O planejamento estratégico é de suma importância para o sucesso de negócios de qualquer natureza. Nesse sentido, é necessário que você conheça as diversas ferramentas disponíveis para tornar o processo de gestão e tomada de decisão mais simples — e uma delas é a Análise SWOT.
Você já deve ter ouvido falar nela. Saiba que essa análise é fundamental para assegurar o desenvolvimento sustentável de uma empresa, permitindo identificar os pontos fracos e fortes de um e-commerce e, inclusive, ter sucesso na gestão de crise.
Para ajudar você a entender mais sobre o assunto, preparamos este artigo para explicar o que é a Análise SWOT e mostrar como você pode aproveitar o potencial dessa ferramenta para obter melhores resultados nos negócios.
O que é Análise SWOT?
A sigla SWOT significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). A palavra força se refere a tudo aquilo em que o seu negócio apresenta melhor desempenho, podendo ser identificada como seu diferencial competitivo.
A fraqueza diz respeito às dificuldades do seu e-commerce. As oportunidades, como o nome já diz, refere-se às possibilidades que o segmento que o seu negócio está inserido oferece e que podem ser aproveitadas. Já as ameaças são representadas pelos seus concorrentes e outros fatores externos que podem comprometer o crescimento do e-commerce.
A seguir, apresentamos alguns exemplos que cada sigla pode representar.
Pontos fortes
Os pontos fortes do seu e-commerce podem estar relacionados a diferentes fatores, como:
- um bom mix de produtos;
- preços acessíveis;
- excelente prazo de entrega;
- boas condições de pagamento;
- inovação;
- investimento em tecnologia;
- bom posicionamento da marca;
- ótimo atendimento;
- oferta irresistível, etc.
Leve em consideração os pontos fortes que estão sob seu controle. Dessa forma, se for necessário otimizar algum processo, você terá a liberdade para fazê-lo. Lembre-se de que algum desses pontos fortes pode ser seu diferencial competitivo — ou seja, aquilo que a concorrência não tem condições de oferecer.
Pontos fracos
Os pontos fracos indicam o que seu e-commerce pode melhorar para otimizar a experiência do seu cliente e, com isso, aumentar suas vendas. Eles podem estar relacionados a:
- pouca variedade de produtos;
- problemas de logística;
- falta de qualificação dos colaboradores;
- perda de prazos;
- falta de conhecimento do gestor a respeito da sua área de atuação, etc.
Aqui, você precisará identificar o que tem impedido o seu negócio de crescer, a fim de aprimorar seus processos para mudar esse cenário.
Oportunidades
As oportunidades não podem ser controladas pela sua empresa, por isso, você precisa se preparar para aproveitá-las assim que elas surgirem. Quando nos referimos aos aspectos externos, você precisa observar a economia, política, legislação e outros fatores importantes e que refletem diretamente no seu negócio.
Entre as principais oportunidades, podemos citar:
- mudanças na legislação;
- baixa de impostos para aquisição de produtos ou matéria-prima;
- tecnologias que podem ser implementadas no e-commerce;
- diminuição da concorrência, etc.
Ameaças
Assim como as oportunidades, as ameaças não podem ser controladas pela sua empresa. Nesse sentido, é importante conhecê-las para estar preparado para eliminá-las, assim que elas aparecerem. Entre as principais, podemos citar:
- falta de mão de obra, fornecedores e parceiros de qualidade;
- produtos falsificados;
- atraso dos fornecedores;
- mudanças no hábito de consumo do consumidor, entre outros.
Como aproveitar o potencial da ferramenta?
Fazer uso correto da ferramenta é fundamental para aproveitar ao máximo o seu potencial. Nesse sentido, é preciso:
- observar cuidadosamente os seus dados e cruzamentos para identificar possíveis insights que podem ajudar a ter sucesso no e-commerce;
- priorizar o que deve ser o foco do trabalho;
- revisar e refazer a Análise SWOT após determinado período, atualizando-a com novas informações, etc.
Como fazer a Matriz SWOT cruzada?
A Matriz SWOT cruzada é realizada após você identificar quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu e-commerce. Nesse momento, é feita uma análise dos fatores externos para entender até onde eles interferem nos internos. Existem quatro estratégias que podem ser adotadas. Veja quais são elas.
Estratégia ofensiva
Nesse momento, é necessário identificar como determinada força pode ajudar a sua empresa a aproveitar da melhor forma a oportunidade que surgiu. O objetivo principal da estratégia ofensiva é fortalecer e desenvolver o crescimento do seu e-commerce.
Investir em parcerias é uma excelente maneira de atrair mais clientes, tornando a sua marca cada vez mais relevante na percepção do seu consumidor final. Por exemplo, um bom mix de produtos (força) pode ajudar o seu e-commerce a deixar a sua concorrência para trás (oportunidade).
Estratégia de confronto
Na estratégia de confronto, é preciso analisar como as forças do seu e-commerce podem ajudar a reduzir as ameaças. Dessa forma, é possível potencializar os pontos positivos para impedir que eventuais contratempos aconteçam. Assim, permite que o negócio tenha um melhor desenvolvimento no mercado e fique à frente da sua concorrência.
Por exemplo, se a sua marca tem um bom posicionamento no mercado (força), logo, ela pode ser mais exigente com seus fornecedores e parceiros, livrando-se daqueles que não prestam um serviço de qualidade (ameaça).
Estratégia de reforço
A estratégia de reforço é utilizada quando o e-commerce precisa reduzir os impactos de uma fraqueza, com o intuito de aumentar a chance de uma boa oportunidade aparecer. Nesse caso, é necessário focar a fraqueza para que o ambiente externo não interfira no planejamento.
Por exemplo, se você tem uma baixa variedade de produtos (ponto fraco), é preciso estar atento para aproveitar uma eventual baixa de impostos (oportunidade), que permita a aquisição de mais mercadorias.
Estratégia de defesa
A estratégia de defesa costuma ser a mais complexa de ser aplicada. Isso porque, nesse caso, é preciso reduzir os impactos negativos causados pelas fraquezas e ameaças para que o e-commerce possa melhorar seus resultados.
Por exemplo, se a sua fraqueza está relacionada à perda de prazo, logo, o atraso de fornecedores intensificará o problema. Assim, é preciso encontrar meios que assegurem uma negociação com parceiros responsáveis e otimizar os processos para evitar o problema.
Por fim, é necessário destacar a importância de rever periodicamente os elementos da análise SWOT. Assim, mantém-se a pesquisa e o direcionamento condizentes com a realidade do seu e-commerce.