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Dentro de uma estratégia de comércio eletrônico, o cuidado com a parte logística não deve ser negligenciado. Quando o assunto é transporte de mercadorias, muitos e-commerces recorrem ao serviço dos Correios, pois, dependendo da situação e do tipo de produto, essa é uma opção mais vantajosa do que as empresas transportadoras.

Neste post, mostraremos o que é o contrato com os Correios, como funciona e quais os seus benefícios. Também ajudaremos você com um passo a passo que será útil na hora de a sua loja virtual fazer esse contrato.

Se ficou interessado no assunto, não deixe de continuar a leitura.



O que é o contrato com os Correios?

Para que os Correios possam prestar o serviço de envio e entrega de produtos, é preciso firmar um contrato. Uma vez que o acordo é feito entre as partes, o comércio eletrônico pode usufruir de vários benefícios. Assim, se um e-commerce atende a pessoas de todo o Brasil, já pode pensar seriamente em lançar mão de um contrato com a companhia estatal.

Como o contrato com os Correios funciona?

Depois que foi firmado o acordo entre as partes, o lojista passa a ter acesso à plataforma dos Correios responsável pelo gerenciamento das mercadorias, o Sigep Web. O pagamento pelo serviço é feito mensalmente. Dentre as funcionalidades do Sigep Web, está o cadastro dos produtos do e-commerce.

Ao chegar à companhia, o único procedimento do lojista será pesar a mercadoria, para ver se está de acordo com as especificações inseridas no sistema. Ele deixará as encomendas em um balcão, o que evita filas.

Existe, também, a possibilidade de um funcionário dos Correios se deslocar até o endereço do estoque da loja virtual.

Quais são os custos do contrato com os Correios?

Embora a emissão do cartão Correios Fácil (documento que funciona como um contrato entre o e-commerce e a estatal) seja gratuita, o lojista deve estar ciente de que houve uma mudança considerável nos custos de frete.

Isso, porque, em julho de 2020, os Correios extinguiram o pacote chamado Encomenda 1, cujo valor mínimo para envio pelo PAC e SEDEX era, respectivamente, R$ 127,40 e R$ 123,43.

Com a mudança, o lojista pode optar pela opção chamada Encomenda 2 ou E-commerce 1, sendo que a cota mínima para firmar contrato é de R$ 2.000,00. Além disso, no intervalo de 30 dias, é preciso fazer pelo menos 66 encomendas, outra mudança significativa na forma de contrato.

Para entender melhor como essa alteração impacta as finanças da loja virtual, suponha que o empreendedor tenha um volume de postagem equivalente a R$ 1.500 reais.

Como faltam R$ 500 reais para completar a cota mínima de R$ 2.000,00, a estatal lança uma complementação financeira do valor discrepante para o lojista pagar. No entanto, nos dois primeiros meses de parceria, o lojista não precisa pagar a cota mínima.

Quais são as formas de envio dos Correios?

Existem várias formas de fazer envios pelos Correios, como telegrama e mala direta. No entanto, em se tratando de um e-commerce, as principais modalidades são PAC e SEDEX. Confira cada uma delas nas subseções a seguir!

PAC

Quando não existe um senso de urgência para a entrega de um produto, a loja virtual pode optar pelo PAC (Prático, Acessível e Confiável), que é um serviço de entrega não expresso. Por consequência, os seus custos tendem a ser menores, o que pode ser bastante benéfico ao lojista.

No entanto, é preciso estar atento às especificações de envio nessa modalidade, que são produtos de até 50 quilos (desde que entregues dentro do mesmo estado) e 30 quilos (para outros estados). Também é preciso que a mercadoria em questão tenha até 105 centímetros de comprimento.

Prazos de entrega do PAC

Normalmente, as entregas são realizadas em dez dias úteis. Apesar disso, alguns atrasos podem ocorrer, dependendo do estado para onde o produto é transportado. Confira, a seguir, os valores de indenização caso a mercadoria seja entregue fora do prazo:

  • 5% do valor de postagem, se o atraso for de 1 a 5 dias;
  • 10% do valor de postagem, se o atraso for de 6 a 10 dias;
  • 15% do valor de postagem, se o atraso for de 10 dias ou mais.

Cálculo de frete pelo PAC

Para calcular o frete, é preciso considerar, além da distância percorrida pela mercadoria, o seu peso e suas dimensões. Uma forma bastante eficiente de simplificar esse procedimento é quando ocorre a integração da plataforma de e-commerce com o sistema dos Correios, o que reforça a importância de contratar uma solução com essa característica.

Rastreamento da mercadoria e horário de entrega

Os Correios disponibilizam um código que permite rastrear a mercadoria. Isso também permite ao lojista enviá-lo ao cliente, que, assim, terá a ansiedade reduzida.

