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Está em busca de boas ideias para promoção de Dia das Mães? Essa é uma ótima forma de aquecer as vendas a partir do impulso proporcionado por essa data tão essencial para o comércio de produtos e até de serviços. Basta escolher as ações certas para o seu segmento e público e saber executá-las da melhor maneira!



O Dia das Mães é uma das datas mais importante do calendário do varejo, ficando atrás somente da Black Friday e do Natal. Em 2019, o faturamento do comércio eletrônico foi de R$ 2,2 bilhões nesse período, representando uma alta nominal de 5% em relação ao ano anterior, segundo o Ebit. Já em 2021, a data acontece no dia 08 de maio. Por isso, é importante já começar a se preparar.

Pensar em campanhas personalizadas é fundamental para conquistar esse público e alcançar um aumento considerável nas vendas. Pensando nisso, preparamos um guia com as principais ações de marketing de Dia das Mães para você aplicar na sua loja virtual. Confira!

Planeje-se com antecedência

Alguns dos pontos principais da preparação para qualquer data comemorativa no e-commerce é ter um bom planejamento e a organização ser feita com antecedência. Assim como você, muitas outras lojas também desejam aumentar as vendas nesse período. Com uma concorrência tão acirrada, quem não se prepara antecipadamente acaba ficando para trás.

Veja a seguir algumas ações fundamentais para a sua preparação antes de ativar suas ações de Dia das Mães!

Negocie com fornecedores e transportadoras

Já imaginou ficar sem estoque ou transporte em uma data tão importante como o Dia das Mães? Isso pode acontecer se você não se antecipar. A negociação com os fornecedores de produtos e com as transportadoras são os pontos principais nessa conta.

Essa atitude garantirá que seu e-commerce tenha estoque para atender ao aumento da demanda e um bom preço de compra de mercadorias para manter as margens de lucro mesmo realizando promoções na loja. Além disso, com o elevado tráfego de encomendas, é importante se certificar de que os produtos serão entregues no prazo.

Estude oferecer mais opções aos consumidores

Em datas comemorativas, o tempo de entrega é ainda mais importante. As pessoas buscam fretes rápidos e, em alguns casos, estão até dispostas a pagar a mais para ter o pedido em mãos no dia correto. Assim, oferecer diferentes opções de entrega é essencial.

Considere também a inclusão de outras formas de pagamento ao checkout, o que pode acabar sendo decisivo para você fechar novas vendas. Pense no perfil do seu consumidor e quais métodos costumam ser atrativos para essas pessoas.

Pense na estabilidade da sua plataforma

Assim como é importante pensar no impacto de uma promoção de Dia das Mães na logística do seu e-commerce, também é necessário pensar na plataforma. E se ele sair do ar devido à alta demanda de acessos dos clientes?

Para evitar que isso aconteça, é fundamental que você tenha uma plataforma com maior estabilidade para evitar futuras crises. Outro ponto fundamental é o suporte. Devido a alta demanda dessa data, o contato com o suporte da plataforma deve ser eficaz se caso houver algum tipo de problema em sua loja virtual.

Treine a sua equipe de atendimento

Com um aumento de procura pelo seu e-commerce em uma época aquecida como o Dia das Mães, também pode ocorrer um crescimento na demanda pelo seu setor de atendimento. Podem acontecer problemas que necessitem de soluções e o seu time precisa estar capacitado para lidar com eles.

O pós-vendas também não deve ser esquecido. Certifique-se de que o seu time de atendimento saiba lidar com as questões mais corriqueiras e tenha processos bem definidos para que o seu consumidor não seja prejudicado.

Veja boas ideias para promoção de Dia das Mães

Agora que você já conhece as decisões fundamentais para conseguir se antecipar e se preparar para uma promoção grande como essa, o próximo passo é conhecer algumas estratégias para se destacar e atrair consumidores.

Conheça as principais ideias para promoção de Dia das Mães para ajudar você nesse objetivo!

1. Lembre seu consumidor da data

O período de divulgação de datas comemorativas costuma diferir no comércio físico e online devido ao prazo de entrega de produtos no e-commerce. Assim, a campanha deve iniciar muito antes na loja virtual para que os consumidores consigam fazer seus pedidos e receber suas encomendas a tempo.

É um hábito comum de muitos consumidores deixar a compra de presentes para a última hora. Assim, é importante lembrar com antecedência seus clientes sobre a aproximação do Dia das Mães para que eles possam fazer suas compras, garantindo os preços e benefícios do meio online e evitar que eles recorram ao varejo tradicional. Para isso, podem ser usadas desde ações de e-mail marketing até banners no menu principal da home.

