.

Em termos práticos, se uma pessoa deseja comprar um tênis, por exemplo, é muito mais fácil que ela encontre o seu negócio virtual digitando “tênis Nike tamanho 40” do que simplesmente “tênis”. Considerando o funil de vendas, é importante saber que as head tails são mais apropriadas para o topo do funil, e as long tails, para o meio e o fundo, quando o consumidor já se informou e está perto de tomar uma decisão.

Adote um tom de voz consistente com a sua marca

Depois de conhecer as palavras-chave mais eficazes, você pode pensar em como vai transmitir as informações do produto usando tais termos e sinônimos relacionados nos textos, que devem adotar a linguagem da persona em um tom de voz exclusivo da sua marca.

Conte uma história

Jamais deixe de pensar na sua audiência. As descrições genéricas costumam ser ineficazes. Afinal, não abordam os objetivos e as dificuldades de nenhum grupo específico. Falar a língua do seu público tem um papel fundamental no momento de criar uma descrição de produto relevante e envolvente.

Assim, esses textos não podem apenas transmitir o que é o item que está à venda: eles devem ter o papel de aproximá-lo da realidade dos consumidores e conectar-se com suas emoções para, no final, estimular uma decisão de compra.

Invista em storytelling

Bastante conhecido no mundo do marketing digital, o storytelling consiste, basicamente, em contar histórias — com o auxílio ou não de recursos audiovisuais. Para que uma história seja interessante e alcance o objetivo desejado, é necessário combinar fatores como:

  • usar um vocabulário adequado;
  • investir em um enredo que seja inteligente e provocativo;
  • apresentar personagens com as mesmas dores e anseios da sua persona.

Precisa de um atalho para falar sobre as emoções e desejos mais profundos de sua persona? É bem simples: conte uma história. Procure descrever como seria ter o produto na vida do cliente. Deixe claro como ele se encaixa na rotina do seu público e crie um senso de urgência, para que a compra seja realizada o quanto antes e ele passe a usufruir dos benefícios que o item oferecerá.

Conecte atributos e benefícios

É preciso que sejam listados os atributos e os benefícios relacionados ao seu produto. Esse tipo de informação pode ficar logo abaixo da descrição principal ou, dependendo de como é o layout do site, pode ser inserido em uma aba separada.

Uma dica relevante é destacar a principal vantagem que cada produto traz para o cliente, incluindo os atributos, que podem ser definidos como aquilo que o deixa ainda mais atraente, como uma “costura reforçada” ou a “possibilidade de expansão com cartão de memória”.

Os benefícios também devem estar presentes. Eles podem ser definidos como tudo o que seu produto faz para melhorar a vida dos consumidores, a exemplo de “produto feito de forma durável, para que você consiga usá-lo durante anos” ou “vai tirar muitas fotos na viagem? Não se preocupe, pois há espaço suficiente!”.

Use palavras sensoriais

No momento em que for contar a sua história e descrever os atributos e benefícios do produto, use adjetivos sensoriais, para conseguir trabalhar os sentimentos do leitor, visto que são ótimas ferramentas para ajudar os compradores a imaginar seu produto enquanto leem um texto.

A Nespresso, da Nestlé, é um bom exemplo na utilização desses adjetivos que geram gatilhos emocionais. Ela se apropria de determinadas palavras quando descreve as cápsulas de café, como “sutil”, “rico” e “encorpado”, para que o consumidor “sinta” o cheiro e o gosto do produto.

Já no momento de valorizar as máquinas, prioriza termos como “beleza”, “inovadora” e “única”, atribuindo valor decorativo para envolver o consumidor por meio de tais informações. Dessa forma, as chances de convencê-lo a realizar a aquisição são maiores.

Utilize conteúdo original

Se você tem mais de mil produtos para vender em seu negócio e está pensando se isso significa que terá de fazer mil descrições, a resposta é “sim”. É realmente indispensável que cada descrição de um produto conte com conteúdo original.

Como se trata de um trabalho demorado, pode parecer uma excelente ideia copiar e colar uma descrição direto do site do fabricante. Porém, lembre-se de que um conteúdo original é extremamente importante para o SEO do seu e-commerce, evitando que ele se perca no meio da multidão das buscas.

Portanto, procure escrever com muita calma, indo sempre no seu ritmo, mas sem perder a originalidade que fará com que se destaque em meio à concorrência. Às vezes, para que você foque atividades mais estratégicas do seu e-commerce, uma alternativa interessante é terceirizar esse serviço para uma agência especializada.

Faça uso de prova social

Se você utiliza alguma ferramenta de avaliações e de reviews em sua loja virtual, já pensou em aproveitar essas avaliações para tornar suas descrições de produtos mais atraentes? Identifique os seus comentários, tanto os positivos quanto os negativos, e use-os para enfrentar os medos e ilustrar vantagens inesperadas na descrição do seu produto.