A entrega das encomendas tem a limitação de ocorrer somente em dias úteis, ou seja, de segunda a sexta. Embora haja variações em função da região, normalmente, o horário costuma ir das 9 às 17 horas.

PAC mini

Os Correios também disponibilizam uma modalidade para encomendas de até R$ 100,00: o PAC mini. O produto a ser entregue não pode ultrapassar 300 gramas, e suas dimensões devem ser de, no máximo, 4 cm x 16 cm x 24 cm. Os valores cobrados nesse sistema costumam ser mais baratos, em comparação com o PAC tradicional e o SEDEX.

SEDEX

Ao contrário do PAC, o SEDEX tem a proposta de prezar pela urgência na entrega de mercadorias. Trata-se da modalidade mais rápida dos Correios, levando a encomenda ao destino até mesmo no próximo dia útil.

Embora o custo seja maior, essa opção pode impactar a satisfação e fidelização dos clientes do e-commerce, uma vez que os prazos tendem a ser atendidos — e até superados — com mais precisão e frequência.

O serviço abrange todo o território nacional e, assim como o PAC, cria um código para o rastreio da mercadoria. Também é importante que o lojista esteja atento aos tipos de SEDEX, que são:

  • SEDEX 10: entrega a mercadoria até as 10 horas do dia seguinte. Caso o prazo não seja cumprido, é feito o reembolso de metade do valor pago pelo contratante;
  • SEDEX 12: entrega a mercadoria até as 12 horas do dia seguinte. As demais características são idênticas às do SEDEX 10;
  • SEDEX Hoje: entrega no mesmo dia, reembolsando o contratante com metade do valor pago em caso de atraso. No entanto, é preciso acessar o site dos Correios para verificar sua disponibilidade;
  • SEDEX a cobrar: o destinatário deve arcar com o valor de frete da mercadoria. Esse pagamento pode ser feito no ato da entrega, ou o vendedor pode pedir o depósito de forma antecipada;
  • SEDEX Mundi Documentos: é responsável pelo envio de documentos ao exterior que tenham urgência;
  • SEDEX Mundi Mercadoria: envia para o exterior alguns tipos de encomendas.

Quais são os benefícios de fazer um contrato com os Correios?

De acordo com os próprios Correios, 90% das lojas virtuais usam os serviços da estatal para realizar a entrega de encomendas. Com o intuito de reduzir processos burocráticos na hora de firmar os acordos, a empresa criou o Cartão Correios Fácil, que pode ser considerado o próprio contrato.

Fazer um contrato com os Correios pode proporcionar vários benefícios. Veja a seguir os principais deles.

Cota mínima

Antes de falarmos em cota mínima, é importante expliquemos a ideia por trás do ciclo de faturamento. Funciona da seguinte forma: entre os dias 21 do mês corrente e 20 do mês seguinte, todo o faturamento do e-commerce é discriminado em um boleto bancário, que deve ser pago no dia 11 do mês seguinte.

Como vimos, a companhia estatal também oferece a isenção do pagamento da cota mínima durante os primeiros dois ciclos. Essa cota tem valores variáveis, de acordo com o que foi firmado em contrato. Além disso, o pagamento da cota mínima assegura que o lojista terá tarifas mais baratas em entregas tanto nacionais como internacionais.

Logística reversa

Se o comércio virtual faz um bom uso da logística reversa, ele mostra ao consumidor que tem preocupação com a experiência que lhe oferece. Um contrato com os Correios gera benefícios para a loja online nesse aspecto.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem até 7 dias para desistir da compra de um produto. Assim, ele pode enviar a encomenda de volta sem custos adicionais. Isso pode ocorrer caso a mercadoria esteja avariada ou se o envio tiver sido feito para o destinatário errado, por exemplo.

Por meio do contrato, os Correios asseguram a logística reversa em um e-commerce. Embora os custos de devolução sejam de responsabilidade do lojista, é preciso estruturar bem essa operação, no intuito de aperfeiçoar constantemente a experiência dos usuários. Ainda que imprevistos sempre possam acontecer, nesses momentos, é preciso transmitir responsabilidade e profissionalismo aos clientes.

 

Redução do tempo até a postagem

O sistema Sigep web é muito prático porque permite gerenciar os processos logísticos, cadastro dos dados de entrega, cálculo de frete e até mesmo fazer a importação ou exportação de bancos de dados das encomendas. Com essas funcionalidades, contribui para reduzir o tempo das etapas de postagem de cada mercadoria.

Assim, o tempo de preparação do pacote é minimizado, garantindo muito mais produtividade para sua loja e uma espera reduzida para o cliente. O item é postado com agilidade, o que gera uma imagem positiva para a sua loja virtual.