No entanto, as lojas que têm componentes físico e online podem se beneficiar desse esquecimento. Em conjunto às campanhas do e-commerce, é possível fazer ações direcionadas para os “atrasados”, oferecendo a opção de compra no site e retirada na loja, aumentando, assim, as chances de conversão.

2. Crie banners e hotsites exclusivos

Enquanto no comércio tradicional o clima das datas comemorativas é definido pela decoração das vitrines, os banners e hotsites cumprem o mesmo papel no e-commerce.

Nesse sentido, é importante se lembrar de que embora o foco seja as mães, geralmente não são elas que vão comprar os produtos. Por isso, é importante identificar corretamente os públicos primários e secundários da campanha, concebendo o design de forma a atender ao perfil dessas personas.

Além disso, é fundamental personalizar sua loja virtual algumas semanas antes para chamar a atenção do consumidor para a celebração, já que essa também é uma forma de lembrá-lo de fazer as compras com antecedência para garantir a entrega no prazo.

3. Faça cross-selling e upselling

cross-selling e upselling são duas estratégias que podem ser muito bem aproveitadas em datas comemorativas. A primeira se refere ao oferecimento de produtos complementares ao item visualizado, enquanto a segunda corresponde à sugestão de uma mercadoria semelhante à buscada, mas com qualidade e benefícios superiores. Essa é uma forma de aumentar o ticket médio da compra ao mesmo tempo em que facilita o processo de escolha do consumidor.

Você pode contar com a ajuda da tecnologia para potencializar isso. Usando uma plataforma de automação de marketing, você pode gerar recomendações automáticas de produtos similares ou complementares aos já comprados ou visualizados pelo seu cliente e disparar essas dicas por e-mail.

4. Elabore campanhas personalizadas de e-mail marketing

O e-mail marketing continua sendo uma das estratégias mais poderosas e direcionadas do marketing digital. Assim, é importante não se esquecer dessa ferramenta na hora de fazer seu planejamento para datas comemorativas.

Essa comunicação pode incluir desde as promoções que estarão vigentes no período até sugestões de produtos e kit presenteáveis no Dia das Mães. Nesse canal também é possível realizar ações criativas e de tom sentimental, trazendo reflexões sobre a data e fugindo da abordagem exclusivamente comercial.

5. Invista em remarketing

Os anúncios de remarketing são uma excelente estratégia para recuperar consumidores que desistiram de uma compra antes de concluí-la — sendo especialmente efetiva em campanhas de datas comemorativas. Assim, esse é o momento ideal para investir nesse tipo de iniciativa e evitar que os gastos em mídias pagas sejam desperdiçados, perdendo vendas.

O grande benefício disso é poder impactar potenciais consumidores até mesmo quando não estão em seu site. A maioria das plataformas de mídia da atualidade suporta o remarketing, como é o caso do Google Ads e o Facebook Ads (que também veicula anúncios no Instagram).

6. Ofereça cupons de desconto

A maioria das pessoas gosta de economizar e essa é a premissa básica de uma promoção, mas você pode ir além e dar mais liberdade ao seu consumidor para escolher onde aplicar seu desconto. Uma das ideias para o Dia das Mães que você pode aplicar é oferecer cupons especiais para o seu público.

Ao distribuir esses cupons de desconto de forma estratégica em seus canais de marketing, você pode até potencializar esses meios de comunicação para ações futuras. Divulgue seus cupons e incentive o compartilhamento deles para fortalecer a estratégia.

7. Use as redes sociais para promover suas ações

As redes sociais são canais de marketing bastante poderosos, já que fazem parte do cotidiano de muita gente e oferecem diversas opções de formatos de conteúdo para serem utilizados em suas ações promocionais. Portanto, vale muito a pena integrá-las à sua promoção de Dia das Mães.

Analise qual tipo de conteúdo funcionaria melhor para atingir o seu público e aproveitar ao máximo o que as suas redes sociais têm a oferecer. Por exemplo, você já pensou em usar posts no formato carrossel no Instagram ou criar uma série de vídeos promocionais pelo YouTube?

8. Ofereça personalização de produtos estratégicos

A personalização é uma forte tendência do varejo como um todo, mas é particularmente valiosa para ocasiões como o Dia das Mães. Afinal, o centro das atenções é uma pessoa única, com traços e personalidade que devem ser levados em conta para tornar o presente ainda mais a cara dela.

Portanto, o que acha de oferecer a possibilidade de personalização dos produtos do seu e-commerce? Você pode disponibilizar porta-retratos com molduras que trazem o nome da pessoa ou itens para a casa customizados.

