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Investir em e-commerce pode ser bastante lucrativo, desde que haja uma boa gestão e conhecimento do público que se deseja atingir. O comércio eletrônico é um modelo de negócios que registrou o maior crescimento em 20 anos no Brasil, o que atrai a entrada de novos empreendedores no mercado, visando tornar a sua marca conhecida e consolidada.

Diferentemente de um empreendimento físico, a loja virtual exige menos custos iniciais. No entanto, é preciso ter um bom conhecimento de como funciona a venda pela Internet, bem como se antecipar aos anseios e necessidades dos consumidores. É importante também usar como referência os negócios de sucesso dessa área, de modo a extrair tudo de positivo que elas fazem na hora de atrair, captar e fidelizar o consumidor.

Se você deseja se aprofundar no tema, continue a leitura para entender melhor as vantagens de investir em e-commerce e confira algumas instruções importantes de como começar a atuar nessa área.

Quais as vantagens de investir em e-commerce?

Com um bom planejamento e uso de tecnologias que ajudem na gestão, é possível fazer da sua loja virtual um empreendimento bastante rentável. Muitas pessoas passaram a usar os dispositivos móveis para resolver diversas coisas, inclusive compras pela Internet, por isso, investir em uma boa experiência de navegação é fundamental na obtenção de bons resultados. Confira a seguir algumas das vantagens de se investir em e-commerce.

Expansão dos limites geográficos

Enquanto em uma loja física há uma maior limitação geográfica, no comércio eletrônico não existe esse limite. Após o site ficar disponível, pessoas de todo o Brasil podem visualizar os produtos e fazer pedidos. Essa expansão permite margens de lucro maiores, que podem ser investidas posteriormente na parte de logística, o que é fundamental para promover a escalabilidade do negócio.

Funcionamento 24/7

A grande maioria das lojas convencionais funcionam com um horário definido, que pode ser comercial ou não. Em relação ao e-commerce, no entanto, o site fica disponível de domingo a domingo de forma ininterrupta, o que significa a possibilidade de fazer mais vendas.

No que diz respeito ao quadro de funcionários, ele tende a ser mais reduzido na loja virtual. Isso por que você pode, por exemplo, fazer um levantamento das dúvidas mais recorrentes do público e criar um FAQ, diminuindo a necessidade de atendentes.

Outra possibilidade interessante é o uso de chatbots, responsáveis, entre outras coisas, por automatizar processos e atender um número maior de consumidores ao mesmo tempo.

Mais praticidade nos processos de compra para clientes

Utilizar ferramentas de gestão e automação faz com que os clientes encontrem menos entraves na hora de concluir uma compra. Além disso, a popularização do e-commerce permitiu aos consumidores o acesso mais facilitado às informações de um produto, bem como possibilitou a comparação de preços entre as várias lojas virtuais.

O fato de poder receber uma encomenda em casa também representa uma praticidade adicional ao público, que não precisa se deslocar até a loja física e enfrentar eventuais burocracias na hora de ter em mãos o produto comprado.

O atendimento omnichannel é uma importante tendência e que pode ser adotada, permitindo uma maior praticidade e melhor experiência de compra do consumidor.

Informações sobre o produto

Embora não seja possível tocar em um produto online, o acesso mais facilitado às informações fazem com que esse problema seja bastante atenuado. Lojas virtuais tendem a lançar mão de descrições detalhadas sobre um item, de modo que o consumidor não cometa equívocos nem se frustre quando receber a encomenda em casa.

Além disso, mostrar o valor agregado do produto no site é algo que pode contribuir bastante para o consumidor finalizar a compra.

O e-commerce beneficia a loja física

Mesmo com todas as vantagens do comércio eletrônico, não estamos aqui decretando o fim do varejo convencional. Pelo contrário, o e-commerce é um reflexo dos estabelecimentos comerciais, e ambos podem funcionar em conjunto. Por exemplo, a estruturação de uma loja online faz com que lojas físicas garantam economia e processos mais enxutos, especialmente no que se refere à gestão de equipes, estoques e logística. Se o seu negócio é conhecido pelo atendimento diferenciado, por que não ampliar essa mesma prática para a experiência do consumidor no ambiente digital?

