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A Cyber Monday é uma boa oportunidade para um e-commerce atingir bons resultados e aumentar o faturamento no final de ano. Por outro lado, é necessário muito planejamento e cuidado para evitar problemas que possam afetar as vendas de forma significativa.

Um bom controle de estoque, por exemplo, é uma iniciativa crucial para manter a disponibilidade dos produtos de acordo com a realidade do negócio. É muito ruim um cliente finalizar uma compra e perceber que a mercadoria não vai chegar na data combinada porque a loja virtual não fez uma gestão adequada da demanda.

Neste artigo, serão abordados diversos aspectos relacionados à Cyber Monday. A intenção é ajudar o empreendedor a aproveitar essa data da melhor forma possível. Acompanhe!

Quando acontece a Cyber Monday?

Esse evento acontece na segunda-feira seguinte à realização da Black Friday. Ele foi criado em 2005, nos Estados Unidos, com objetivo de fortalecer o comércio eletrônico e aumentar as vendas. 

Uma das principais características da Cyber Monday consiste no fato de ser exclusivamente online. Em outras palavras, apenas participam lojas virtuais que devem aproveitar a oportunidade para fidelizar clientes e expandir o faturamento com descontos acima da média. 

Outro aspecto marcante do evento é que as ofertas normalmente abrangem equipamentos eletrônicos (notebooks e smartphones, por exemplo), mas isso não impede de outros setores utilizarem a data para fazer promoções atraentes para o público-alvo.

Como o e-commerce pode aproveitar a Cyber Monday?

Há diversas ações que devem ser adotadas para um e-commerce obter um ótimo desempenho em datas mais importantes para o comércio. Para ajudar você a visualizar essas iniciativas, vamos apresentá-las de forma clara e sintética.

Planejando as finanças (para oferecer descontos reais)

O bom senso deve prevalecer no comércio eletrônico, pois é a melhor forma de disponibilizar promoções que satisfaçam os clientes e garantam um bom fluxo de caixa a uma loja virtual.

Na ânsia por conquistar mais consumidores, um e-commerce pode reduzir consideravelmente a margem de lucro de um produto, mas isso deve ser feito de maneira responsável para não afetar a capacidade de honrar compromissos com funcionários e fornecedores.

Não adianta ter um grande sucesso de vendas se uma empresa não tiver condições de sustentar as atividades em um bom patamar. É um cuidado que deve ser analisado pelos empreendedores.

Gerenciando o estoque estrategicamente

Com a Black Friday atingindo um desempenho expressivo, uma loja virtual deve redobrar a atenção com o estoque. É essencial que haja um controle efetivo das mercadorias disponíveis para evitar problemas relacionados a atrasos na entrega.

É relevante que uma loja virtual seja transparente com o público-alvo. Ao constatar que um produto não está mais disponível, o site e o aplicativo devem ser atualizados imediatamente para informar ao público que o item não pode ser adquirido no momento.

Muitos consumidores têm resistência a promoções no varejo online por causa da falta de atenção de e-commerces com o estoque. Vale ressaltar que uma administração ruim do fluxo de mercadorias pode afetar negativamente a imagem de uma marca. Além disso, pode provocar perda de clientes e prejuízos financeiros.

Caprichando na logística de embalagem e entrega

Uma gestão de estoque é um passo decisivo para um e-commerce estar mais próximo das melhores práticas do mercado. Por outro lado, é indispensável haver um cuidado com a logística, que deve abranger a qualidade das embalagens e o compromisso com prazos de entrega.

Não adianta oferecer um preço melhor do que a concorrência se os produtos demoram a chegar à residência de um cliente. O fator negativo pesa bastante na avaliação de um consumidor sobre os serviços prestados. Esse é mais um aspecto que justifica a necessidade de estruturar os procedimentos de logística para minimizar erros. 

Fazendo um bom marketing para a ocasião

Uma excelente forma de como divulgar um e-commerce é promover uma campanha de marketing para apresentar as ofertas da Cyber Monday. É imprescindível que haja transparência nas informações fornecidas para evitar problemas com os consumidores.

À medida que uma loja virtual apresenta mais clareza nas ofertas, maiores são as chances de conquistar a confiança de todos. Um bom atendimento também abrange uma comunicação eficiente, respeitosa e direta com os clientes. 

Criatividade e conteúdo de alto nível também são elementos que devem fazer parte do marketing de qualquer empresa. Se isso não for levado em consideração, o esforço para fortalecer a marca será inútil.

Aproveitando a fidelidade da Black Friday 

Para aumentar as vendas pela internet, um e-commerce precisa apresentar bons serviços não apenas durante a Black Friday, mas também em outras ocasiões importantes, como a Cyber Monday.

Um bom atendimento é peça-chave para fidelizar consumidores e fazê-los defensores da sua marca. Um elogio em uma rede social ou uma indicação para amigos e parentes tem uma grande força para atrair mais clientes. A propaganda espontânea é um ótimo caminho para uma empresa estar em evidência e comprovar que realmente se preocupa em satisfazer o público-alvo.

Garantindo estabilidade na plataforma

A Tecnologia da Informação (TI) passou a ter um papel cada vez mais estratégico para as companhias com a transformação digital. Se um e-commerce realmente deseja se destacar no mercado, deve apostar em soluções que ofereçam o máximo de segurança para os usuários.

Além disso, é importante contar com ferramentas que sejam capazes de suportar um grande número de acessos, principalmente nos períodos de maior demanda. Esse cenário mostra como é fundamental investir em recursos que proporcionem um grau elevado de estabilidade em uma plataforma.

Um e-commerce deve transmitir que tem um alto nível de disponibilidade e de segurança para todos os internautas. Dessa forma, crescem bastante as chances de fidelização.

Focando em gestão e atendimento ágeis

Quanto menos um consumidor perder tempo para resolver uma demanda ou uma dúvida relacionada aos serviços, maiores serão as chances de uma loja virtual expandir as vendas e, consequentemente, os lucros.

Uma gestão eficiente dos processos e um atendimento ágil são iniciativas cruciais para uma marca ser reconhecida pelo trabalho realizado. Não ter isso em mente é um erro grave e que resulta na perda de clientes no curto prazo.

Com visão estratégica de negócio, organização e foco em resultados, um e-commerce tem grandes possibilidades de expandir a carteira de consumidores em uma Cyber Monday. A internet é um recurso cada vez mais utilizado para fazer compras, o que proporciona um ambiente favorável para uma loja virtual se consolidar no mercado.

Bruna Oliveira

Bruna Oliveira

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