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A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) deu um grande impulso ao comércio eletrônico no Brasil. Uma pesquisa da Câmara Brasileira de Economia Digital apontou que o e-commerce cresceu 73,88% em 2020. Com o aumento da concorrência, as lojas virtuais estão buscando mais alternativas sobre como oferecer frete grátis.

Essa medida é fundamental para atrair mais consumidores e aproveitar o bom momento. Para 2021, a estimativa é que o comércio eletrônico cresça 26%, de acordo com estudo da E-bit | Nielsen. 

Neste artigo, vamos apontar diversos aspectos que devem ser levados em consideração pelos empreendedores para oferecer frete gratuitamente, sem prejudicar a lucratividade. Confira!

Quando vale a pena oferecer frete grátis no e-commerce?

É compreensível um empreendedor digital ficar com dúvida sobre como oferecer frete grátis na loja virtual de forma estratégica e inteligente. Um primeiro passo para tomar boas decisões é ter uma visão realista do negócio e da concorrência.

Com essa postura, é possível verificar, de maneira mais consistente, os produtos que estão com as vendas estagnadas. Nesse caso, uma oferta diferenciada pode não apenas chamar a atenção do público-alvo, mas também expandir o faturamento acima das expectativas.

Por diversos fatores (concorrência acirrada, sazonalidade, crise econômica etc.), os clientes perdem o estímulo em investir em um determinado produto. Essa situação pode ser revertida ao apostar no frete grátis.

Afinal, é uma prática que pode contribuir bastante para aumentar as vendas em curto prazo e expandir consideravelmente o número de acessos a uma loja virtual. Isso é muito positivo para os consumidores criarem maior identificação com a marca. 

Também vale a pena oferecer frete de forma gratuita quando o número de desistências de compras no e-commerce está acima das expectativas. Em alguns casos, o valor da entrega eleva consideravelmente o custo da compra. 

Com uma boa estratégia para reduzir o valor do frete, uma loja virtual se mostra mais competitiva e capaz também de elevar o nível de fidelização. Assim, crescem as chances de expandir a carteira de clientes e o faturamento de maneira sustentável.

Como fazer as contas para não ter prejuízo?

Não é simples fazer os cálculos sobre como oferecer frete grátis sem afetar as finanças. Contudo, isso não pode ser uma barreira para deixar de apostar nessa tática para atrair o público-alvo.

Uma iniciativa válida é avaliar os produtos que apresentam uma margem de lucro bastante alta. Nesse caso, o empreendedor tem um cenário mais favorável para oferecer a mercadoria sem a cobrança de frete.

Logicamente, isso deve ser feito de maneira bastante planejada para a loja virtual não ter problemas com um aumento expressivo na demanda. É muito frustrante para um consumidor identificar uma oferta, mas não poder aproveitá-la por falta de itens disponíveis. Um bom controle de estoque pode minimizar os riscos dessa situação ocorrer. 

Outra forma eficiente de oferecer frete grátis abrange a análise das regiões em que a demanda por mercadorias é maior. Com uma avaliação precisa, o gestor do e-commerce pode constatar que o lucro das vendas é suficiente para arcar com os custos de envio de produtos para os consumidores.

É comum ver uma loja virtual destacar que alguns produtos estão com frete gratuito para determinadas localidades. É uma iniciativa que tem como meta explorar o potencial de regiões, em que os consumidores têm se mostrado mais fiéis a uma marca. 

Como oferecer frete grátis e outros descontos no frete?

Há muitas opções para um e-commerce gerenciar os custos do frete para conquistar a audiência e se diferenciar dos concorrentes de forma positiva. Com a intenção de ajudar você a encontrar boas alternativas para lucrar mais, vamos apontar iniciativas de como oferecer frete grátis com inteligência. Acompanhe! 

Frete reduzido

Nem sempre é viável abater todo o valor do frete para disponibilizar um preço competitivo. Por outro lado, isso não impede de reduzir, de maneira significativa, o valor do frete.

Muitos consumidores desistem de comprar uma mercadoria quando constatam que o valor da taxa de entrega tem uma grande influência no investimento a ser feito. Uma loja virtual deve priorizar a redução do frete, porque é uma ação necessária para ser mais competitiva. 

Frete grátis para itens específicos

Quando as vendas estão abaixo das expectativas, uma solução para reverter o quadro consiste na adoção do frete grátis. Em um cenário de acirrada concorrência, um e-commerce não pode abrir mão desse mecanismo para reduzir itens que estão há um bom tempo no estoque.

Também podem ser contemplados com frete grátis as mercadorias com uma grande demanda em virtude de datas especiais, como Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais e outras datas comemorativas. Destacar itens específicos é uma alternativa interessante para chamar a atenção do público-alvo e estimular o consumo de maneira estratégica. 

Frete grátis a partir de determinado valor

Uma iniciativa que é bastante aprovada pelos clientes é disponibilizar o frete gratuito quando as compras chegam a um valor estipulado pelo e-commerce. Inegavelmente, é uma prática que ajuda muito a aumentar o faturamento e, como consequência, os lucros.

Mesmo assim, é necessário ter cuidado com essa ação. Isso porque é preciso ter em mente os cenários em que o consumidor pode se interessar por diversos produtos em uma loja virtual ao mesmo tempo. Dessa forma, há um contexto bastante favorável para oferecer o frete gratuito quando o valor da compra justifica o empreendedor a arcar com os custos do envio das mercadorias. 

Frete grátis para áreas de maior demanda

Os consumidores mais assíduos merecem privilégios, sobretudo quando mostram potencial para elevar o nível de lucratividade do seu negócio. Para isso realmente sair do discurso, uma ótima alternativa é optar pelo frete gratuito para as regiões em que há maior demanda pelos produtos de um e-commerce.

Essa atividade pode ser feita para aquecer as vendas em períodos de menor demanda. Sem dúvida, é uma forma de manter o estoque circulando e a atenção do público-alvo para o seu negócio. Com planejamento e bom senso, uma loja virtual pode atingir excelentes resultados ao adotar bons procedimentos sobre como oferecer frete grátis. 

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Bruna Oliveira

Bruna Oliveira

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