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Dentre as métricas importantes de um e-commerce, o Custo Por Aquisição Adwords (CPA) consiste em indicar o quanto é gasto para se obter um novo cliente. Além disso, é utilizado no Google Adwords em conjunto com outros indicadores, como o CPC (Custo Por Clique) e o CPM (Custo Por Mil).

Para quem investe em anúncios, o CPA é fundamental. Se, por exemplo, os gastos para trazer um cliente estiverem muito altos, ações corretivas podem ser feitas para mitigar esse prejuízo. O investimento em anúncios tende a dar retornos de curto prazo, uma vez que aumenta a visibilidade do negócio e, consequentemente, as chances de vender mais.

Para saber mais sobre o tema, continue a leitura do artigo e entenda melhor acerca do CPA.

O que é o Custo Por Aquisição e qual a sua importância?

Tal indicador se trata de um valor que a empresa paga quando uma pessoa clica em algum de seus links para a compra de um produto ou serviço. Além disso, essa métrica dá uma visão precisa de quanto um investimento em anúncios está dando de retorno. Acompanhar esses resultados — vale salientar — é de grande importância para assegurar o bom futuro do e-commerce, bem como o seu crescimento sustentável e escalável.

Como funciona?

Para que se entenda o cálculo do CPA, é preciso que os gestores do comércio eletrônico saibam os custos que envolvem o pagamento dos seus funcionários, bem como o dinheiro investido em mídia paga e outras despesas fixas do negócio.

Se uma empresa deseja, por exemplo, obter 100 novos clientes em três meses, ela deve primeiro multiplicar o CPA por 100 para saber o quanto será necessário investir. Em relação ao orçamento mensal, basta dividir esse valor encontrado anteriormente por três.

Como calcular?

Com base no cálculo feito anteriormente, é preciso saber também a quantidade de pessoas que clicaram no anúncio veiculado e fizeram a compra. Logo, o custo por aquisição é a divisão entre o valor investido e o número de vendas.

Como reduzir o custo por aquisição?

Agora que você já sabe como funciona e a maneira de calcular o CPA, acompanhe os tópicos a seguir e entenda melhor como reduzir esse custo.

Segmente o público

Quando se adota estratégias online, a segmentação ajuda a identificar com exatidão quem são as pessoas mais interessadas em seu negócio. Por meio da análise de dados, podem ser extraídas diversas informações que antes eram praticamente impossíveis de identificar.

Com o uso da tecnologia, é possível refinar bastante a segmentação do público, assim como saber os melhores canais de venda para o consumidor. Existem vários softwares no mercado que, em muitas situações, dão retorno ao negócio em pouco tempo. Em outras palavras, mesmo que um sistema CRM seja adquirido por um custo elevado, por exemplo, ele se pagará dentro de pouco tempo.

Segmentar por localização

Dependendo do público que se deseja alcançar, o Google Adwords oferece o recurso de segmentação por localização. Com ele, é possível mensurar o resultado de uma campanha em uma ou mais regiões do país. Além disso, se o negócio tiver a facilidade de realizar entregas em todos os lugares do Brasil, pode-se optar por não mexer na configuração geográfica do Adwords, que, por padrão, faz com que os anúncios cheguem em todo o território nacional.

Compartilhe conhecimento

Uma das melhores formas de compartilhar conhecimento é postando conteúdos em blogs e redes sociais. Nem sempre as pessoas estão dispostas a fechar negócio agora, elas estão ainda pesquisando informações sobre determinado assunto.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia primordial e que dá retorno a médio e longo prazo. Além disso, é responsável por contribuir na construção de autoridade da marca, gerando o engajamento, que pode, mais adiante, contribuir para a conversão e fidelização dos clientes do e-commerce.

Esteja presente na vida dos leads

Sempre que você obtiver um novo lead, é de grande importância manter um relacionamento e nutri-lo com conteúdo relevante. Isso fará com que sejam maiores as chances de ele comprar de você no futuro. Existe uma maneira bastante efetiva de se fazer isso, conforme será visto no tópico a seguir.

E-mail marketing

Com o e-mail marketing, é possível criar um relacionamento duradouro com os seus leads. Isso porque, dependendo dos conteúdos que são enviados, eles acabam por ficar mais próximos de identificar com mais precisão as suas dores e necessidades para, depois, procurar o seu e-commerce e fechar um negócio.

Nesse sentido, o uso de uma estratégia de marketing de conteúdo também é bastante válida, uma vez que ela leva em consideração o estágio em que a pessoa está no funil de vendas. Convém destacar ainda que o e-mail marketing funciona melhor com alguma ferramenta de automação. Seria totalmente inviável, por exemplo, enviar e-mails manualmente para uma lista composta por 1000 leads.

Além da automação, há ferramentas de disparos de e-mail marketing responsáveis pelo monitoramento e pela implementação do chamado teste A/B. Em poucas palavras, esse é um recurso que permite avaliar qual tipo de assunto ou conteúdo que faz com que as pessoas abram o e-mail e qual não desperta tanto interesse dos leads.

Faça lances no Adwords que sejam adequados ao público almejado

Com o marketing digital, diversas informações podem ser obtidas, contribuindo na otimização contínua dos lances no Adwords. Podemos citar, por exemplo, os momentos do dia em que as pessoas mais utilizam o computador ou um dispositivo móvel para fazer pesquisas ou realizar compras. Essa equalização requer o monitoramento de performance dos lances que foram dados.

Eleve o índice de qualidade no Adwords

O IQ consiste em uma avaliação de 1 a 10 feita pelo Google, que mede o grau de relevância dos anúncios em relação ao público, bem como a colocação de cada um deles nos resultados de busca. Um dos fatores que colabora diretamente em uma boa avaliação está no uso adequado de palavras-chave.

O Custo Por Aquisição de cliente pode ser reduzido de inúmeras formas, além de ser uma das métricas do Google Adwords, ferramenta de veiculação de anúncios bastante empregada por e-commerces. Seguindo as dicas que foram apresentadas, o seu negócio terá grandes chances de melhorar o posicionamento no Adwords.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.