Por exemplo, caso uma review diga: “fiquei preocupado, pois não sabia se todas as imagens da viagem seriam salvas no meu celular”, você pode acrescentar: “não precisa se preocupar com isso, pois, graças a um cartão de memória de 128 GB, você consegue salvar todas as suas imagens e vídeos da viagem tranquilamente”.

Independentemente do público e do nicho do negócio, melhorar as descrições de produtos pode ter um grande impacto nas suas taxas de conversão e no seu tráfego orgânico. Como o consumidor não consegue tocar aquilo por que vai pagar, quanto mais detalhes, melhor.

O que deve ser evitado na hora de fazer a descrição do produto

Para não correr o risco de perder receita, acompanhe, a seguir, algumas dicas importantes de erros que devem ser evitados na hora de descrever os produtos da sua loja virtual.

Apresentar as dúvidas gerais mais comuns dos usuários

Sem dúvida, é importante que o cliente, ao comprar um produto no seu e-commerce, possa sanar suas dúvidas. Contudo, não é apropriado inseri-las no campo de descrição. Organize, dentro do seu site, um espaço separado para responder às perguntas mais frequentes do consumidor. Dessa forma, caso ele queira tirar alguma dúvida relacionada a políticas de entrega e devolução, por exemplo, isso será feito por conta própria.

Copiar a resenha de outras lojas

Se você não quer transmitir a impressão de ser um amador, evite pegar os textos prontos das grandes lojas virtuais e aplicá-los em seu negócio. Além de criar uma imagem ruim, sua página pode ser penalizada pelos mecanismos de busca.

Não se esqueça de que as pessoas estão atentas com relação a isso: elas sabem quando um lojista investiu tempo em descrever os seus produtos e quando apenas copiou de outro lugar.

Otimização da busca para o Google

O Google se tornou uma das maiores vitrines do comércio eletrônico. Por isso, é preciso se adaptar a ele. Quando uma pessoa faz a busca de determinada palavra, é o Google quem vai mostrar uma página com os melhores resultados. Se o seu produto se encontra nessa lista, certamente, seu e-commerce terá mais chance de efetivar uma venda.

Pensando nisso, deixamos, aqui, um método com 6 dicas para criar textos organizados e atrativos sobre o seu produto, a fim de otimizar a busca para o Google:

  • encontrando a palavra-chave ideal: use ferramentas de busca de palavras-chave e encontre termos com volume de busca relevante em seu nicho de mercado e relacionados ao produto que vai descrever. A partir disso, você deve usar tais palavras para formar partes do texto e o título;
  • escrevendo o texto: nessa etapa, pode-se escrever o texto de acordo com o modelo abaixo, sem esquecer de usar as palavras encontradas no item anterior:
  • descrição comercial: é importante começar demonstrando os benefícios que o consumidor terá ao adquirir o produto. Fale sobre quais problemas são solucionados e como a pessoa vai se sentir após comprá-lo;
  • descrição técnica: agora é o momento de descrever as especificações da mercadoria, que podem contar com a duração, o material, as funções, o peso, os acessórios, as cores disponíveis e demais informações relevantes;
  • descrição de utilidade: é hora de ensinar ao cliente como usar o produto. É importante citar situações e casos reais para demonstrar uma aprovação social do seu produto;
  • conclusão: deixe os contatos da loja virtual de forma clara, explique sobre as formas que existem para atender o consumidor e pergunte ao cliente se ele conhece outra pessoa que gostaria de conhecer o produto, para que possa compartilhar com sua rede de contatos.

Outra dica importante é não puxar informações a respeito do produto por meio de um banco de dados, pois isso pode causar duplicidade de conteúdo. Por esse motivo, concentre-se em três pontos específicos:

  • acrescente conteúdo às páginas que são mais conhecidas: use o Google Analytics para que você possa identificar suas páginas mais populares e, em seguida, fazer a atualização de conteúdo dessas páginas;
  • fortaleça suas categorias de produtos: não é necessário produzir textos gigantes para centenas de itens diferentes. Em vez de fazer isso, busque concentrar seus esforços de SEO no fortalecimento da categoria principal dos produtos;
  • adicione conteúdo gerado pelos usuários: além de evitar informações duplicadas e de diferenciar suas páginas de produtos, a visualização de comentários positivos de consumidores que já compraram aquele item pode aumentar as conversões de vendas.

Todo esse processo pode parecer trabalhoso, mas, certamente, surtirá resultados, fazendo com que mais visitantes se tornem, de fato, clientes. Independentemente do nicho e do público da sua loja virtual, aprimorar as suas descrições de produtos pode ter um impacto positivo no seu tráfego orgânico e nas suas taxas de conversão.

Como foi visto, fazer a descrição do produto no e-commerce envolve uma série de procedimentos. Otimizar a busca por palavra-chave, escrever textos originais e contar histórias são algumas formas eficazes de atração, conquista e fidelização dos clientes. Outros fatores, como evitar excessos de cores e imagens e fazer um FAQ separado da descrição também contribuem bastante para a melhor experiência dos visitantes da sua loja.

*Texto publicado originalmente em fevereiro de 2019 e atualizado em maio de 2021.



Tray Corp

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