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As redes sociais há muito tempo deixaram de ser apenas para pessoas, tornando-se também excelentes espaços para empresas. É por isso que você precisa saber como bombar no Instagram usando a sua marca.

De acordo com dados agregados pelo Statista, o Instagram já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. Desses, quase 100 milhões são do Brasil. Essa grande base de público representa uma oportunidade igualmente volumosa para as empresas que desejam ampliar seu alcance e conquistar mais clientes no meio online.

No entanto, para que seja possível transformar o Instagram em uma boa ferramenta de marketing para o seu negócio, é necessário acertar na estratégia. Entrar nesse universo sem o devido planejamento pode ser altamente prejudicial para a sua imagem e os seus resultados.

Ao seguir as melhores práticas em sua atuação no Instagram com a sua empresa, será possível fortalecer a sua marca, divulgar seus produtos, alcançar os clientes certos e contar com um novo canal de comunicação.

9 dicas para alavancar o seu negócio no Instagram

No momento em que uma estratégia de marketing para Instagram é desenvolvida, é necessário considerar alguns pontos fundamentais para o seu sucesso. Apesar de não existir uma única fórmula para obter bons resultados nessa plataforma, é possível se basear em práticas consolidadas como essenciais.

A seguir, estão destacadas as 9 principais formas de como bombar no Instagram com o perfil da sua empresa.

1. Publique conteúdo de qualidade

Quando se fala em conteúdo de qualidade, esse não é um conceito subjetivo. Para bombar no Instagram, é fundamental que você compreenda as necessidades e preferências do seu público. A partir desses dados, você deve desenvolver publicações que atendam aos seus seguidores.

Ou seja, posts de qualidade no Instagram significam conteúdo criado especialmente para o público que você pretende atingir em total alinhamento com a sua estratégia. Dessa forma, é necessário estudar quem você deseja atingir e qual tipo de conteúdo essas pessoas procuram.

2. Explore as melhores hashtags

Uma excelente forma de aumentar o alcance dos posts da sua empresa no Instagram é usar hashtags. Elas contam com um feed próprio que agrega as publicações que as utilizam, então você precisa pensar naquelas que melhor representam o seu negócio.

Pesquise por hashtags ligadas aos seus produtos e serviços. A partir daí, confira se são amplamente utilizadas pelo público. Por fim, não se esqueça de incluí-las em suas publicações para atrair gente que ainda não segue seu perfil.

3. Poste nos dias e horários certos

Saber como bombar no Instagram também é uma questão de acertar no timing. Se as suas publicações não vão ao ar no momento certo, você perderá boas oportunidades de visibilidade junto a potenciais clientes.

No entanto, não existe um único dia ou horário considerados ideais para publicar no Instagram. Em vez disso, é necessário fazer experimentos. Poste seu conteúdo em vários dias da semana e horários diferentes e, depois, monitore seus resultados para entender qual combinação gerou melhores resultados.

4. Interaja com o seu público

Se você deseja que a sua empresa tenha engajamento e alcance no Instagram, é preciso se lembrar de que essa plataforma é uma rede social. Ou seja, é preciso encontrar tempo em seu dia para responder interações de seus seguidores e quem ainda não segue seu perfil.

Essas interações podem vir na forma de comentários ou mensagens diretas. Não deixe ninguém sem resposta, até mesmo as críticas. Ao ter uma marca atuante dessa forma, o seu público enxergará a sua empresa de maneira mais favorável.

5. Mantenha um calendário editorial

O seu trabalho com o planejamento e publicação de conteúdo no Instagram precisa ser altamente organizado. Senão, você arrisca perder a sua estratégia de vista, deixar o perfil abandonado sem posts ou até mesmo repetir seus temas.

Para que isso não aconteça, você precisa trabalhar com um calendário editorial. Nele, deverão estar previstos todos os assuntos de posts, suas datas e demais orientações importantes. Crie o hábito de elaborar esse planejamento com bastante antecedência, mas deixando espaço para inserções de última hora.

6. Direcione conteúdo para conversões

Ao considerar um processo de venda para e-commerce, por exemplo, fica nítido o quanto um trabalho certeiro nas redes sociais pode gerar um bom índice de conversões. No entanto, para que isso seja possível, é necessário criar conteúdo voltado para esse fim.

Para isso, basta planejar publicações que consigam direcionar seus seguidores para a sua loja virtual. Isso pode acontecer na forma de links no Instagram Stories, o uso da aba de compras e marcações de produtos em fotos.

7. Crie um estilo de publicação próprio

As pessoas precisam ser capazes de reconhecer o tom de voz e os elementos visuais da sua marca independentemente de onde ela está. Isso também vale para a publicação de conteúdo no Instagram.

Certifique-se de que todas as suas peças de marketing sigam as diretrizes da sua marca, algo que vale tanto para imagens como textos. Tropeçar nesse aspecto fará com que o seu negócio não consiga manter a sua identidade no ambiente digital.

8. Promova ações especiais

O Instagram também é um terreno fértil para a realização de campanhas promocionais especiais. Você pode criar uma promoção que gire em torno do uso de uma hashtag, uma data comemorativa, engajamento em um post ou marcação para ampliar sua visibilidade e trazer mais interações.

Passe a considerar o Instagram como mais um espaço promocional da sua empresa. Assim como você pode continuar desenvolvendo ações no mundo offline, há várias abordagens possíveis dentro do Instagram.

9. Aprenda com os seus resultados

Mesmo após seguir todas essas dicas de como bombar no Instagram, ainda não será possível ter certeza do seu sucesso. Para isso, é necessário acompanhar de perto os seus resultados de engajamento e conversões nessa rede social.

Além disso, é fundamental que você tenha o hábito de identificar padrões de comportamento para aprender com seus resultados. A partir deles, você pode aprimorar o seu conteúdo no Instagram para obter retornos ainda melhores.

A partir das dicas deste artigo, você já tem tudo o que precisa para saber como bombar no Instagram com a sua empresa. Investir em estratégias de qualidade para essa plataforma é essencial para conquistar mais seguidores e transformá-los em clientes fiéis. Isso também será importante para fortalecer a imagem do seu negócio e contribuir para o crescimento dele.

Bruna Oliveira

Bruna Oliveira

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