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Live commerce é uma ferramenta que usa as funcionalidades de transmissões ao vivo pela internet para ofertar mercadorias online. O marketing digital já implementou conteúdos audiovisuais para atrair leads, então, por que não fazer isso em tempo real?

Em uma estratégia dessa natureza, vendedores ou influenciadores apresentam as características dos produtos em diferentes ângulos, bem como suas aplicações e utilidades a fim de tirar dúvidas das pessoas que acompanham a transmissão.

O intuito é despertar o desejo de consumo do público e direcioná-lo à compra. Tudo isso graças a uma câmera, que atua como uma vitrine virtual, apontando as dimensões e vantagens dos itens à venda para os espectadores.

Após conferir essas informações iniciais, vamos entender como implementar a live commerce no seu negócio. Por isso, continue a leitura e aprenda a aplicar essa tendência nas estratégias da sua loja.

Como surgiu essa estratégia?

Tudo começou na China. As companhias chinesas decidiram contratar apresentadores, personalidades e influenciadores para realizarem lives e divulgarem produtos. Assim, durante o streaming ao vivo, eles evidenciam detalhes das mercadorias, como usabilidade e vantagens.

Lá no oriente do mundo a live commerce mobiliza cifras muito altas, que ultrapassam bilhões de dólares. Isso ocorre porque esse formato apresenta popularidade crescente entre os asiáticos, além de contar com sistemas e estruturas avançadas, que ainda estão sendo implementadas gradualmente no Brasil.

É provável que essa tendência fique consolidada por aqui em poucos anos. Entretanto, o segmento varejista brasileiro já está se movimentando para usufruir dessa estratégia com eficiência. Diversas lojas virtuais investem na ideia e estão colhendo bons resultados. Sem falar nos grandes players do mercado que já fazem transmissões de venda, como Americanas, Magalu, Riachuelo e Renner.

Por que ela se tornou tendência nos e-commerces nacionais?

Foram mostrados diversos pontos convincentes dessa novidade comercial para o varejo online. Contudo, é interessante mostrar mais alguns benefícios da live commerce. Veja.

Incentivo ao engajamento e à interatividade

A abordagem de venda ao vivo é como se fosse uma conversa informal — mas devidamente planejada — com a audiência. Essa estratégia estimula o engajamento do público, que aproveita o momento para fazer perguntas e tirar dúvidas a respeito dos produtos apresentados.

Maior alcance orgânico

Os vídeos de marketing apresentam um bom alcance nas mídias sociais, melhor do que postagens com imagens ou textos. Esse resultado fica mais expressivo com o live streaming, formato de vídeo que tem o maior índice de alcance orgânico da web.

Experiência similar à loja física

Ainda que muitos consumidores aceitem a proposta do e-commerce, não é raro encontrar pessoas que priorizam atendimentos personalizados, semelhantes aos estabelecimentos físicos.

O live shopping funde esses dois mundos, reunindo a comodidade de comprar sem sair de casa com a possibilidade de contemplar características e qualidades das mercadorias, o que beneficia a decisão de compra.

Fator humano

A humanização é vista com bons olhos por grande parte do público, sobretudo nas vendas pela internet. Esse é mais um diferencial da live commerce, já que os apresentadores (geralmente influenciadores digitais) fazem o papel de vendedores, humanizando a experiência do cliente.

Agilidade na jornada de compra

Em geral, a jornada comercial do consumidor no varejo virtual envolve passos como pesquisa, análise, consideração e comparação de características, qualidades, marcas e preços. Ao estabelecer contato em tempo real com a audiência, é possível agilizar esse percurso, favorecendo a conversão.

Realização de promoções

Sabe aquelas datas populares no e-commerce, como Dia das Mães, Black Friday e Cyber Monday, em que promoções tentadores são lançadas? É possível transmiti-las em tempo real para gerar expectativa e crescimento das vendas em tempo recorde.

Como fazer uma boa live commerce?

Após conferir as vantagens da live commerce, confira as recomendações para aplicá-la na sua loja online.

Tenha uma plataforma própria para as lives

Algumas lojas estão usando as mídias sociais para transmitir suas lives por acreditarem que seria mais fácil e conveniente ter acesso ao público. No entanto, o uso de uma plataforma específica simplifica toda a jornada, pois o espectador não precisa sair de uma interface e acessar outra para comprar. Tudo ocorre no mesmo ambiente digital, o que favorece a escalabilidade do negócio, abrevia a comercialização e elimina possíveis desistências.

Escolha com cuidado o seu influenciador

Saber selecionar as personalidades que apresentarão seus produtos ao vivo é crucial para o sucesso da estratégia. É importante que as pessoas se identifiquem com o apresentador, pois ele representará os consumidores no teste da mercadoria.

Portanto, escolha alguém que tenha perfil ligado ao seu nicho de mercado ou que, de algum modo, esteja em evidência e seja bem-aceito pela audiência. É preciso que o influenciador seja resiliente e dinâmico para lidar com os desafios da transmissão ao vivo, além de mostrar empolgação moderada para não ficar forçado.

Cuide da produção

Monte um cenário dedicado com componentes que atraiam os seus consumidores, de modo a levá-los ao seu e-commerce. É importante que o apresentador transpareça essa identidade. Na live “Americanas ao Vivo”, por exemplo, os artistas e influenciadores sempre vestem roupas brancas e vermelhas, que representam as cores da marca.

Detalhes de estrutura também são indispensáveis, como equipamentos de captação de imagem, iluminação, sonorização e isolamento acústico. Se possível, contrate uma equipe de TI para garantir a segurança e a qualidade das informações transmitidas ao vivo.

Tenha um bom roteiro

Os melhores vendedores, influenciadores e artistas têm o melhor do improviso e da oratória, mas não fique dependente dessa sorte para evitar constrangimentos. Elabore um roteiro com um conteúdo apropriado e linguagem acessível, visando trazer informações atrativas e únicas. Evite repetições e redundâncias para deixar a transmissão mais natural.

Divulgue a live

O objetivo da live commerce é que os espectadores façam compras durante a apresentação dos produtos. Portanto, quanto mais pessoas assistindo, melhor. Invista nas divulgações e fale com os consumidores pelas mídias sociais, banners na loja virtual, e-mail marketing, etc.

Ofereça benefícios

Antes de iniciar o streaming ao vivo, mostre ao público que ele terá bonificações ao assistir. Por exemplo, durante a divulgação, mostre a audiência que vai receber ofertas exclusivas ou cupons de desconto no decorrer da live.

Organize o atendimento

É recomendado que a exibição tenha, pelo menos, duas pessoas da loja virtual como intermediadores. É interessante ter esse background para gerenciar o volume de pedidos, responder perguntas simples e filtrar comentários no chat. Afinal, os consumidores desejam que todos os seus questionamentos e objeções sejam respondidos para concluir a compra.

A live commerce se tornou tendência no Brasil recentemente, em meados de 2020, durante o isolamento social causado pela pandemia. As abordagens iniciais foram reviews de produtos, dicas, desfiles, desafios de looks, shows e ofertas para integrar mídia, conteúdo, entretenimento e vendas. Tudo isso trouxe diversos resultados favoráveis, como o aumento do alcance na web, fortalecimento das marcas e fidelizações.

Felizmente, esse novo segmento comercial é flexível, pois se adapta à fluidez de consumo do público. Portanto, alie as recomendações mencionadas acima com o foco no cliente para trazer diferenciais para as lives da sua loja virtual.

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Bruna Oliveira

Bruna Oliveira

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