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A Internet facilitou a vida de empresas que querem vender suas próprias mercadorias. Um fato é que, com poucas horas de trabalho, é possível saber como fazer um e-commerce do zero. O processo apresenta quase as mesmas etapas para criar um site, mas tem suas peculiaridades.

A loja virtual é o recurso ideal para ofertar diversos tipos de produtos e, por isso, é uma alternativa bastante viável para potencializar seus rendimentos mensais, principalmente se você já tiver um estabelecimento físico. Entre os maiores destaques das vendas online estão o preço competitivo e a conveniência para o público consumidor.

Diante dessa realidade, muitos lojistas buscam integrar varejo tradicional com comércio eletrônico. Por isso, reunimos as melhores técnicas de como fazer um e-commerce do zero para aumentar seu alcance e faturamento. Confira.

Qual é o panorama do crescimento do e-commerce nos últimos anos?

O e-commerce tem ampliado o faturamento e o número de adeptos, o que é extremamente positivo para o segmento. Segundo dados do Webshoppers, 87,7 milhões de consumidores fizeram compras nas lojas online em 2021.

Outra informação que merece destaque corresponde à estreia de 12,9 milhões de compradores online no último ano. Em 2020, já existia um salto neste número, com a chegada de mais de 13 milhões de novos consumidores para o comércio eletrônico.

Os dados de 2021 também foram benéficos para o faturamento: o crescimento foi 27%, em comparação à 2020, atingindo o total de R$ 182,7 milhões.

Acompanhar a expansão do mercado é essencial para quem deseja investir no varejo virtual, tanto para ampliar os negócios quanto para iniciar um novo empreendimento no ambiente online.


Por que investir no e-commerce?

As vendas online estão em grande ascensão e as empresas estão migrando para o universo virtual. Pensando nisso, selecionamos os principais benefícios de levar seu negócio para o ambiente digital.

Custo operacional reduzido

Se você vai abrir um novo estabelecimento local, terá de arcar com a burocracia, custo de estrutura (móveis e adaptações), contratação de pessoal, aluguel e reformas periódicas.

Em relação ao e-commerce, o gasto inicial é menor, porque vender pela web é mais barato, já que as demandas são diferentes. Para ter uma ideia, o controle de estoque se torna menos custoso. Além disso, é possível operar com uma equipe menor e ter o seu site sempre pronto para vender a qualquer hora e circunstância, sem necessariamente ter um ambiente físico aberto o dia todo.

Facilidade de acesso

Uma loja online opera no formato 24/7, ou seja, atende também em feriados e períodos noturnos. Desse modo, os consumidores podem comprar seus produtos sem sair de casa e a qualquer momento.

Vamos a um exemplo prático: um possível consumidor está no quarto navegando nas redes sociais e é impactado por um anúncio. Após alguns minutos, ele pode fazer uma compra em pouco tempo. Esse contexto é bastante comum no cotidiano do cliente atual, que prioriza facilidade e agilidade. Por isso, é muito importante considerar o comportamento dos usuários e coletar informações para gerar mais vendas.

Mais visibilidade dos produtos

Graças às funcionalidades e filtros de busca, o cliente que acessa o e-commerce consegue encontrar o que deseja em segundos. Diferentemente das mídias sociais, nas quais as informações comerciais se perdem no fluxo excessivo de postagens, o comércio online é organizado e de simples navegação.

Poder de alcance

A base de alcance de um comércio físico é regional. Logo, vale concluir que outro grande benefício do e-commerce está no fato de a plataforma de venda online atingir pessoas do país inteiro.

Em vez de vender apenas para os consumidores do seu município, no site não há limite geográfico. Você tem a oportunidade de fechar negócio com centenas ou milhares de pessoas.

Possibilidade de monitorar os resultados com eficiência

Ao integrar sua loja virtual com recursos que favorecem o levantamento de métricas e indicadores, você garante acesso a relatórios de navegação das pessoas que acessaram seu e-commerce, visualizaram produtos, fizeram compras ou abandonaram o carrinho.

O Google Analytics é uma ferramenta robusta e recomendada para fazer análises profundas e compreender o comportamento do consumidor no seu site de vendas. Ao fazer essa integração, é possível obter referências relevantes como:

  • os itens mais visualizados na sua loja virtual;
  • o total de carrinhos abandonados;
  • o número de compras únicas;
  • a quantidade de visitantes do site;
  • o valor do ticket médio das vendas;
  • as taxas de conversão do e-commerce.

