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Você sabe como fazer vendas pelo WhatsApp? A aplicação que compartilha mensagens instantâneas já ficou popular entre as marcas por estreitar o contato com os consumidores e garantir a divulgação de mercadorias e serviços. O número de usuários cresce a cada dia e modifica os vínculos comerciais.

A enorme diversidade de recursos do app é um dos elementos que impulsiona as vendas. Por meio desse aplicativo, é possível conversar via áudio, texto e videochamada. Dessa forma, fica mais fácil falar com os clientes, descobrir o que eles desejam e negociar.

Pensando nos benefícios desse recurso tecnológico, elaboramos este conteúdo. Reunimos aqui as melhores dicas para você desenvolver boas abordagens e aumentar as vendas pelo WhatsApp. Continue lendo.

Use o WhatsApp Business

A primeira ação é abrir uma conta dedicada para o seu varejo. Basta baixar o WhatsApp Business, uma aplicação específica para contas empresariais. Reserve um número de telefone comercial para esta aplicação.

Confira o passo a passo de instalação:

  • abra o app e informe os dados do celular que usará para gerenciar sua conta comercial. Também é possível utilizar um número de telefone fixo se quiser deixar o smartphone só para assuntos pessoais;
  • transfira sua conta pessoal para o Business, caso queira. Mas isso impossibilitará o uso do WhatsApp convencional;
  • gerencie o seu negócio em um aparelho específico ou em um com dois chips (Dual-SIM) — um pessoal e outro comercial — de modo a evitar o uso simultâneo de dois dispositivos ou mais.

Crie uma lista de transmissão

Visando estabelecer uma comunicação de sucesso no WhatsApp, monte uma lista de transmissão, ou seja, um grupo de contatos (clientes e leads) para o qual pretende enviar uma mesma mensagem ou conteúdo. É possível ter 256 contatos em cada lista, mas não existe limite. Você pode criar quantas listas quiser para divulgar novidades e vantagens do e-commerce, por exemplo.

Assim como no e-mail marketing, é necessário elaborar uma lista de contatos orgânicos, seja em formulários de cadastro na loja virtual, seja nas redes sociais. É só disponibilizar um campo em branco referente ao número de celular do público e ser claro quanto ao objetivo de solicitar esse dado (enviar promoções, materiais exclusivos, descontos, etc.). Por fim, peça permissão para executar essa estratégia com o intuito de evitar constrangimentos.

Ofereça bons conteúdos

O marketing digital é embasado no envio de conteúdos relevantes. A mesma premissa vale para as vendas pelo WhatsApp. Elas aumentarão com o envio de informações de campanha ou para potencializar o vínculo com os clientes.

Note que a intenção não é realizar abordagens inconvenientes, mas sim compartilhar dicas da temática relacionada ao interesse dos receptores. Por exemplo, quem comercializa vestuários, pode mostrar como lavar, passar e dobrar determinadas categorias de tecidos sem estragar as peças. Lembre-se de que essas recomendações devem ser produzidas e disparadas em diferentes formatos (texto, áudio, imagem e vídeo).

Aproveite o momento para divulgar suas outras redes sociais, mas tenha o cuidado de não extrapolar no número de mensagens. Priorize o discernimento para não descontentar os consumidores.

Trabalhe com gatilhos mentais

Esse tópico complementa o anterior, pois os gatilhos mentais devem ser explorados para convencer o usuário a fechar o negócio. A ideia é abordar demandas-chave visando fortalecer a tomada de decisão. Dessa forma, a sua abordagem fica persuasiva sem ser invasiva.

Conheça os gatilhos que precisam fazer parte da sua estratégia comercial pelo app:

  • escassez e urgência — mostrar que as mercadorias estão em suas últimas unidades ou que a promoção está quase encerrando. Isso estimula os receptores a comprar;
  • prova social — pessoas tendem a comprar um item do e-commerce quando notam que ele é muito procurado e aceito por outros usuários. Para isso, compartilhe cases de sucesso, clientes usando o produto, depoimentos e reviews;
  • garantia — as vendas pelo WhatsApp precisam oferecer garantias para motivar o consumidor. O famoso jargão “satisfação garantida ou seu dinheiro de volta” é praticado aqui;
  • antecipação/novidade lançamento de e-commerce ou de novas mercadorias é uma tática comercial benquista pelos clientes mais ansiosos, pois parece que eles estão à frente dos demais. É um gatilho mental com grande chance de retorno;
  • autoridade — posicionar-se como autoridade no assunto referente ao segmento do seu negócio permite que o público associe sua loja a essa referência. Conteúdos relevantes são essenciais para gerar esse sentimento.

Crie uma campanha de vendas pelo WhatsApp

Uma maneira eficaz de como aumentar as vendas é por intermédio de campanhas. Ela deve ser planejada conforme os gatilhos mentais compatíveis com o seu nicho de mercado. Estude muito antes de lançar propagandas pelo WhatsApp.

A intenção é elaborar uma carta comercial resumida e enviá-la aos contatos. Evidencie os diferenciais dos itens que fazem parte do catálogo e coloque-se à disposição para cativar os receptores. Também faça ofertas e/ou promoções especiais para chamar mais a atenção. Uma dica é usar imagens virais e textos de persuasão, de modo a estimular conversões.

Entenda o estágio do cliente

A atuação no WhatsApp deve acompanhar os estágios do funil de vendas — topo (aprendizado e descoberta), meio (consideração) e fundo (decisão de compra). Cada contato da lista de decisão estará em uma etapa distinta.

Logo, o mesmo material não poder ser compartilhado com a pessoa que acabou de conhecer a sua loja e para aquele cliente que já está há muitos dias falando com sua empresa. Uma recomendação interessante é montar um cronograma de mensagens. Assim, você separa os conteúdos que serão disparados para os consumidores do topo, meio e fundo de funil.

Ao realizar essa tática, você não envia a mesma informação mais de uma vez e controla a jornada comercial de cada usuário, encaminhando-os para as etapas seguintes a fim de estimular a compra. Por fim, lembre-se de usar o Business para contabilizar quem visualizou e leu as mensagens.

Construa uma audiência por meio das redes sociais

As interações em outras mídias sociais (Facebook e Instagram) ajudam a levar seu público para o WhatsApp, além de otimizar estratégias de como divulgar um e-commerce. Promova o número de contato da loja e ofereça promoções a quem digitar códigos específicos a fim de gerar engajamento. Por exemplo, “envie #promo15 para ganhar 15% de desconto”. Como as pessoas terão de adicionar seu contato para encaminhar a mensagem, você obtém aprovação para enviar informações e conteúdos posteriores.

Com as dicas citadas acima, você montará uma abordagem eficiente para realizar vendas pelo WhatsApp. Para isso, basta analisar todas as possibilidades, colocar o cliente no centro, aplicar gatilhos mentais, oferecer conteúdos relevantes e ofertar produtos com alto índice de aquisição.

Se você achou este artigo útil, compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus colegas varejistas e vendedores também aprendam como utilizar o app para vender mais.

Bruna Oliveira

Bruna Oliveira

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