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O marketplace de nicho é um canal de venda concentrado em categorias específicas de produtos. É um recurso muito usado pelos lojistas virtuais. O diferencial em relação ao modelo convencional é que o de nicho atua em um ambiente online adaptado à mercadoria e ao perfil de compra dos consumidores.

Dependendo do segmento do e-commerce, a presença dessa ferramenta comercial é extremamente rentável. Como se trata de algo exclusivo, quem acessa essa plataforma alternativa sabe o que deseja e conhece o item que quer comprar.

Se você comercializa um artigo diferenciado ou premium, o marketplace de nicho é essencial para alavancar as vendas, pois essa individualidade reúne um público mais seleto que está disposto a gastar.

No entanto, essa estratégia necessita de uma ajuda para funcionar com eficiência. O seu e-commerce precisa ter autoridade para ganhar destaque nesse mercado. Então, conheça as melhores dicas para vender os itens exclusivos que fazem parte do seu catálogo.

Qual é a importância do marketplace de nicho?

Ter um marketplace de nicho é uma ótima maneira de expandir o seu negócio. Dessa forma, em vez de atender segmentos que já são dominados por grandes marcas, é possível atender mercados específicos.

Demonstrar conhecimento sobre determinadas mercadorias é a melhor forma de ter uma comunicação mais eficiente com o público que deseja solucionar uma demanda distinta. Além disso, existe um conjunto de vantagens que esse canal pode trazer para o seu e-commerce. Veja a seguir.

Plano de marketing mais efetivo

Atuar em um segmento exclusivo é a melhor maneira de garantir uma comunicação efetiva e convincente com os consumidores de nicho. A partir de uma campanha de marketing concentrada nessas pessoas fica mais fácil identificar o tom de voz, as necessidades e as dores delas. Assim, você tem a sorte de se relacionar com potenciais compradores logo de imediato.

Baixa concorrência

Ao optar por essa alternativa comercial, você tem a oportunidade de atender um mercado pouco explorado e insatisfeito. Assim, é possível solucionar pendências dessa audiência, de modo a gerar maior engajamento e fidelização.

Preços mais vantajosos

Com um e-commerce de nicho, existe a oportunidade de captar clientes ao oferecer preços vantajosos, devido ao senso de exclusividade gerado pelos produtos. Como esse mercado é mais restrito, você pode ditar os valores. Ainda que negociar em segmentos exclusivos signifique ter um índice de vendas reduzido, é possível lucrar bastante.

Como ganhar autoridade em um nicho específico?

Como dito anteriormente, o marketplace de nicho exige uma abordagem exclusiva por parte das ações de marketing. Conheça as melhores dicas para ganhar autoridade nesse ramo comercial.

Reflita sobre a proposta do seu negócio

O primeiro passo para ter sucesso é definir o propósito do negócio. Como você espera atingir a vida dos consumidores? Por que as suas mercadorias são direcionadas para clientes especializados? De que forma deseja apresentar soluções convincentes?

Tudo isso deve ser considerado para construir uma boa estratégia. Portanto, estude a sua loja virtual de ponta a ponta, avalie as personas que serão atingidas pelas ofertas de nicho e faça pesquisas de marketing aprofundadas.

Acompanhe as tendências de mercado e as novidades

Marcas inovadoras estão em constante otimização. Com a evolução do comportamento do cliente, lojas virtuais que não aderem às novas funcionalidades comerciais podem estagnar e perder terreno para a concorrência. Quer ser autoridade em um segmento específico? Então, busque referências de nicho, acompanhe as tendências de marketing e consumo e melhore a experiência do público.

Descubra como garantir uma jornada comercial incrível

Os compradores só são fidelizados quando a sua marca oferece uma jornada comercial memorável. É necessário ser inesquecível, pois o usuário espera encontrar no seu marketplace de nicho o que não encontraria em outro lugar. Os consumidores têm disponibilidade para se relacionarem com empresas que os compreendem.

A construção da autoridade comercial é um trabalho árduo, mas perfeitamente atingível. Para isso, realize pequenas ações como:

  • escute o seu público visando identificar o que ele quer e como você pode ajudá-lo;
  • trabalhe duro para ser referência. Invista em estudos, qualificações e parcerias;
  • realize melhorias e otimizações nos seus produtos, de modo a garantir o senso de exclusividade;
  • promova ações educativas para atingir clientes que você quer atrair.

Ajude sua audiência a encontrar respostas

O seu público-alvo tem dúvidas que você precisa sanar, caso queira ser uma autoridade em seu nicho de mercado. Uma maneira eficiente de conseguir isso é por meio de uma boa estratégia de conteúdo. Materiais relevantes em forma de artigos de texto em blog, postagens e vídeos em mídias sociais e podcasts são excelentes para mostrar aos seus futuros compradores o quanto o seu negócio está disposto a ajudá-los.

Para isso, basta descobrir os assuntos que seus clientes pesquisam e quais informações desejam consumir. Recursos gratuitos como Google Keyword Planner (atua como planejador de palavras-chave) e Google Trends (monitora o número de buscas por uma determinada palavra-chave) são indispensáveis para encontrar esses dados.

Por fim, cuide dos canais de atendimento da sua loja de nicho. É importante que as modalidades oferecidas (e-mail, chat online, chatbot, mensagem instantânea, telefone, etc.) sejam integradas para garantir um suporte completo, ágil e eficiente.

Faça testes

Para ter um marketplace de nicho com boas vendas é necessário fazer testes. Experimente vender mercadorias compatíveis para consumidores específicos, de modo a saber como eles se comportam. Dessa forma, os itens que tiverem resultados positivos podem ser incorporados no seu catálogo de exclusividades.

Avalie as condições para se tornar parceiro de marketplace de nicho

Cada marketplace tem seus critérios para os lojistas participantes, sendo importante analisar as condições com atenção antes de realizar o cadastro. Os pontos que devem ser observados são:

  • alcance e popularidade da marca;
  • categorias de mercadorias listadas;
  • documentos necessários para cadastro (é preciso ter CNPJ);
  • formas de pagamento oferecidas e antecipação de recebíveis;
  • opções de planos de acordo com volume de vendas;
  • percentual de comissão por venda realizada;
  • valor cobrado para entrada da plataforma (em geral, é gratuito);
  • requisitos para vender, como padrões de comunicação, qualidade de imagens e integrações.

Ganhar autoridade no marketplace de nicho é indispensável para ter um negócio escalável, garantir aumento nas vendas e aumentar a produtividade da loja online. Nesse segmento, há uma infinidade de modelos e perfis de consumidores que você pode atender. Sem falar na possibilidade de fazer parcerias com players que tenham credibilidade no mercado.

Nesse sentido, o ideal é aderir a uma plataforma de e-commerce customizável que simplifique operações complexas, como a Tray Corp. A sua solução permite um marketplace próprio para crescer sem limites, além de contar com integração facilitada (ERP e outros sistemas comerciais) e comissionamento automático.

Para aprimorar seus conhecimentos sobre o tema, baixe o nosso e-book gratuito sobre marketplace de nicho e entenda por que é viável investir nesse modelo comercial.

Bruna Oliveira

Bruna Oliveira

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