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Um bom retorno financeiro da loja virtual depende diretamente de um bom planejamento. Ele serve de norte para todas as ações táticas e operacionais do negócio, de modo a trazer não só vendas, mas também lucros, satisfação do consumidor e escalabilidade do empreendimento.

Para que as estratégias adotadas tenham bons resultados, também é preciso analisar os indicadores de desempenho em detalhes, de modo a realizar ajustes na operação ou até mesmo no planejamento inicial.

Existem algumas práticas indispensáveis que devem ser feitas para assegurar um bom retorno financeiro ao e-commerce. Falaremos melhor sobre elas ao longo deste texto, além de darmos ênfase à importância de contar com um bom suporte de tecnologia, de modo a auxiliar na coleta e no armazenamento de dados. Também mencionaremos a apresentação de informações e estatísticas que sejam úteis nas tomadas de decisão.

Por que acompanhar e planejar o retorno financeiro da sua empresa?

Quando se acompanha de perto o ritmo de vendas e as operações do e-commerce, mais fácil é identificar falhas e pontos de ineficiência do negócio. No momento em que se usa uma plataforma integrada com ERP, por exemplo, ele traz uma série de informações em uma única tela, como o retorno dos investimentos em marketing e campanhas online.

Vale salientar, também, que o planejamento e acompanhamento da loja virtual facilitam a contabilidade do e-commerce, além de causarem:

  • a redução de custos, pois, no caso de mídias pagas, é possível saber os canais que vêm trazendo um volume maior de acessos ao site da loja virtual;
  • a otimização de investimentos;
  • a definição de prioridades, o que ajuda a identificar os pontos fortes do e-commerce e que, por consequência, requerem um investimento mais maciço para trazer melhores resultados.

Como o planejamento do retorno financeiro deve ser feito?

O ROI, ou retorno sobre investimento, é uma métrica crucial em todos os negócios. Isso acontece porque ele mede se uma empresa está com lucro ou prejuízo — mediante, por exemplo, uma aquisição de mercadorias para revenda, insumos ou uma campanha de marketing.

Para calcular o ROI, basta subtrair o custo do faturamento obtido e depois dividir pelo custo. Para facilitar o entendimento sobre como funciona essa métrica, considere que uma loja virtual investiu R$ 100 em uma campanha de marketing e obteve um retorno de R$ 150. Logo, o seu ROI será igual a:

  • (150 – 100) / 100 = 50/100 = 0,50

O valor obtido de 0,50 deve ser ainda convertido em porcentagem para fornecer o valor do ROI. Logo, deslocando a vírgula duas casas à direita, chegamos a um retorno sobre o investimento de 50%.

É importante destacar que, embora a fórmula de cálculo seja simples, torna-se muito difícil calculá-la manualmente. Como veremos adiante, o suporte tecnológico é fundamental para a obtenção de informações mais precisas acerca do ROI. Vamos detalhar nas subseções a seguir as principais ações que devem ser feitas para assegurar um bom retorno financeiro do e-commerce.

Seja constante

O retorno financeiro da loja virtual é algo que não costuma vir de forma rápida, portanto, a constância é fundamental, mesmo que no início a operação precise ocorrer no vermelho.

Uma estratégia de SEO, por exemplo, voltada para o bom ranqueamento da página nos mecanismos de busca é algo que só começa a surtir efeito do médio para o longo prazo. O uso de tecnologias podem trazer retorno mais rapidamente, além de ajudar a loja virtual a escalar suas operações.

Defina bons indicadores

Existem inúmeros indicadores a serem analisados em uma loja virtual, mas é preciso escolher aqueles que estão mais alinhados à estratégia do e-commerce e ao nicho de atuação da loja virtual.

Além do ROI, que citamos, dois indicadores fundamentais para avaliar o retorno financeiro do negócio são o CPA e a Curva ABC. O primeiro significa Custo Por Aquisição e indica o quanto é gasto para fazer a fidelização de um cliente. A Curva ABC mostra ao lojista quais produtos da sua loja virtual são mais vendidos.

Desmembrando o ABC da curva, podemos dizer que:

  • os produtos da curva A correspondem a 80% da receita — o lojista deve estar atento à reposição deles no estoque, pois a falta pode implicar perda de vendas;
  • os produtos da curva B correspondem a 15% da receita e são considerados de média importância;
  • os produtos da curva C são responsáveis por 5% da receita — embora sejam menos importantes, esses produtos podem ter uma alta vendabilidade, apesar do ticket médio baixo, portanto, o lojista também deve estar atento ao estoque desse conjunto de itens.

Use relatórios

Uma plataforma integrada de e-commerce entrega relatórios e dashboards contendo diversas informações e estatísticas sobre a performance do negócio. Por meio de uma única tela, é possível ter uma visão sistêmica acerca do retorno das campanhas de marketing, volume de visitas à loja virtual e taxa de abandono do carrinho de compras, por exemplo.

Os relatórios também apresentam informações que ajudam a medir a usabilidade e a responsividade do site, principalmente em dispositivos móveis. Nesse sentido, um dos fatores que diminui o tempo de permanência dos usuários na página da loja virtual é o tempo de carregamento das imagens e informações. É preciso se atentar a essas questões, pois elas também influenciam no retorno financeiro do negócio.

Recorra à tecnologia

Além de uma plataforma de e-commerce, é preciso usar sistemas de gestão que se comunicam com a loja virtual por meio da integração. Independentemente do volume de visitas ao site, será possível gerenciar as vendas e demais operações de forma eficiente.

Outro ponto bastante impactado com a tecnologia é o pós-venda, procedimento crucial na fidelização dos clientes. Isso ocorre porque o cliente muitas vezes tem dúvidas ou reclamações a fazer sobre o produto que comprou na loja virtual, logo, é preciso contar com sistemas integrados que ofereçam atendimento e suporte adequados a esse consumidor.

Outros

Além de todos os pontos citados até aqui, é válido falar das estratégias de marketing e logística. Em relação ao primeiro, a produção de conteúdos que sejam úteis e valiosos à audiência é algo que pode gerar excelentes resultados. Em relação à logística, é preciso que o lojista tenha um bom planejamento estratégico, de modo a mapear todos os processos que ocorrerão após o cliente finalizar um pedido.

Pessoas e tecnologias devem ser empregadas nessa operação, garantindo a agilidade e a chegada da mercadoria até o destino de forma segura e sem sofrer nenhum dano.

Nem sempre as coisas funcionam como deveriam, e imprevistos podem ocorrer. Para evitar isso, é preciso também implementar a chamada logística reversa, responsável pelos procedimentos de devolução de mercadoria, em caso de avaria ou de não encontrar o cliente no seu destino.

Como boas ferramentas podem ajudar nessa missão?

Além de uma plataforma de e-commerce, o lojista pode contar com os sistemas ERP e CRM, para o gerenciamento das vendas, atendimento ao cliente e operações da loja virtual. No tocante à logística, um software bastante usado é o WMS, ou Warehouse Management System, responsável pela gestão dos itens do estoque, de modo a evitar o excesso ou a falta de mercadorias à disposição do lojista.

O retorno financeiro da loja virtual depende diretamente de um bom planejamento, de modo que os procedimentos citados ao longo do texto sejam aplicados. Nesse sentido, o suporte da tecnologia é indispensável, em relação ao processo de vendas, ações de marketing e logística, pelo uso de ferramentas como WMS, ERP e CRM.

Bruna Oliveira

Bruna Oliveira

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