Com essas informações em mãos, fica fácil saber como seu público se comporta na hora de fazer compras online. Assim, é possível montar estratégias com foco em conversões e vendas.

Integração com outros canais

Quem deseja vender online por meio de loja virtual precisa integrar ferramentas e canais para oferecer uma experiência de qualidade ao público, estreitando o relacionamento entre as partes. Os recursos essenciais são: e-mail, mídias sociais (Instagram e Facebook) e WhatsApp Business. Ao integrar esses canais, o contato com as pessoas fica mais rápido e personalizado.

É importante reforçar que para garantir experiências únicas que geram fidelizações, é necessário elaborar uma estratégia omnichannel padronizada e alinhada com todos os canais. Ao garantir esse tipo de dinamismo e precisão, a satisfação do cliente vira uma consequência natural.

Mais segurança para seu negócio

Outro dos destaques do segmento comercial online é o fator segurança. Todas as transações são feitas pela web, por meio dos melhores gateways de pagamento – ou seja, não é preciso lidar com dinheiro em espécie. Além disso, existem recursos de proteção contra acessos maliciosos, como os certificados de segurança presentes na plataforma de e-commerce contratada.

Facilidade para criar senso de urgência

Em um estabelecimento físico, os visitantes podem ficar irritados com vendedores que os abordam insistentemente para levar determinada mercadoria naquele momento. Já em um comércio eletrônico, é possível incentivar os clientes a finalizarem compras sem precisar ser inconveniente.

Existem maneiras simples de fazer isso, como disponibilizar ofertas por tempo limitado ou mostrar quantas unidades daquela mercadoria estão disponíveis no estoque em tempo real. Essas manobras criam um senso de urgência nos visitantes, elevando a probabilidade de conversão.

Como montar um e-commerce?

Construir uma loja virtual é uma tarefa que exige planejamento e estudo. Nesse caso, os livros sobre e-commerce podem conceder conhecimentos competitivos e realistas sobre esse segmento.

Veja algumas dicas de como estruturar um ambiente de vendas online de sucesso.

Analise o nicho de mercado e os produtos

Antes de entrar no universo do comércio eletrônico, é preciso definir seu nicho de mercado. Veja se o segmento comercial que pretende atuar é realmente vantajoso e se garante faturamentos recorrentes.

Avalie quais catálogos de produtos têm mais engajamento e saída, como eletrônicos, eletrodomésticos, dispositivos móveis, casa, jardim, moda, beleza, etc. Estude como esses itens podem ser promovidos pelas ações de marketing do seu e-commerce.

Providencie um estoque inicial

O estoque inicial é um dos custos mais relevantes de uma loja virtual no começo. É preciso estudar uma média para começar a vender e entregar dentro do prazo aos primeiros clientes. Ou seja, calcule uma média de itens que devem fazer parte do seu armazém para começar o negócio online com uma boa primeira impressão.

Pesquise bastante antes de fechar contrato com fornecedores. Centavos poupados no valor de cada unidade podem render muito dinheiro ao longo de um período. Separe uma quantia de até 40% do seu investimento para o estoque.

Determine as formas de pagamento

Outro aspecto que necessita ser visto antes de providenciar sua loja virtual tem a ver com os meios de pagamento. É possível montar uma lista de opções rápidas e seguras, a fim de atender às necessidades de seus consumidores. As possibilidades são: boleto bancário, cartão de crédito, débito em conta, gateway, intermediadores e até mesmo transferência bancária.

Organize a loja e cuide do checkout

Ter um e-commerce organizado por departamento é crucial para facilitar a navegação dos usuários. Portanto, deixe a página “home” sempre atualizada com as melhores ofertas e o link direto para os produtos.

Além disso, o processo de checkout também precisa de atenção. O ideal é que ele seja concluído em poucas etapas e cliques para simplificar a vida do cliente na hora da compra. Nesse estágio, deixe uma caixa de código de desconto e apresente certificados de segurança para ganhar a confiança do público por conta da proteção de dados bancários e pessoais.

