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Antes de a Internet se popularizar, o e-commerce de nicho era uma ideia praticamente impensável. Isso porque havia limitações geográficas, de modo que, para lucrar, o comerciante se via obrigado a vender uma grande gama de produtos. No entanto, o cenário agora é outro, sendo que já é possível investir em públicos mais específicos.

O consumidor da atualidade tem hábitos diferentes e que podem mudar frequentemente. Nesse sentido, é fundamental que os donos de lojas virtuais sejam capazes de identificar oportunidades e, dessa forma, atrair novos públicos e fidelizá-los, não só pelo produto ou serviço em si, mas também, por toda a estratégia e infraestrutura adotadas. Elas devem englobar desde o funil de vendas até a parte de atendimento e relacionamento.

Se você deseja aumentar os seus conhecimentos sobre o tema, continue a leitura do nosso artigo para entender melhor os prós e contras de se investir em um e-commerce de nicho.

O que é e-commerce de nicho?

Quando o negócio virtual foca as suas estratégias em um público específico, podemos dizer que ele é de nicho. Para facilitar o entendimento, considere o seguinte exemplo. Um lojista resolve investir em um negócio virtual do segmento de artigos esportivos. De início, sabe-se que a loja virtual customizada pode ser visitada por praticantes de diversos esportes, como futebol, vôlei e basquete.

No entanto, essa abordagem não rende os resultados esperados, visto que o comerciante não consegue identificar dores específicas do público, que nesse caso, é bastante grande. Para resolver esse problema, o lojista resolve vender itens esportivos somente para praticantes de futebol.

Com uma base de potenciais clientes menor, foi possível a esse dono de loja entender melhor as necessidades de quem deseja comprar algum artigo no e-commerce. Se a mãe deseja colocar o filho em uma escolinha de futebol, por exemplo, ela procurará esse tipo de negócio para comprar produtos como chuteiras e meias.

Em um primeiro momento, o lojista optou por um estoque generalizado e que não deu o retorno esperado. Depois de tornar o negócio mais nichado, ele pode canalizar melhor o seu investimento para itens voltados a praticantes de futebol, economizando recursos e aumentando as suas margens de lucro.

Quais são as vantagens desse negócio?

Com base no exemplo acima, é possível perceber que o e-commerce de nicho pode trazer vantagens importantes ao lojista. Conheça as principais delas.

Ser referência

Quando se cria um e-commerce de nicho, há uma tendência maior de o público enxergar no negócio uma referência de mercado. Isso se torna ainda mais visível quando existem poucos ou nenhum concorrente investindo nesse tipo de empreendimento.

Grandes lojas virtuais varejistas podem deixar algumas lacunas, que podem ser preenchidas por negócios de menor porte. Afinal, como os seus estoques são muito grandes, nem sempre elas conseguem detectar demandas mais específicas dos consumidores.

Entender melhor as dores do cliente

Antecipar-se às dores do cliente é um dos pilares para que ocorra, de fato, o crescimento do e-commerce, e ele se torne uma referência. Nesse sentido, deve-se coletar o máximo de informações possível sobre a persona do negócio.

Esse levantamento fará com que o lojista obtenha muitos insights importantes, que servirão para o estabelecimento de estratégias voltadas à solução de problemas do seu público.

Melhor preço

Por se tratar de um público mais restrito, é possível vender produtos com um preço mais atrativo. No entanto, tão importante quanto o cliente economizar na compra é ele identificar o valor agregado que aquele item proporciona. Portanto, construir um relacionamento sólido com o consumidor deve andar de mãos dadas com os preços baixos.

Estoque e armazenamento

Voltando ao exemplo do e-commerce de artigos esportivos, podemos verificar que, no início, o lojista tinha de lidar com grandes estoques, que ocupavam espaço. Não obstante, se aqueles itens não fossem vendidos, ele teria prejuízo.

Quando se trabalha de forma nichada, pode-se economizar bastante com o armazenamento de produtos. O dinheiro não gasto pode ser aplicado, por exemplo, com mídia paga e outras ações que podem potencializar as vendas da loja virtual de nicho.

Quais são as desvantagens?

Quando o assunto é e-commerce de nicho, existem também algumas desvantagens. Nas subseções a seguir abordaremos três delas: especialização, concorrência e a sensação de perda de clientes.

Especialização

Para comercializar itens de nicho, é preciso estudar a fundo o mercado, os concorrentes (se houver) e as necessidades dos clientes. Quando se trabalha em um segmento mais genérico, não é necessário uma pesquisa tão específica.

Nesse sentido, pode ser um desafio para o lojista encontrar meios de tornar o seu produto, de fato, vendável para a sua persona. Isso porque, entre obter insights e desenvolver um produto encantador, pode-se demandar um tempo considerável.

Concorrência

Esse é um fator que vai depender diretamente do nicho de atuação do e-commerce. Se o lojista optou por vender para um público muito específico, por exemplo, ele dificilmente encontra concorrentes.

Logo, haverá pouca referência para ele, ou benchmarking. Por outro lado, se o nicho for um pouco mais abrangente, ele encontrará outro problema, que é uma concorrência mais acirrada.

Sensação de perda de clientes

Essa sensação se torna ainda maior quando se opta por um público mais específico. Apesar de os custos com estoque e armazenamento serem mais baixos do que em um segmento de mercado mais genérico, o lojista pode se questionar se aquele caminho que ele trilhou trará o sucesso esperado ao seu e-commerce ou não.

Como é possível encontrar um bom nicho de e-commerce?

Sobre encontrar um nicho de e-commerce, não adianta vender um item sem estabelecer antes uma estratégia. Também é preciso definir metas e procurar saber antecipadamente quais as dores das pessoas que a sua loja virtual pode solucionar.

Mesmo escolhendo a melhor plataforma de e-commerce e um nicho com baixa concorrência, ele dificilmente terá sucesso se não tiver os elementos há pouco citados. Dentre os passos que podem ser seguidos para escolher um bom nicho de e-commerce podemos citar:

  • se você tem interesses, paixões e conhecimento em determinado mercado, é interessante fazer uma lista e ir refinando ela até encontrar um nicho que valha a pena investir;
  • procurar identificar dores dos consumidores que não estão sendo solucionadas pelos outros e-commerces;
  • após identificar essas dores, mensurar a demanda, de modo que possa se transformar em vendas recorrentes para o e-commerce;
  • fazer análise de concorrência.

Como foi visto, ter um e-commerce de nicho tem vantagens e desvantagens. Nesse sentido, é preciso planejar e estudar bem as necessidades do público, de modo que todos os investimentos e esforços sejam bem canalizados. Equacione todas as variáveis envolvidas, e não se esqueça de fazer um planejamento estratégico que seja flexível e adaptável às mudanças que podem ocorrer no mercado.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.