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Não é incomum encontrar gestores e líderes falando sobre a importância de investir em um e-commerce inovador. Contudo, no sentido prático, o que é inovação? Entender esse conceito é fundamental na hora de orientar a tomada de decisão do negócio.

Na teoria, inovar é levar novidades a determinado cenário. Porém, no mundo dos negócios online, o significado vai além. No e-commerce, ser inovador indica ter uma loja disruptiva; ou seja, que rompe com o que já existe. Isso traz novas e constantes formas de satisfazer as dores do público.

Acompanhe o conteúdo para saber mais sobre o tema.

O que é inovação?

A transformação digital acelerou o processo de modernização das empresas. Hoje, as operações digitais da maior parte das corporações funcionam de forma automatizada e tecnológica. Nesse momento, muitos acreditam que sabem o que é inovação — pois supõem que basta implementar soluções tecnológicas no negócio para ter um e-commerce inovador. Porém, isso é falso.

A realidade é que o uso da tecnologia acelera a entrega de soluções ao público — o que o torna cada vez mais exigente. Desse modo, para acompanhar suas demandas, que vão além da mera compra e venda de produtos, é preciso ir além. Em vista disso, o foco atual está na experiência do cliente, que deve ser memorável. Em outras palavras, é preciso inovar continuadamente a jornada de compra.

Ao usar a inovação a favor da companhia em cada etapa do processo experienciado pelo comprador, as chances de sucesso aumentam, visto que a satisfação do consumidor também tende a crescer. Unindo as estratégias certas a uma cultura customer centric, os resultados podem ser ainda melhores.

Como levar a inovação ao e-commerce?

Existem medidas que aceleram a implementação da verdadeira inovação nas lojas virtuais. Conheça algumas delas a seguir!

Invista em plataformas de qualidade

O mercado de softwares e sistemas oferece diferentes opções. É possível encontrar desde programas que otimizam o dia a dia dos funcionários até aqueles que monitoram os passos do usuário. No entanto, existem ferramentas completas, que fazem ambos — e mais. Elas integram todas as operações de que um e-commerce precisa para prosperar em um só local, como:

  • gestão de pessoas;
  • captação, tratamento e análise de dados;
  • finanças e contabilidade;
  • espaço em nuvem;
  • logística e estoque;
  • emissão de notas;
  • cartela de clientes;
  • comunicação;
  • monitoramento.

Essas plataformas de alta qualidade são o que os negócios da atualidade precisam para alinhar toda a equipe. Com eles, gestores e membros dos setores podem se comunicar de forma horizontal e direta. Assim, conseguem trabalhar em harmonia, reduzir falhas e entregar soluções além das expectativas dos consumidores.

Customize os produtos

A inovação caminha junto com o conceito de personalização. Isso porque a vasta quantidade de produtos disponíveis permite que clientes de todos os perfis encontrem soluções próximas ao que buscam. Contudo, isso raramente significa encontrar exatamente aquilo que procuram. Quando uma empresa entrega itens que sanam suas necessidades únicas e particulares, a tendência é que a fidelização aconteça de forma natural e ágil.

Sendo assim, use a tecnologia a favor do e-commerce. Capte dados sobre as personas, estude-as por meio de pesquisas de mercado e busque entender suas demandas de modo profundo. Com isso, você poderá entregar soluções customizadas e que gerarão retornos constantes. Em adição, um maior nível de satisfação costuma culminar em indicações da loja a amigos e conhecidos — o que se converte em ganhos exponenciais.

Acompanhe as tendências

É impossível inovar sem entender o que está acontecendo em seu segmento. Isto posto, acompanhar tendências é uma tarefa fundamental a quem deseja estar à frente da concorrência. Nessa hora, é importante ter atenção, visto que o comportamento do consumidor atual muda muito rapidamente.

Isso faz com que seja essencial realizar um cruzamento de dados entre as novas exigências do público e as novidades que o mercado oferece. Ao unir esses dois conceitos, a loja será capaz de criar soluções inovadoras e que caminham junto às necessidades dos clientes.

Conheça os concorrentes

O benchmarking é uma prática imprescindível aos que não querem ser ultrapassados pela concorrência. Ela consiste em observar organizações com propostas parelhas às suas, buscando entender o direcionamento das estratégias.

Muitas vezes, isso não precisa ser feito em um tom competitivo, mas sim para captar informações novas sobre o nicho de mercado e evitar precificações equivocadas, por exemplo. Seja como for, é interessante prestar sempre atenção aos concorrentes.

Use chatbots

O atendimento é um dos carros-chefe de qualquer estratégia, especialmente as de marketing digital. Uma forma simples de inovar nesse sentido é por meio dos chatbots, que visam simular conversas humanas. Assim, podem ser úteis na hora de dinamizar e simplificar a comunicação com o usuário.

Em muitos casos, os chatbots não são capazes de agir exatamente como um atendente humano. Porém, eles podem ajudar de diversas outras formas, por exemplo, ao captar e registrar os dados primários de um consumidor, evitando que ele precise repeti-los várias vezes — o que torna o contato cansativo. O chatbot também pode encaminhar o usuário ao SAC automaticamente, sem que precise passar pelo colaborador.

Inove a logística

Uma logística inovadora pode ser a grande responsável por manter um negócio competitivo. Em vista disso, vale a pena conhecer as possibilidades que a tecnologia traz ao setor. Uma delas é a aposta em processos contínuos de experimentação rápida.

Eles envolvem a implementação de soluções de modo horizontal na empresa. Dessa maneira, todos os departamentos podem acessar experimentos que rodam enquanto o expediente ocorre — sem prejuízo aos recursos. O processo é baseado em hipóteses, observação, mensuração e aprendizado — testando produtos e serviços em pequena escala. Para usar essa facilidade, é fundamental que os gestores estejam abertos aos erros e escutem as sugestões de toda a equipe.

Sem dúvidas, o futuro do e-commerce caminha ao lado da tecnologia. No entanto, não basta contar com soluções modernas no negócio. Para obter sucesso nas estratégias, é essencial saber o que é inovação e como aplicá-la nos diferentes setores da empresa. Com isso, os resultados serão contínuos, palpáveis e exponenciais. Este conteúdo traz dicas que podem ajudar a alcançar o sucesso mais rapidamente. Então, conte com ele!

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.