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Você muito provavelmente recebe inúmeros visitantes diariamente em seu e-commerce, mas que nem sempre eles finalizam uma compra, não é mesmo? 

Por isso, para ajudar você a trazer seus clientes de volta para sua loja virtual e finalizar a compra, é recomendado utilizar uma estratégia de remarketing de produtos.

Trata-se de uma ferramenta que tem por objetivo atrair de volta pessoas que já demonstraram interesse nos seus produtos. Por ser muito eficaz na divulgação, ela contribui significativamente para a maximização das vendas.

Devido à sua importância na divulgação do comércio eletrônico, apresentaremos como essa tática funciona e por que utilizá-la. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Entenda o remarketing de produtos

De forma simples, o remarketing de produtos consiste em uma ferramenta que identifica os visitantes de uma loja virtual, levando para eles os anúncios dos produtos pesquisados ou até mesmo colocados no carrinho de compras, mas que não foram efetivamente comprados, independentemente do motivo.

Para isso, pode ser usado um recurso de plataformas de anúncios como o Google Ads e o Facebook e Instagram Ads ou até mesmo de mídias programáticas.

Ele tem por objetivo lembrar ao consumidor a existência desses itens, para aumentar as chances de retorno ao site e consumo — além de também oferecer outros atrativos, como descontos e produtos relacionados ao primeiramente visualizado.

Trata-se de uma estratégia que envolve links patrocinados, rendendo bons resultados para quem incorpora a ferramenta no dia a dia e no planejamento de marketing do e-commerce.

Como funciona

Ao acessar um site de e-commerce que adota esse tipo de estratégia, o visitante fica registrado e sua identificação acontece por meio de um cookie — um tipo de arquivo no formato de texto que armazena temporariamente dados do usuário, páginas acessadas, endereços de IP e suas buscas na rede.

Em seguida, a ferramenta escolhida lê as informações desse arquivo para, então, intensificar a exibição dos anúncios da sua loja nos sites que fazem parte da plataforma.

Toda vez que um consumidor interagir com um dos seus produtos na loja virtual, um cookie é gerado. Quando ele visualiza ou coloca o item no carrinho de compras, essas ações ficam armazenadas em arquivo. Por isso, depois de sair do ambiente, o visitante ainda receberá alguns anúncios lembrando-o do produto.

Além disso, com o remarketing você tem a oportunidade de criar uma ação específica para cada um dos seus visitantes, como exibir anúncios em outros sites acessados e nas redes sociais, disparar e-mail marketing personalizado ou anúncios em motores de busca ao utilizar determinadas palavras-chave.

Benefícios de se utilizar essa prática

Um dos objetivos do remarketing, não importa o ramo de atuação, é obter algum tipo de interação do usuário, chamada de conversão. Logo, entende-se que a crescente exposição do produto/marca leva consequentemente a maiores taxas de conversão para suas campanhas.

Outro aspecto importante diz respeito ao aumento da taxa de recompra. Convencer um cliente a comprar novamente um produto é muito mais simples do que conquistar um novo. Dessa forma, o remarketing ajuda a manter seus atuais clientes próximos do e-commerce, sobretudo por meio de ofertas. Ademais, ao utilizar essa prática, é possível:

  • mostrar as vantagens da compra e convencer aos poucos o visitante a executar essa ação;
  • aumentar o reconhecimento da marca;
  • atrair mais tráfego para o e-commerce;
  • segmentar a estratégia para usuários que têm mais potencial de se tornar clientes do negócio;
  • diminuir a taxa de abandono de carrinho;
  • reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC).

Como ter sucesso com o remarketing de produtos

O remarketing é uma forte estratégia que o comércio eletrônico pode adotar com o objetivo de expandir a sua taxa de conversão.

A seguir, separamos algumas estratégias que podem ser utilizadas para aderir ao remarketing e ter sucesso com seus negócios. Confira!

Criar anúncios personalizados

Em primeiro lugar, é necessário definir bem o seu público para criar listas de remarketing, de acordo com as suas prioridades e objetivos.

Uma imagem de um produto no e-commerce pode valer mais do que as próprias informações sobre ele, por exemplo. Por isso, fazer anúncios com imagens personalizadas para chamar mais a atenção dos possíveis clientes é uma estratégia que vale a pena.

Impactar os visitantes que abandonaram carrinho

A recuperação de carrinho abandonado é uma importante estratégia para aumentar as taxas de conversão e diminuir o custo de aquisição do cliente (CAC).

Se o visitante chegou a colocar um produto no carrinho de compra significa que provavelmente tem a intenção de levar a mercadoria. Por isso, se você tiver uma estratégia criativa e persuasiva para atrai-lo e incentivá-lo, como frete grátis e descontos personalizados, aumentam-se as chances de que ele volte ao site e finalize o pedido.

Utilizar landing page de alta conversão

O termo landing page em inglês significa “página de destino”. Ou seja, são as páginas para as quais os visitantes são direcionados após clicarem no anúncio. Nesse sentido, para aumentar as chances de conversão, é importante não só configurar corretamente a publicidade como os elementos presentes na landing page.

Nesse sentido, o uso de testes A/B auxilia a verificação de quais textos, cores, imagens e CTAs geram mais resultados, potencializando as conversões.

Não exagerar na quantidade de exibições

Apesar de o remarketing ajudar com as vendas, também pode chatear o usuário, pois gera no consumidor uma sensação de estar sendo perseguido por anúncios.

Isso acontece porque, muitas vezes, a quantidade de exibição de anúncios fica saturada. Assim, evite ultrapassar uma média de 10 exibições por dia.

Mirar em clientes que já fizeram uma compra anterior

Se você perceber que há probabilidade de o cliente comprar novamente em sua loja, mesmo após um período específico, pode criar uma lista de remarketing. Isso possibilita a atualização dos visitantes e faz com que eles voltem a visitar o website.

Entende-se, portanto, que o remarketing de produtos é uma estratégia relevante que pode ajudar no crescimento do seu e-commerce. Por meio dela, é possível elaborar campanhas de sucesso, aumentar as suas vendas e conquistar novos clientes para o seu negócio.

Felipe Sampaio

Felipe Sampaio

Especialista em mídias digitais pagas, empreendedor e freelancer, é fascinado por marketing e por tirar projetos do papel. Viciado em aprendizado, acredita no autodidatismo acima de qualquer modelo tradicional de ensino.