Fortalecimento do marketing digital

A integração do e-commerce com os recursos de redes sociais é essencial para conquistar um bom posicionamento digital da marca. A loja online pode funcionar de forma plena e satisfatória de ponta a ponta a fim de criar vínculo com os clientes. Postagens no Instagram, grupo do Facebook, canal no YouTube e nutrição de e-mails marketing são abordagens indispensáveis para gerar leads e prestar suporte pós-venda, tornando a experiência mais positiva e com grandes chances de fidelização.

Facilidade no levantamento de métricas e dados

Por mais que um varejo físico venda, e por mais clientes que ele tenha, é difícil coletar uma quantidade elevada de dados sobre os consumidores durante as compras presenciais. Em contrapartida, o e-commerce coleta informações a partir de acessos que tornam a experiência comercial mais agradável, retendo o público por mais tempo na loja online por meio de funcionalidades que o mantenha entretido, até que finalmente realize a compra.

Além disso, por meio da plataforma comercial é mais fácil reunir e calcular as referências que envolvem o faturamento da empresa, e também os índices usados para melhorar a retenção de clientes.

Você não precisa trabalhar com estoque

Claro que isso não é obrigatório, mas pode ser um grande diferencial do varejo online. Imagine não precisar deixar uma parte do capital parado em estoque gerando despesas (acondicionamento) e prejuízos (desvalorização da mercadoria estocada).

Hoje, muitos empreendedores de e-commerce negociam diretamente com o fornecedor para despachar os pedidos do centro de distribuição direto para o endereço dos clientes. No entanto, é preciso definir muito bem os prazos de entrega e garantir a confiabilidade do fornecedor para gerar um bom índice de satisfação.

Como começar a investir em e-commerce?

Ter uma loja virtual requer uma gama de conhecimentos em estratégias digitais, bem como o entendimento acerca da jornada de compra do cliente. É preciso, portanto, compreender a maneira como o consumidor percorre o funil de vendas, o que dá uma ideia sobre o nível de engajamento e relacionamento dele com o negócio. Acompanhe a seguir algumas instruções que ajudarão você a investir em sua loja virtual.

Acompanhe o crescimento do setor

Conforme as lojas virtuais aumentam em quantidade, é importante acompanhar as principais tendências, principalmente relacionadas ao nicho do seu negócio. Isso permitirá uma visão mais aprofundada sobre o mercado e as preferências dos consumidores, que são os responsáveis por impulsionar cada vez mais o e-commerce no Brasil.

Escolha o mercado e o segmento em que quer atuar

Antes de determinar seu nicho, é preciso selecionar o mercado e segmento que pretende atuar. Ou seja, você precisa especificar cada vez mais a sua área de atuação.

Para simplificar o processo, vamos ao seguinte exemplo:

  • mercado: alimentos;
  • segmento: produtos saudáveis;
  • nicho: produtos veganos para pessoas intolerantes à glúten e lactose.

Para chegar nesse tipo de resultado, realize pesquisas sobre nichos em ascensão para ter certeza de que sua estratégia comercial fará sentido. Depois é preciso olhar para marcas que já estão no segmento e fazer um estudo da concorrência.

O objetivo é oferecer soluções inovadoras que chamem a atenção dos consumidores. Portanto, concentre-se naquelas empresas que disputam o mesmo público que você deseja atingir, com abordagens e soluções únicas, mas semelhantes.

Planeje estrategicamente para investir em e-commerce ADD

É preciso fazer a análise SWOT (detectar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças), definir investimentos e idealizar rendimentos. Esse planejamento é a etapa mais exaustiva do empreendimento comercial, pois exige muito foco e concentração por parte da gerência.

Se você já tem um comércio físico e ainda não abriu a sua loja virtual, é preciso permitir que todos os canais trabalhem juntos.

Nesse sentido, a recomendação é montar um plano omnichannel realmente funcional considerando as seguintes demandas:

  • criação de um cronograma que inclui datas importantes do varejo online (Natal, Dia das Mães, Black Friday, Cyber Monday etc.) e definição de metas mensais, semestrais e anuais;
  • plano financeiro que reúne fluxo de caixa, investimentos necessários e custos operacionais;
  • banco de dados com referências relevantes sobre clientes e potenciais compradores;
  • aperfeiçoamento do marketing digital por meio de recursos pagos, gratuitos e parcerias para potencializar campanhas;
  • mapeamento dos principais eventos do segmento a fim de acompanhar tendências de mercado e de gestão.

