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É bem comum que empresários dos mais diferentes portes de negócio, desde pequenos empreendimentos até grandes redes, tenham dúvidas sobre se vale a pena vender no marketplace. Pois já podemos adiantar que vale a pena sim. Quer saber como e por quê? Justamente para abordar como e as vantagens de vender em um marketplace é que preparamos este post. Vamos detalhar aqui as melhores estratégias para você ter sucesso nas vendas. Confira!

Antes de mais nada, o que é um marketplace?

Tente se lembrar da sua última visita a um shopping center em um final de semana próximo ao Natal. Em sua cabeça provavelmente veio a imagem de um lugar cheio de pessoas fazendo compras alucinadamente, em meio a corredores com lojas dos mais variados segmentos, desenvolvendo diferentes estratégias para conseguir fechar muitos negócios. A premissa do marketplace é a mesma, só que transportada para o ambiente digital.

Vender no marketplace é como vender em um shopping virtual, local que reúne diferentes lojistas expondo seus produtos e recebendo um alto número de visitantes que buscam encontrar ali soluções para seus problemas e suas necessidades. A diferença é que, no shopping físico, o comerciante deve pagar um aluguel para garantir seu espaço, enquanto no marketplace o pagamento é feito por meio de um percentual referente às vendas efetuadas naquele site.

É bom ressaltar, aliás, que a aposta no marketplace independe de se ter ou não um e-commerce próprio. Afinal, tanto é possível integrar seu site ao marketplace, unificando inclusive os sistemas de gestão e de estoque, como cadastrar os produtos diretamente na plataforma.

Que estratégias usar para vender em um marketplace?

Assim como existem estratégias para ter sucesso nas vendas em lojas físicas, como vitrinismo, atendimento ao cliente, iluminação, temperatura e música ambiente, também são diversos os pontos que demandam atenção para potencializar as vendas no marketplace. Confira alguns deles agora mesmo!

Escolha bem seus produtos

Como a concorrência nos marketplaces é grande, produtos não exclusivos acabam entrando em uma grande batalha de preço. Dessa forma, optar por itens que tenham a sua marca é uma maneira de se diferenciar, uma vez que apenas você detém aquela oferta. Nesse caso, a batalha vai além dos preços, voltando-se para o valor agregado — o quanto sua marca é capaz de se diferenciar dos concorrentes por meio de seus atributos.

Dê a devida atenção às fotos

Não se esqueça que, no universo do e-commerce, a imagem é a primeira oportunidade que você tem de chamar a atenção dos clientes. Por isso, é de fundamental importância caprichar nas fotos que disponibiliza em seu site. Produzir imagens claras e em alta resolução, que permitam que os usuários deem zoom para ver os detalhes dos produtos, por exemplo, pode ser o diferencial entre transformar aquele visitante em um cliente ou não.

Aposte na produção de vídeos

Alguns marketplaces permitem a inclusão de vídeos sobre os produtos. Se esse for o caso da plataforma escolhida por você, vale muito a pena criar conteúdos exclusivos sobre o funcionamento ou a manutenção de suas mercadorias, por exemplo. Quanto mais tangível você conseguir deixar seu produto para o cliente, maiores se tornam as chances de fechar negócios.

Faça uma descrição completa

Além das imagens e dos vídeos, as descrições dos produtos também são de extrema importância para aumentar a conversão das vendas. Entenda: uma boa descrição mostra para que exatamente o produto serve, como ele funciona, quais são suas características técnicas, qual é sua composição, o peso, os itens que vão na embalagem, o tempo de garantia, entre diversos outros detalhes fundamentais para embasar a tomada de decisão.

Cuide do esquema logístico

Embora as vendas no marketplace sejam gerenciadas pela empresa responsável pela plataforma, o sistema logístico é inteiramente executado pelos próprios empresários. Por isso, é importante ficar atento a prazos, pensando até mesmo em maneiras de se destacar frente aos concorrentes — como a oferta de frete grátis, quando possível.

Procure surpreender os clientes

É comum que os marketplaces diminuam ao máximo a relação direta entre empresa e cliente. Nesse cenário, é crucial aproveitar ao máximo todas as chances de interação que você tiver com o público. Entregar um mimo de surpresa junto ao produto principal, por exemplo, é uma excelente maneira para aumentar o índice de fidelização. Outra opção é, no checkout do pedido, já entregar um cupom de desconto para uma futura compra.

Faça a integração dos sistemas

A integração dos sistemas do e-commerce com os da plataforma de marketplace não é obrigatória, mas certamente faz uma enorme diferença no dia a dia de trabalho. Afinal, assim é possível ser automaticamente avisado sobre as compras feitas, já dando baixa nos estoques, por exemplo. Isso sem falar na possibilidade de monitorar em tempo real tudo o que acontece! Sem a integração, todas essas ações têm que ser feitas manualmente, o que exige investimento de tempo e acarreta em um provável aumento de problemas — como a venda de produtos que estão em falta no estoque.

Verifique sua margem de lucro

Como dissemos, vender no marketplace não demanda o pagamento de um valor mensal de aluguel. No entanto, a cada venda, a empresa responsável pela plataforma retém uma comissão — que pode variar entre aproximadamente 10% e 30%, de acordo com a empresa e o pacote fechado. Por isso, antes de sair anunciando, é de suma importância verificar se o produto que você deseja vender tem margem de lucro suficiente para suportar essa comissão.

Pesquise o mercado

De nada adianta você tentar vender no marketplace se seu público não usa muito a plataforma escolhida. Da mesma forma, se seu produto estiver com um valor de mercado muito mais alto que o habitual, os clientes não se interessarão. Por isso, é essencial olhar para o mercado antes de começar a investir no marketplace, a fim de aumentar as chances de sucesso nessa empreitada.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.