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O hub de integração é um meio de gerenciar pedidos e outras operações para quem atua em marketplace. Esse modelo de negócio consiste em anunciar produtos em plataformas de terceiros, em troca de uma comissão por cada venda realizada. Esse formato é bastante vantajoso para lojistas ainda desprovidos de recursos para investir em uma infraestrutura de TI mais elaborada.

Um conceito bastante semelhante ao hub é a plataforma de integração para e-commerce. A proposta deste artigo será mostrar qual das duas opções é a mais vantajosa. O uso correto de uma solução vai possibilitar uma maior eficiência nos processos, proporcionando um volume maior de vendas para a loja virtual. Para aumentar os seus conhecimentos sobre o tema, continue a leitura.

O que é hub de integração?

O hub de integração é uma ferramenta adotada para trabalhar com marketplaces, permitindo procedimentos como o cadastro de itens e o gerenciamento de estoques e pedidos. Além disso, quanto maior a quantidade de marketplaces em que o lojista estiver cadastrado, maior será o volume de operações a serem geridas, exigindo uma solução capaz de dar conta dessa demanda.



Para que serve?

O hub se torna uma ferramenta extremamente útil, pois os marketplaces podem ter padrões bastante diferentes relacionados à adesão em suas plataformas. Outra utilidade importante diz respeito à sincronização, que deve ser atualizada de forma a não disponibilizar ao público um produto que não se encontra mais no estoque.

Como funciona?

Antes de o lojista anunciar os seus produtos no marketplace, ele faz a inserção deles no hub, preenchendo todos os dados. Posteriormente, as mercadorias são enviadas aos marketplaces, onde ficam disponíveis para a compra.

Sempre que os pedidos são realizados, todo o gerenciamento é feito no próprio hub, inclusive, a atualização automática do estoque. Vale salientar que essa operação demanda menos pessoas do que se não houvesse esse recurso, o que significa uma economia relevante de recursos.

Para o dono do e-commerce operar com o hub, ele deve fazer um pagamento, que pode ser por porcentagem de vendas, volume de produtos vendidos ou uma taxa fixa. O primeiro caso é recomendado para lojas virtuais com o ticket médio baixo e um grande volume de vendas. Considere um e-commerce que vende R$10 mil por mês, com um ticket médio de R$50,00. Se o hub cobrar um 1%, o valor pago pelo lojista será de R$100,00.

Suponha também que o e-commerce do exemplo optou por um hub que cobra por volume de vendas. Como o seu faturamento foi de R$10 mil e o ticket médio é de R$50,00, a quantidade de vendas é igual a R$200,00. Como essa ferramenta, normalmente, cobra R$1,00 por venda na loja virtual, o lojista teria de pagar mensalmente R$200,00, ou seja, o dobro do que ele pagaria se fosse pela porcentagem.

Portanto, pagar com base no volume de vendas é mais indicado para quem tem um ticket alto e uma quantidade menor de vendas. Às vezes, ainda é possível negociar junto ao fornecedor do hub um preço inferior a R$1,00 por venda, principalmente, se a quantidade de vendas não for uniforme na loja virtual.

Afinal, o hub de integração vale a pena?

Embora o hub seja uma ferramenta bastante vantajosa para os lojistas em termos de integração com marketplace e gestão de pedidos, ela tem algumas limitações. Uma delas é que elas podem não integrar com alguns ERPs, o que vai implicar em alguns entraves nas operações do e-commerce, caso esse hub seja contratado.

A outra diz respeito ao poder menor de customização, que pode ser melhor realizada por meio de uma plataforma completa de integração. A razão para isso é que as plataformas de integração permitem uma comunicação de forma simples com os mais variados sistemas usados no e-commerce.

Quanto mais uma solução consegue integrar, melhor para a empresa lidar com as suas operações referentes a vendas e controle de estoque. Além disso, torna-se mais viável escalar o negócio, visto que os custos de manter as integrações e a gestão da loja virtual não aumentarão de forma proporcional às vendas.

Integração por API

A sigla API significa Application Programming Interface e consiste em uma interface para a programação de aplicações. Sendo invisível ao usuário que estiver lidando com a plataforma de integração, uma API permite que sistemas diferentes se comuniquem e compartilhem os seus dados, mesmo que sejam construídos em diferentes linguagens de programação.

A API, portanto, é um dos principais motivos que tornam uma plataforma de integração uma opção melhor do que o hub. Empresas como o Google e os Correios utilizam essa interface para o acesso a serviços como mapas e cálculo de frete. Nesse sentido, há uma infinidade de aplicações a serem exploradas dentro de uma loja virtual para otimizar as operações internas e aprimorar continuamente o atendimento e o relacionamento com o cliente.

Uma plataforma integrada, por meio da API, é capaz de se comunicar com vários marketplaces. Fornece rotinas automatizadas que levam o negócio a otimizar bastante o seu tempo, fazendo com que os profissionais passem a se dedicar mais às atividades estratégicas, como meios de atração e retenção de clientes e expansão do mix de produtos.

À medida que os processos internos do e-commerce são otimizados e gerenciados por sistemas ERPs conectados a uma plataforma de integração, o negócio passa a ter, além da oportunidade de escalar, a chance de sua marca se consolidar no mercado e na mente dos consumidores. Afinal, os profissionais estarão mais focados no core business, enquanto a parte burocrática e repetitiva fica a cargo dos sistemas adotados no e-commerce.

O hub de integração é responsável por gerenciar pedidos e se comunicar com os marketplaces. No entanto, como foi visto ao longo do texto, ele tem algumas limitações de integração e customizações que podem ser resolvidas pela adoção de uma plataforma completa, que utiliza as chamadas APIs.

Portanto, quanto mais integrável e customizável for uma ferramenta, melhor para a loja virtual. Isso porque ela consegue automatizar vários processos e, consequentemente, se concentrar em proporcionar um melhor atendimento e relacionamento com o cliente.



Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.