Capriche no conteúdo dos produtos

A elaboração de conteúdos é uma abordagem de grande importância para o sucesso de uma loja virtual. Lembre-se de que, no ambiente virtual, os consumidores não têm como sentir os itens fisicamente para conferir formatos, tamanhos e texturas. É por meio do material postado no site que você garante a descrição de tudo para o público.

Não se limite apenas aos dados e fotos enviados pelos fornecedores. Concentre-se na produção de conteúdo próprio para agregar valor aos produtos que fazem parte do seu catálogo comercial. Fotografe as mercadorias em diferentes ângulos e destaque os diferenciais que cada uma delas oferece.

Conteúdos devidamente planejados também ajudam a posicionar melhor o seu site de vendas nos mecanismos de busca, atraindo mais visitantes e melhorando os seus resultados.

Aplique as estratégias de marketing

Uma estratégia indispensável para criar um e-commerce do zero é o planejamento das ações de marketing para atrair e fidelizar consumidores. Aqui, a recomendação é contratar uma agência especializada para elaborar abordagens com adwords, banners e e-mails marketing.

Vale a pena também lançar um blog corporativo para a sua loja virtual. Publicar materiais relevantes com os consumidores ajuda a torná-los mais conscientes em relação aos itens que fazem parte do catálogo do seu site. Além disso, os artigos de um blog constroem uma autoridade relevante para que sua companhia se destaque. As ações em marketing impulsionarão seu negócio na internet, tornando-o conhecido entre as pessoas que você deseja alcançar.

Invista na segurança da loja online

O investimento na segurança do e-commerce é essencial para gerar credibilidade perante o público – afinal, ninguém quer comprar em um site vulnerável a golpes ou vazamentos de dados pessoais. Quando um problema dessa natureza ocorre, todos os envolvidos saem no prejuízo.

Felizmente, existe uma grande variedade de recursos antifraude para lojas virtuais, desde o código de segurança dos cartões de crédito até o rastreio dos aparelhos de origem de cada compra. É possível descobrir se as informações de endereço da fatura do cartão e do recebimento da mercadoria são as mesmas, bem como classificar o grau de risco na venda de um produto.

A plataforma de e-commerce deve apresentar os recursos de segurança para os dados dos consumidores e transações.

Escolha a plataforma ideal

Separe um tempo na sua agenda para pensar na escolha de uma boa plataforma para o seu comércio eletrônico. Considere requisitos como:

  • analisar a ferramenta sob a ótica dos usuários;
  • priorizar integrações para o bom funcionamento do negócio, como certificados de segurança, chat, ERP, frete, reviews, marketplace e pagamentos;
  • verificar se é adaptável para SEO (alteração dos títulos das páginas, integração ao Google Analytics, criação de URLs amigáveis etc.);
  • poder incluir um mesmo item com variações, como cor e tamanho, no caso de calçados e vestimentas;
  • saber o quanto a ferramenta é responsiva para aparelhos móveis, pois grande parte das vendas são realizadas por meio de tais dispositivos, garantindo o customer experience.

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Por que escolher a plataforma da Tray Corp?

Na hora de montar uma loja virtual, a plataforma da Tray Corp pode ser a solução que você precisa para vender online com qualidade e eficiência, porque ela é leve e hospedada na nuvem, assegurando acesso remoto por parte da gerência. Conheça nossos diferenciais:

  • atualização constante: updates são lançados com frequência para otimizar a funcionalidade da ferramenta;
  • alta performance: estabilidade é uma de nossas grandes preocupações, ou seja, nada de problemas de desempenho por conta do aumento de acessos e direcionamentos para páginas de produtos;
  • suporte técnico especializado: o suporte técnico é assumido pela nossa equipe de especialistas, que está sempre engajada em melhorias;
  • tempo reduzido de implementação: a consolidação do e-commerce é rápida;
  • oferecimento de treinamentos especiais: instruções específicas são dadas de maneira periódica para capacitar o lojista em relação às configurações e funcionalidades disponíveis;
  • recursos com possibilidade de personalização: é possível deixar o site com a sua cara, mude o layout sempre que quiser.

Na missão de como fazer um e-commerce do zero, a Tray Corp pode ajudá-lo a integrar o universo comercial online com tranquilidade. Alie as dicas mencionadas e faça uma parceria com a gente para colocar sua loja virtual em atividade o quanto antes.

Aproveite esta oportunidade e entre em contato conosco para fecharmos uma parceria de sucesso.

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.