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Um bom e-commerce deve ter uma logística integrada, uma vez que isso contribui para o aumento de competitividade e satisfação dos clientes. Trata-se de um processo que precisa ser planejado de forma cuidadosa, sem negligenciar nenhum detalhe. Isso porque muitos clientes consideram questões como o prazo de entrega e o custo de frete ainda mais importantes que o produto em si.

Ao longo do artigo, explicaremos em detalhes sobre o que é a logística integrada e a sua importância no e-commerce. Além disso, falaremos de pontos essenciais para colocar esse modelo de operação em prática, bem como os benefícios de realizar esse processo de forma integrada.

Continue a leitura para se aprofundar mais neste assunto tão fundamental dentro do e-commerce.

O que é logística integrada?

Uma logística integrada é aquela responsável por realizar todas as etapas a partir do momento em que o cliente clica para finalizar o pedido no site da loja virtual. Logo, consiste em uma série de procedimentos que têm por finalidade entregar a mercadoria até o destino no prazo estipulado e sem ocorrer nenhum sinistro, como a avaria do produto ou a falta de algum item selecionado pelo consumidor.

Além disso, a logística integrada lida com gestão de fornecedores e estoque, sendo que as etapas envolvidas no processo são:

  • seleção dos fornecedores;
  • armazenagem, recebimento e conferência de materiais;
  • picking, ou preparação de pedidos;
  • previsão de compras;
  • controle de itens no estoque;
  • entrega da mercadoria por uma transportadora ou pelos Correios;
  • rastreamento de pedidos;
  • emissão de nota fiscal;
  • embalagem;
  • logística reversa, que lida com a devolução de pedidos;
  • pós-venda;
  • gerenciamento de entregas.

Qual a importância dela para o e-commerce?

O cliente tende a comprar com recorrência em um e-commerce quando se depara não só com um produto com alto valor agregado. Ele considera vários outros fatores, sendo que, quanto mais barato é o frete e menor é o prazo de entrega, maiores serão as chances de ele fechar negócios outras vezes.

Esse fluxo garantido de receita pode contribuir para a elevação do ticket médio desse cliente, além de reduzir o chamado custo de aquisição, que costuma ser maior quando o e-commerce foca mais as suas ações em captar novos compradores do que em fidelizar a sua base de clientes.

Como colocá-la em prática no e-commerce?

Para implementar a logística no e-commerce é preciso adotar alguns procedimentos que ajudarão o processo a ocorrer de forma eficiente, de modo a minimizar falhas e promover a satisfação dos consumidores. Acompanhe a seguir o que deve ser feito.

Estruture um fluxo logístico

Todas as etapas da logística precisam estar em um fluxo, pois isso ajuda os profissionais envolvidos a ter uma visão dos procedimentos a serem feitos, de modo a torná-los os mais ágeis possíveis.

Vale salientar que o nível de complexidade do fluxo tende a ser maior dependendo do tamanho do negócio, portanto, a atenção deve ser redobrada para e-commerces de grande porte.

Conte com o auxílio da tecnologia

Uma logística integrada só pode ser, de fato, eficiente, se contar com ferramentas e softwares capazes de armazenar informações e automatizar processos. Uma das formas de inserir a transformação digital nas rotinas é ter uma plataforma de e-commerce que permita lidar diretamente com a logística na sua própria interface, fazendo contato com fornecedores e gerenciando as atividades envolvidas.

Organize as informações

A organização das informações tem relação direta com o uso de softwares. Isso porque é necessário, por exemplo, se comunicar com o cliente durante o transporte da mercadoria até o seu destino.

Em outras palavras, é preciso fazer o rastreamento de pedidos, informando ao consumidor em tempo real como está o status do produto, se ele foi separado ou se já está a caminho. Também é importante estar atento quanto às dúvidas que os clientes podem apresentar, portanto, o uso da tecnologia é fundamental para não prejudicar a experiência do consumidor com o e-commerce.

Tenha um bom pós-venda

O pós-venda é crucial dentro da logística integrada, pois pode definir se o cliente será ou não fidelizado. Nesse sentido, o lojista pode solicitar uma avaliação do cliente sobre a entrega, de modo que todos os pontos positivos e negativos sejam levantados.

Assim, se houve, por exemplo, atraso ou avaria na mercadoria, a loja virtual se propõe a não reincidir no erro e corrigi-lo na próxima entrega.

Quais são as vantagens de investir em um processo integrado de logística?

O uso de tecnologia e o planejamento da logística integrada faz com que o e-commerce obtenha vários benefícios. Conheça os principais deles nas subseções a seguir.

Redução de custos

Além de reduzir o custo de aquisição de clientes, a logística integrada ajuda o lojista a ter um controle maior sobre a quantidade de itens no estoque. Em outras palavras, as chances de ter produtos em excesso ou em falta diminuem, de modo a gerar economia e melhor alocação dos recursos financeiros.

Itens demais no estoque significam dinheiro parado e espaço a mais ocupado. Poucas mercadorias e insumos podem prejudicar as vendas do e-commerce, dependendo do volume demandado.

Satisfação dos clientes

Quando o e-commerce tem clientes satisfeitos, além de não perdê-los para os concorrentes, eles se tornam promotores da marca. Esse é, sem dúvida, o melhor meio de divulgação de um negócio, além de ser também o mais barato. Uma boa logística integrada agrega valor na experiência dos clientes, que, como falamos, estão sempre em busca dos menores fretes e dos menores prazos de entrega.

Agilidade nos processos

Quando processos manuais são automatizados, eles passam a ser feitos de forma muito mais rápida e menos suscetível a erros. Dessa forma, os profissionais que antes precisavam desempenhar atividades repetitivas e burocráticas passam agora a se dedicar a outros aspectos da operação logística, elevando a eficiência, produtividade e experiência dos clientes.

Uma logística integrada ao e-commerce contribui para o aumento de competitividade e para a satisfação dos clientes. Portanto, requer planejamento e também a atuação de profissionais especializados, de modo que nenhuma etapa seja negligenciada.

Em outras palavras, a terceirização da atividade logística pode ser uma excelente opção para e-commerces de porte maior, em virtude dos conhecimentos especializados, experiência e expertise dos colaboradores envolvidos.

Bruna Oliveira

Bruna Oliveira

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