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Utilizar a Internet para aumentar as vendas é um desejo de muitos lojistas e empreendedores, e uma das formas de fazer isso é por meio do marketing de afiliados. Com ele, a divulgação dos produtos é feita de modo mais eficiente, o que permite aumentar o alcance da marca e conseguir novos clientes.

Apesar de ser uma estratégia já bastante empregada, diversas pessoas ainda não conhecem o marketing de afiliados e seus benefícios para os negócios. Sabendo disso, preparamos este artigo para que você conheça os principais aspectos desse tipo de marketing e como aplicá-lo. Confira, a seguir, 5 perguntas que vão ajudá-lo a entender melhor sobre o marketing de afiliados.

1. O que é o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é uma estratégia realizada por meio da Internet, na qual os interessados em ganhar dinheiro com divulgação promovem produtos criados por outras pessoas.

Nele, os divulgadores — chamados de afiliados — focam somente em promover os produtos em diversos meios, como redes sociais e blogs, enquanto que os produtores ficam responsáveis pela efetivação da venda e entrega dos produtos. Após a venda, os afiliados recebem uma comissão, definida previamente em um acordo fechado entre as duas partes.

2. Qual a sua importância para os negócios?

Com o marketing de afiliados, os produtos e serviços passam a ser divulgados por várias pessoas de diversos jeitos. Isso faz com que eles sejam levados a um número muito maior de clientes e alavanca as chances de fazer vendas, o que aumenta a lucratividade do negócio.

Portanto, o marketing de afiliados traz benefícios tanto para os divulgadores — que recebem uma parte do valor da venda — quanto para os vendedores. Por isso, ele deve ser acompanhado de perto, assim como as tendências de e-commerce, e visto como um investimento capaz de gerar bons retornos financeiros principalmente a longo prazo.

3. Como funciona essa estratégia?

O marketing de afiliados é composto por três agentes principais: os afiliados, os produtores — ou vendedores — e os clientes. Os afiliados são responsáveis por divulgar os produtos e serviços criados e oferecidos pelos produtores, de forma a alcançar o maior número possível de clientes.

Os afiliados e produtores geralmente são conectados por meio de plataformas especializadas e programas de afiliados. Cada programa tem suas próprias regras e determina o modo como os produtos poderão ser anunciados, bem como as questões relacionadas ao pagamento das comissões para os afiliados.

4. Quais são os seus prós e contras?

Como todas as estratégias, o marketing de afiliados apresenta pontos positivos e negativos. Assim, cabe a você analisá-los e verificar se eles atendem às suas expectativas, tendo em mente que, apesar de apresentar algumas dificuldades, o marketing de afiliados costuma ser uma boa opção.

Veja a seguir quais são os principais prós e contras dessa estratégia.

Prós:

  • baixo custo: geralmente, para começar a trabalhar como afiliado, é necessário fazer pouco ou nenhum investimento financeiro;
  • facilidade de participação: há diversas plataformas no mercado que oferecem programas de afiliados, o que facilita a conexão entre quem deseja vender os produtos e serviços e quem quer divulgá-los;
  • não há exigências especiais: para atuar com o marketing de afiliados, não é requerida nenhuma formação acadêmica específica e é possível obter conhecimentos valiosos sobre a estratégia na Internet;
  • não é necessário criar um produto ou serviço: para atuar como afiliado, você não precisa ter ideias inovadoras, apenas divulgar produtos já existentes;
  • não exige o envio de produtos: após a venda, a entrega das mercadorias ou a prestação dos serviços fica por conta dos produtores, sem a participação dos afiliados;
  • não é necessário se preocupar com devoluções: outra questão que pode trazer dores de cabeça são as devoluções de produtos, que também não fazem parte do trabalho do afiliado.

Contras:

  • restrições de anúncios: a depender do programa de afiliados ou das preferências do criador dos produtos e/ou serviços, pode haver restrições quanto aos tipos de anúncios permitidos e a forma como são veiculados;
  • conhecimento profundo em marketing de Internet: apesar de não exigir formação acadêmica, o marketing de afiliados tem diversas técnicas para obter bons resultados, que exigem estudo e dedicação para serem dominadas;
  • necessidade de conhecimento em programação: de acordo com os métodos de divulgação escolhidos, você pode precisar de alguns conhecimentos técnicos em programação, por exemplo, na hora de criar um blog;
  • sem resultados imediatos: para conseguir bons resultados com o marketing de afiliados, é preciso ter paciência e persistência, já que os ganhos nem sempre são rápidos.

5. Como utilizar o marketing de afiliados?

Utilizar o marketing de afiliados é uma boa ideia tanto para quem quer ganhar dinheiro promovendo os produtos quanto para as pessoas que desejam vender mais pela Internet. Em ambos os casos, é preciso pesquisar previamente sobre os principais programas de afiliados disponíveis e entender quais são os mais vantajosos para cada um.

A seguir, apresentamos algumas dicas que podem ajudar a aplicar o marketing de afiliados da melhor maneira em cada caso.

Afiliados:

  • promova somente produtos que você conhece e confia, já que divulgar mercadorias ou serviços sem qualidade pode afetar negativamente sua reputação, e os bons produtos ajudam a fortalecê-la;
  • aposte em diversas formas de divulgação, como e-mail marketing, anúncios com Google Ads, vídeos, redes sociais e blog;
  • produza conteúdos de qualidade para seu blog, o que atrairá mais visitantes;
  • estude constantemente sobre marketing de afiliados e sempre busque novas maneiras de melhorar seus resultados.

Produtores:

  • escolha afiliados adequados para promover os seus produtos. Para isso, acesse o website ou blog que será usado para a divulgação e analise se a linguagem e postura do afiliado estão alinhadas ao seu negócio;
  • ofereça bons materiais de divulgação para serem utilizados pelos afiliados, como banners prontos, cupons de desconto, vídeos e informações completas sobre os serviços;
  • busque parcerias com afiliados que já tenham bastante influência no segmento em que você atua;
  • crie um site agradável para vendas e escolha uma boa plataforma de e-commerce, para que os clientes atraídos pelos afiliados sintam-se à vontade para finalizar a compra.

Agora que você sabe como funciona o marketing de afiliados, já pode começar a montar sua estratégia e utilizá-la para fazer vendas. Uma boa forma de começar isso é incluir o marketing de afiliados no seu planejamento estratégico e traçar objetivos de curto, médio e longo prazo, assim você mantém o foco e aumenta suas chances de sucesso.

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