Ofereça uma navegação simples e intuitiva

Ao acessar o seu e-commerce, o visitante precisa rapidamente se situar e encontrar o que deseja. Para isso, cuide a interface do site, como banners, botões, departamentos, textos e imagens. Priorize um visual enxuto e agradável, que permita o consumidor compreender de forma intuitiva onde deve clicar. Além disso, não despeje informações desnecessárias na tela, adicione um campo de busca e elabore um menu de qualidade.

Também é importante destacar os principais botões da loja virtual, com uma fonte e cor diferente do restante da página e uma chamada para ação clara, como “comprar”, “fazer pedido”, “realizar pagamento” etc.

Além disso, é importante providenciar um layout responsivo para se adaptar aos diferentes tamanhos de tela. Isso vai melhorar a navegabilidade no seu site, independentemente do aparelho utilizado pelo público, seja celular ou tablet, seja notebook ou desktop.

Use as redes sociais a seu favor

As mídias sociais não podem ser simples vitrines do seu e-commerce, lotada de fotos dos itens que fazem parte do seu catálogo. É importante postar conteúdos ricos e proveitosos para os consumidores a fim de gerar engajamento e proximidade.

Os vídeos curtos também são necessários para motivar compras e construir vínculos. O TikTok e o Instagram são espaços ideais para você publicar materiais audiovisuais dinâmicos. Memes também favorecem interações, por isso é importante acompanhar assuntos que estão bombando para poder viralizar.

Utilize sistemas de operação

Os sistemas ERP e CRM são ferramentas essenciais para otimizar as operações diárias da sua loja virtual. Com eles, é possível gerenciar faturamento, contabilidade, emissão de notas fiscais, recolhimento de tributos, administrar dados de clientes para melhorar experiências e campanhas, elaborar relatórios de desempenho, entre outras atividades vantajosas.

Integrar o site a esse tipo de automação traz grandes ganhos, como escalabilidade, agilidade e precisão nos serviços. Além disso, chatbots e demais soluções tecnológicas otimizam as operações e reduzem o tempo das atividades de rotina, levando à diminuição de custos operacionais.

Invista em recursos de personalização

A forma mais popular de melhorar a experiência do cliente no e-commerce é apostar em recomendações. Essa abordagem é aplicada pela maioria das lojas online e marketplaces. A Americanas e a Amazon utilizam essa estratégia há anos.

A abordagem em forma de vitrine funciona por meio de um sistema de sugestões de mercadorias. O site analisa o perfil e a navegabilidade do visitante para recomendar os produtos mais interessantes e com maiores chances de venda.

As vitrines são apresentadas na tela por meio de chamadas claras e objetivas, como “produtos similares”, “recomendado para você” e “quem viu este produto acabou comprando”.

Escolha a melhor plataforma para atuar

É importante procurar no mercado uma plataforma que, entre outras coisas, seja de fácil utilização e permita integrações com os principais gateways de pagamento.

Além disso, existem inúmeras soluções e planos mensais variados, portanto, faça uma boa pesquisa e veja qual plataforma melhor se adequa às necessidades do seu comércio virtual.

Outro ponto importante a ser verificado é se a plataforma de e-commerce é escalável. Não é recomendável contratar uma solução simples por um valor baixo, mas que lá na frente não suportará um aumento no volume de operações da loja virtual. Esse cuidado evita problemas futuros como indisponibilidade do sistema e, consequentemente, a perda de receita.

Mais uma vez, ao escolher a sua plataforma para vender online, veja se ela garante a integração com sistema ERP e CRM, pois esse recurso facilita o gerenciamento das operações de rotina e torna o processo mais escalável.

Investir em e-commerce requer coisas como planejamento, gestão, conhecimento de mercado e uma plataforma robusta. Com as orientações que damos a você neste artigo, você terá os meios de iniciar a operação da sua loja virtual e obter bons ganhos.

O setor de comércio eletrônico está em franco crescimento no Brasil, portanto, aproveitar essa oportunidade pode ser decisivo para que a sua marca alcance reconhecimento e se consolide no mercado.

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Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.