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A acessibilidade no e-commerce nada mais é do que simplificar a experiência de usuários em plataformas de vendas (sites e aplicativos). A navegação deve ser facilitada e dinâmica a fim de atender à demanda global de usabilidade do público, permitindo que cada pessoa interaja com a loja ao seu próprio modo.

Negócios que investem nesse tipo de melhoria estão dando uma guinada importante na construção de uma marca que se preocupa com a diversidade de consumidores.

Com isso, a empresa também possibilita uma jornada de compra memorável e satisfatória. Portanto, investir nesse tipo de ação gera a democratização das compras online e o aumento nas vendas.

Agora que você conhece a importância de otimizar a acessibilidade no e-commerce, vamos às dicas para implementá-la na sua loja online.

Use banners e propagandas com cautela

Se o internauta já está dentro da sua loja, é porque foi alvo de uma abordagem digital bem-sucedida. Além disso, é bem possível que ele já saiba exatamente o que deseja adquirir. Considerando esse contexto, não seria viável recebê-lo com uma abundância banners, propagandas e pop-ups. Logo, foque apenas o que é relevante, apresentando somente o necessário.

Uma sugestão é investir em ferramentas de automação de rastreamento. Elas mapeiam o trajeto dos usuários dentro do e-commerce, detectando as mercadorias de interesse e divulgando os locais de propaganda com inteligência.

Capriche na apresentação dos produtos

Não há nada mais frustrante do que querer comprar um produto sem saber quais são as suas características e qualidades. Então, invista na apresentação do seu catálogo, produzindo boas imagens, sob diversos ângulos. Você também pode adicionar especificações completas sobre cada item disponível no site. Tire todas as dúvidas do consumidor sobre o que ele pretende adquirir. Ajude-o a ter certeza do que está comprando.

É importante montar uma estrutura inclusiva, de modo que pessoas deficientes visuais saibam como são os produtos por meio de audiodescrições e funcionalidades semelhantes. Algumas pessoas também estão aderindo a conteúdos audíveis em vez de conferir descrições em texto, o que também é útil para melhorar a acessibilidade no e-commerce.

Existem comércios eletrônicos que disponibilizam o recurso de zoom quando acessados pelo smartphone, para facilitar a visualização dos botões e concluir as compras sem precisar ter um computador por perto.

Por fim, vale dizer que essas ferramentas permitem que usuários com qualquer tipo de limitação sejam capazes de fazer suas aquisições com eficiência, o que aumenta a satisfação geral e o número de fidelizações. Tenha em mente que, na concorrência, os consumidores podem não encontrar essas melhorias.

Otimize as vendas mobile

Esse é um fator que alguns lojistas ignoram na hora de montar um e-commerce. Ocasionalmente, as lojas online são desenvolvidas somente para a versão PC, mas as adequações para dispositivos móveis (smartphones e tablets) não são consideradas.

Isso é um problema, pois grande parte dos consumidores usa dispositivos mobile para concluir uma compra. Logo, ao criar, atualizar ou migrar a sua loja online, pense no conceito mobile first. Nele, você elabora primeiro o projeto para o smartphone, para só depois cuidar das adequações para computadores.

O objetivo é melhorar a navegabilidade dos clientes, assegurando uma experiência amigável e sem dificuldades. Assim, o público pode acessar o seu e-commerce em qualquer hora e lugar, com uma jornada de compra semelhante ao processo de compra via PC. Isso mostra que a sua marca compreende o comportamento dos consumidores e apresenta soluções instantâneas e eficientes, o que permite aumentar as vendas pela internet.

Planeje o layout do e-commerce

Elaborar um layout é uma atividade trabalhosa e complexa. É importante ter em mente o formato que você deseja para não ter gastos com readaptações e remodelagens. Para isso, use um wireframe, que evita o esquecimento de fatores na hora de realizar a otimização do layout e ajuda a montar a estrutura ideal para o seu site.

Esse arranjo é cada vez mais necessário para acompanhar as mudanças de consumo e de mercado que ocorrem no setor de e-commerce, considerando que o público tem pouco tempo disponível devido à rotina corrida. Dessa forma, é preciso simplificar ao máximo a experiência na loja online, a fim de evitar que qualquer empecilho de navegabilidade faça os visitantes desistirem de comprar.

Utilize selos de confiança

Implantar emblemas e selos de confiança em um site é indispensável para aumentar o senso de confiabilidade e segurança do público. Lembre-se de não exibi-los somente na página home; coloque-os em todas as páginas, especialmente na etapa de checkout. Algumas ferramentas utilizadas são ClearSale, Ebit, Site Blindado, entre outras.

Tenha um filtro avançado

Às vezes os consumidores querem comprar um produto específico, mas não conhecem muito sobre ele. Um usuário pode querer uma blusa azul, feita em tecido de moletom, que custe até R$150, mas não ter nenhum modelo ou marca em mente. E se não existir uma maneira de filtrar essa característica pelo site, como fica a experiência?

Se o consumidor tiver recebido recomendações sobre a sua loja, pode ser que queira filtrar por palavra-chave. Caso não tenha sucesso, ele desistirá da compra. Portanto, é importante implementar um filtro funcional no campo de busca, a fim de permitir que o usuário detalhe o tipo de mercadoria que está procurando.

Tenha um chat ágil e inteligente

Clientes modernos estão acostumados a sanar dúvidas e resolver problemas pelo chat para e-commerce, pois as respostas costumam ser simples e objetivas. Por isso, além de ter atendentes humanos em horário comercial para prestar suporte, invista em chatbots para solucionar ocorrências simples e dar retornos instantâneos em períodos noturnos e feriados. Assim, as pessoas sabem que podem contar com a sua loja virtual a qualquer momento.

Evite redundâncias nas etapas do checkout

Ter decidido comprar no seu site, independentemente dos fatores, significa dois terços do processo de compra, pois enquanto não concluída, a probabilidade de desistência permanece eminente.

É arriscado, por exemplo, encaminhar o internauta para o carrinho toda vez que ele adiciona um produto, o que pode afastá-lo. Evite redundâncias e deixe os consumidores à vontade, inclusive na escolha pela melhor modalidade de pagamento.

A acessibilidade no e-commerce é a melhor maneira de otimizar a jornada dos clientes. Um site que tem a experiência dos usuários como foco permite que eles encontrem todos os itens que desejam com facilidade e rapidez. Isso torna a jornada mais proveitosa, eficiente e memorável. Ao facilitar a vidas do seu público, o crescimento das vendas online ocorre naturalmente.

Bruna Oliveira

Bruna Oliveira

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