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Entender o que é marketplace e como esse conceito é útil no ambiente empresarial atual, representa só o começo para transformar as vendas de sua empresa, colocando-a no mapa dos negócios digitais. Isso porque, o conjunto de vantagens de investir nesse modelo comercial responde às diversas necessidades enfrentadas no mercado de hoje em dia.

Além disso, com a evolução tecnológica, os processos envolvidos podem ser integrados ao e-commerce próprio, aumentando a praticidade, a escalabilidade e a agilidade da operação. Ou seja, os ganhos não se limitam a resultados, também tornam a prática mais eficiente.

Diante desse cenário, confira neste conteúdo as principais informações para usar esse canal!

O que é marketplace?

Conceitualmente, o que é marketplace pode ser definido como um ambiente digital no qual diversas lojas virtuais expõe seus produtos ou serviços, para que clientes escolham, se conectem e comprem por esse meio. 

Ou seja, é um shopping virtual em que a infraestrutura — comercial, de marketing e financeira — é responsabilidade da plataforma fornecedora, cobrando do lojista taxas ou comissões para financiar isso.

Tal canal, se apresenta em opções B2B — empresa para empresa —, B2C — negócio para cliente — e C2C — consumidor para consumidor —, nas quais os itens são comercializados de forma ampla ou segmentada, tornando-o uma possibilidade para muitos modelos corporativos.

Como é possível entrar e vender em um marketplace?

Como definido no tópico sobre o que é marketplace, seu funcionamento se assemelha ao de um shopping organizado em lojas. Entretanto, para entrar e vender são necessárias algumas providências comuns aos empreendimentos digitais.

A começar pela política de parcerias. Enquanto, algumas plataformas exigem apenas um cadastro gratuito do vendedor, outras requerem um CNPJ e fazem uma análise ampla antes de autorizar os próximos passos. Nessa etapa, são enviados documentos e apresentados outras informações que tornam o processo mais seguro para todos.

Outro ponto variável são os custos, que incluem taxas de inscrição ou manutenção e comissões, conforme cada fornecedor. Além disso, é preciso considerar o valor do frete a partir de seu centro de distribuição, uma vez que ele também impacta na elaboração do preço de venda.

Ainda nesse sentido, a logística de compras, estoques e entregas deve ser planejada, a fim de evitar falta de produtos, demora no envio, entre outros problemas que reduzem a satisfação do cliente e fazem a reputação da loja cair.

Com esses elementos estabelecidos, o próximo passo é cadastrar os itens, usando a área administrativa do sistema, para que as vendas possam acontecer. Por fim, é necessário monitorar e proceder às atividades de apoio visando que o pedido chegue ao consumidor.

Quais são as vantagens de utilizar esse canal?

Quer seja como meio principal de vendas ou em complemento a loja física, esse canal apresenta diversas vantagens para os lojistas que optam por utilizá-lo. Veja a seguir as principais!

Maior tráfego

Ao entender o que é marketplace, fica claro que seu principal papel é ser um centro de compras em que várias opções de produtos ou serviços estão disponíveis para os consumidores escolherem. 

Como efeito, isso o torna mais atrativo, uma vez que amplia as chances do cliente encontrar o que deseja. Tal elemento, associado ao marketing realizado pela plataforma, aumenta o tráfego. Ou seja, a loja passa a ser conhecida por um maior número de potenciais compradores e a usufruir de uma elevação no nível de intenção de compra.

Menor investimento

Outra característica que ajuda a definir o que é marketplace é sua infraestrutura. Mais especificamente o fato dela já estar pronta para uso, por ser de responsabilidade da plataforma. Assim, o investimento para usufruir tanto da tecnologia quanto da estratégia fica limitado aos valores cobrados a título de taxa ou comissão.

Na prática, isso significa que a empresa conta com uma estrutura otimizada, já que os ganhos do fornecedor dependem de resultados. Em consequência, os recursos direcionados ao comercial são mais bem aproveitados, ampliando o potencial de conversão e os lucros.

Maior alcance

Visibilidade e diversificação de público decorrentes do maior alcance que estar em um marketplace proporciona, colocam o negócio diante de novos clientes que antes não estavam acessíveis.

Ao remover limites geográficos e mercadológicos, há um crescimento da competitividade do empreendimento. De forma a complementar isso, a credibilidade da plataforma deixa esses novos potenciais consumidores mais seguros para efetivar a aquisição.

Ampliação do acesso a dados

Uma vantagem que não fica limitada aos marketplaces, mas que também está ligada a eles, é a ampliação ao acesso a dados. No mercado atual, os insights que essas informações têm a oferecer são uma fonte de diferencial. Esse canal fornece diversos indicadores sobre desempenho e vendas, capacitando as lojas virtuais a planejarem ações que maximizem seus resultados. 

Aumento da lucratividade

Se por um lado, estar em um marketplace aumenta a exposição da loja — com tráfego e alcance maiores —, por outro, reduz custos operacionais — ao exigir um menor investimento e permitir o melhor direcionamento dos recursos. Assim, as vendas crescem sem acarretar gastos excessivos, tornando o negócio muito mais lucrativo.

Como vender do e-commerce direto no marketplace?

Tanto para facilitar os processos de venda, quanto para usufruir do conjunto de ferramentas digitais disponíveis no e-commerce, a integração entre loja virtual e marketplace é o melhor caminho que os negócios podem seguir na hora de construir sua operação online.

Tal modelo depende de fazer as soluções envolvidas se comunicarem. Para isso, investir em um integrador é fundamental. Essa tecnologia, sincroniza a troca de informações entre as plataformas, possibilitando:

  • unificar a gestão dos canais em um só lugar;
  • centralizar todos os pedidos recebidos das diversas fontes;
  • ampliar a visão sobre o desempenho e a participação de cada meio nas vendas;
  • gerar relatórios com dados mais completos;
  • atualizar o estoque de maneira automática e simultânea;
  • realizar cadastros e mudanças de preços uma única vez.

Mais que explicar o que é marketplace e quais são as razões que tornam esse canal uma opção vantajosa, esse conteúdo permite que as empresas que desejam investir em plataformas de vendas digitais conheçam os diversos detalhes envolvidos.

Desde a variedade de formas de cobrança até as ações práticas necessárias, passando pelos diferentes critérios, requisitos e exigências para os negócios anunciarem, a partir das informações desse artigo já é viável entender por onde começar.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.