Os estoques no e-commerce devem ser gerenciados de perto, de modo a evitar frustração por parte dos consumidores. A razão para isso é que o cliente sempre espera que o produto apresentado na página da loja esteja disponível. Essa sincronia é fundamental para quem administra o e-commerce, uma vez que isso transmite a seriedade do negócio e o compromisso com o consumidor.
Saber como acabar com estoque parado faz com que os clientes sejam atraídos e fidelizados pela loja virtual. Por isso, é preciso conhecer as principais formas de armazenar produtos, de modo que você consiga identificar qual a melhor para o seu negócio.
Continue a leitura do artigo até o final e entenda melhor sobre a importância de gerir o estoque da loja virtual, além de descobrir as principais maneiras de armazenar os itens de um e-commerce.
Por que gerenciar o estoque?
Quando não há a devida atenção ao estoque da loja virtual, grandes são as chances de o controle de entradas e saídas ficar comprometido. Nesses casos, há o risco de se colocar no site um item como disponível sendo que ele está em falta no estoque.
Pode ser que no início a loja virtual não precise de grandes espaços para armazenamento, a depender do tipo de produto e do volume de operações. Mesmo assim, fazer o gerenciamento é indispensável, principalmente usando um sistema integrado de estoque que faça atualizações em tempo real e se comunicando com outros setores do negócio.
Quais os tipos de estoque?
Agora que você entendeu a importância de gerir o estoque, conheça as principais maneiras de armazenar os produtos na sua loja virtual.
Estoque compartilhado
Quando uma empresa tem tanto loja física como virtual, o estoque compartilhado é uma boa opção. A razão para isso é que essa modalidade permite que os itens sejam armazenados no mesmo lugar. No entanto, vale salientar que o estoque compartilhado requer bastante acompanhamento, no sentido de evitar equívocos relacionados com a disponibilidade de um item.
Estoque consignado
A principal vantagem do estoque consignado é que o lojista passa a ter menos custos com armazenamento. Funciona da seguinte forma: o e-commerce adquire uma mercadoria em regime de consignação, e sempre que o cliente compra um produto, a loja virtual entra em contato com o fornecedor.
As duas partes, então, negociam um valor de compra, sendo que o lojista repassa ao consumidor final com um preço maior, para obter a sua margem de lucro.
Estoque descentralizado
Se a loja virtual opera com vários centros de distribuição, o estoque descentralizado pode ser usado. A vantagem é que os custos de frete são reduzidos, uma vez que os produtos podem estar mais próximos do consumidor final. No entanto, o estoque descentralizado requer monitoramento constante dos centros de distribuição, de modo que o controle das várias unidades não fique comprometido.
Estoque terceirizado
Quando o lojista abre mão de ter um estoque, ele passa a ser terceirizado, sendo que essa solução é bastante utilizada em virtude da redução de custos. As principais formas de fazer estoque terceirizado são por meio de cross docking e dropshipping.
O primeiro consiste em fazer um pedido junto ao fornecedor. Depois disso a mercadoria é enviada ao consumidor final pela empresa solicitante.
Já o dropshipping é um pouco diferente. A loja virtual é responsável nesse caso por apresentar no seu site os itens que estão no estoque do fornecedor. Dessa forma, sempre que um pedido é realizado, não é mais o e-commerce que fica responsável pela entrega, e sim a empresa fornecedora.
Fatores que influenciam a gestão do estoque
Após escolher o tipo de estoque ideal para o seu e-commerce, o trabalho de gerenciar ainda não está concluído. É sempre importante, por exemplo, checar os itens e verificar se eles estão em excesso ou perto de acabar, no intuito de enviar essas informações para o setor de compras fazer as aquisições que forem necessárias.
Outro aspecto indispensável é contar com fornecedores de confiança. Principalmente se você optou pelo estoque terceirizado ou consignado, o seu parceiro de negócio deve ter a devida responsabilidade de entregar os itens em tempo hábil. Do contrário, se houve atrasos, o cliente terá grandes chances de ficar frustrado e insatisfeito.
Quais ferramentas auxiliam na gestão do estoque?
Para gerir com eficiência o estoque, não é recomendado o uso de planilhas e métodos manuais. Isso porque existe o risco de erros, mesmo em empresas com um volume pequeno de operações. Existem softwares que são responsáveis por auxiliar lojistas e gestores de e-commerce a administrar os estoques com a máxima eficiência. Conheça os principais deles, nas subseções a seguir.
ERP
O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial responsável por automatizar diversas rotinas e entregar informações com precisão e em tempo real. Além do estoque, a ferramenta gerencia e integra outros setores, como vendas, financeiro e contabilidade.
SRM
Como foi falado, contar com parceiros de confiança é fundamental. Nesse sentido, o SRM surge como uma ferramenta capaz de gerenciar esse relacionamento, por meio da parametrização de processos como:
- critérios para a escolha de fornecedores;
- categorização de compras;
- gestão de performance dos fornecedores.
WMS
A sigla WMS significa Warehouse Management System, ou sistema para gerenciamento de armazém. É um software responsável por lidar com os aspectos logísticos do e-commerce, e funciona de forma parecida com o ERP.
O WMS para gestão de estoque fornece atualizações de estoque em tempo real por meio de relatórios. Com isso, muitos processos passam a ser mais ágeis, como a geração de inventários, que agora pode ser feita automaticamente. A loja virtual reduz custos logísticos ao contar com essa ferramenta. Além de contribuir na satisfação do cliente, o WMS contribui para elevar a vantagem competitiva do negócio.
Como foi visto, gerenciar os estoques no e-commerce é fundamental, de modo a evitar imprevistos e frustrações por parte dos consumidores. Escolher a forma de armazenagem e adotar um software de gestão são dois passos essenciais para o controle e gestão eficientes do estoque. Administrar bem essa parte do negócio ajuda a reduzir custos, agilizar e automatizar processos e promover a satisfação do cliente.