9. Recrute influenciadores para ampliar seu alcance

Em diversos segmentos, existe uma infinidade de influenciadores que dispõe de bastante credibilidade junto a seu público. Acessar essas personalidades e trazê-las para perto do seu e-commerce pode proporcionar um impulso considerável de alcance para a sua promoção de Dia das Mães.

Lembre-se de pesquisar por personalidades que geram identificação com seu público-alvo. Outra possibilidade é pesquisar por influenciadoras que produzam conteúdo sobre maternidade para integrar a sua campanha. Avalie se é mais vantajoso patrocinar um conteúdo delas ou se é melhor trazê-las para aparecer em seus próprios canais de marketing e anunciar suas promoções de Dia das Mães.

10. Crie uma lista de recomendações por perfil

Nem sempre as pessoas sabem qual presente dar para as mães nessa data tão especial. O seu e-commerce pode se posicionar como um aliado nesse dilema ao criar e divulgar listas com recomendações de presentes para diferentes perfis de mães. Isso servirá como uma grande ajuda para levar essas pessoas a fecharem negócio com a sua loja.

O segredo para o sucesso está em considerar diferentes perfis de mães e aqueles que costumam ser os presentes mais desejados por elas. Inclua links diretos para os produtos do seu e-commerce e, assim, contribua para as suas vendas aumentarem a partir deles.

11. Veicule um conteúdo que incite emoções

O Dia das Mães pode ser uma data bastante emotiva para as pessoas, sejam elas filhos ou mães. Para ampliar o alcance da sua promoção e fortalecer o nome do seu e-commerce, considere investir em uma peça de marketing que seja capaz de invocar essas emoções.

Você pode produzir um vídeo com depoimentos de mães e filhos sobre as principais alegrias e dificuldades de suas vidas, por exemplo. Nesse caso, não é necessário transformar esse conteúdo em algo excessivamente promocional, já que, dessa forma, ele pode perder a autenticidade.

12. Aposte no conteúdo gerado pelo usuário

Você já trabalhou com conteúdo gerado pelo usuário (ou user generated content) em seu e-commerce? Isso é o que o nome já diz: envolve colocar o seu consumidor como produtor de peças criativas que você pode replicar em suas campanhas, conferindo muito mais personalidade e um valor único a elas.

O Dia das Mães é uma data bastante especial para muita gente, especialmente porque estimula gestos de amor e carinho. Então, por que não convidar os seus clientes a enviarem fotos deles com as mães para concorrer a algum prêmio ou desconto em sua loja? Você também pode usar a força das redes sociais ao incentivar o uso de uma hashtag temática da sua campanha.

13. Não se esqueça de outros tipos de mães

Fazer com que o seu público sempre se sinta incluído em suas ações de marketing é o segredo para contar com a preferência e admiração dele. Embora a data em questão seja o Dia das Mães, nada impede que você amplie as possibilidades das suas ações para incluir outras pessoas que exerçam esse papel nas vidas das pessoas.

Afinal, por que não presentear uma madrasta? Ou uma tia que sempre foi uma verdadeira mãe para alguém? Considere essa abordagem para uma maior inclusão em suas peças promocionais e, assim, ter mais gente se sentindo representada por ela.

14. Dê um passo além

Todas as dicas expostas aqui são importantes para que seu e-commerce tenha resultados positivos. No entanto, não limite seu planejamento a elas. Com um bom entendimento de mercado e do seu público-alvo, é possível empreender uma série de ações criativas para o Dia das Mães.

É possível, por exemplo, produzir uma série temática de vídeos sobre a data, protagonizada pelas mães dos funcionários da sua empresa. Também têm lugar iniciativas simples mas extremamente efetivas como produzir guias personalizados de presentes por perfil de mãe, fugindo dos clichês de itens de cozinha e eletrodomésticos.

As opções são muitas e, quanto antes você iniciar o planejamento das ações de marketing do Dia das Mães, melhores serão os resultados sobre as vendas. Agora é a hora de considerar as alternativas e elaborar o seu planejamento promocional tendo em vista a aproximação de uma data tão importante como o Dia das Mães.

É fundamental prestar atenção nessas tendências para conseguir bons resultados na comemoração. Nesse sentido, negociar com os fornecedores antecipadamente para conseguir bons preços e oferecer boas promoções, reforçar a divulgação na duas semanas que antecedem o evento e investir em ações omnichannel são algumas das estratégias que merecem atenção especial.

*Artigo originalmente publicado em março de 2019 e atualizado em abril de 2021.



Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.