Além disso, existe o serviço de coleta agendada, no qual, como explicamos, não é preciso comparecer até uma das unidades dos Correios porque a mercadoria é retirada do estoque da sua empresa pela equipe dos Correios, o que agiliza o processo.

 

Integração de sistemas de gestão

Considerando mais uma vez as facilidades oferecidas pelo Sigep web, você ainda tem a grande vantagem de fazer a gestão de informações de uma forma otimizada por meio da integração de sistemas que o contrato com os Correios possibilita.

Com esse sistema você consegue gerenciar também as etapas após o envio da encomenda. Todos os dados ficam registrados, incluindo o número de rastreamento, assim, é formado um histórico importante para o registro de informações do seu negócio, o que gera um banco de dados que poderá ser utilizado para sua análise logística posteriormente.

Sem falar que é possível integrar o Sigep web a outras soluções para que você possa concentrar toda a logística em uma mesma estrutura, garantindo mais robustez para ela, praticidade na hora de gerenciar, um controle mais eficiente e também o ganho de produtividade.

 

Redução de custos

Com a isenção da cota mínima e as taxas baixas, quem faz o contrato com os Correios também tem a grande vantagem de conquistar uma redução de custos significativa. Esse é um detalhe importante, já que os processos logísticos costumam trazer gastos altos para qualquer empresa.

Mas não são apenas as cotas e taxas que promovem essa redução de custos operacionais. Você também não pode esquecer de que o seu tempo é otimizado. Os processos são muito mais práticos com o suporte do sistema dos Correios e, dependendo do momento, não é preciso se deslocar para fazer a postagem da mercadoria. Tudo isso promove economia.

 

Mais competitividade

Como você viu, o atendimento para quem tem contrato com os Correios é diferenciado, e isso contribui para gerar um diferencial nos seus próprios serviços, trazendo muito mais competitividade para a sua loja virtual e fazendo com que ela se torne mais atrativa para o público.

Isso acontece por causa das boas condições de frete, que podem ser oferecidas. Como as taxas serão menores, o valor do custo do envio para o cliente também fica reduzido — e ele ainda pode conseguir frete grátis. Sem falar do tempo de recebimento da mercadoria que, por causa da logística descomplicada, fica menor.

 

Flexibilidade

É importante ressaltar que ao fazer um contrato com os Correios estamos falando da estatal em si e não de uma unidade específica. Isso significa que você está contratando os serviços em todo o território brasileiro, então, não se limita à unidade da sua cidade.

Isso faz a diferença porque optando pelo contrato você pode fazer as suas postagens em qualquer agência dos Correios no Brasil inteiro, ou então em agências franqueadas. É mais flexibilidade para você usufruir dos benefícios do contrato onde quer que esteja.

 

Satisfação dos clientes

Deixamos essa vantagem como última, porém não menos importante, afinal, fazer um contrato com os Correios não trará benefícios apenas para os seus processos logísticos, mas vai contribuir com o sucesso do seu negócio de um modo geral. Isso porque os clientes ficarão satisfeitos.

Oferecendo fretes mais baratos, em algumas ocasiões também a possibilidade do frete grátis, um tempo de entrega menor e fazendo a postagem com agilidade, o consumidor se sente bem atendido. Essa satisfação gera a fidelização, pois você ganha a preferência do cliente por causa da sua logística otimizada.

 

Há um faturamento mínimo para que se possa fazer um contrato com os Correios?

Não há um faturamento mínimo para manter o contrato com os Correios, entretanto, existe uma cota mínima para a oferta desse tipo de serviço. Logo as postagens precisam alcançar esse valor. Isso significa que a empresa pode não fazer nenhum envio, mas será faturado o valor de R$ 2.000,00.

Porém, como dito, mesmo quando ele não é alcançado, é possível manter o contrato com os Correios porque é feita uma complementação financeira de acordo com o valor utilizado em serviços pelo lojista.

Sendo assim, é preciso que cada um analise as próprias demandas do negócio para verificar, de acordo com o volume de postagens, se de fato compensa fazer essa contratação. Afinal, não se esqueça de que a isenção da cota mínima acontece apenas nos dois primeiros meses, depois, é preciso atingir esse valor para não ter que pagar a complementação.

Quando compensa e quando não compensa optar por esse serviço?

O volume de vendas da loja virtual é o principal fator a ser considerado na hora de fazer parceria com os Correios. Como falamos mais acima, houve um aumento considerável nos custos iniciais para realizar entregas pela estatal, já que ocorreu a extinção da modalidade Encomenda 1, que era bem mais barata do que as opções Encomenda 2 e E-commerce 1.

Nesse sentido, o lojista deve tomar cuidado para não ter que reembolsar os Correios, pois o valor mínimo passou a ser de R$ 2.000,00. Se o volume de vendas da loja virtual for superior a esse valor, o contrato com a estatal passa a ser vantajoso, visto que a parceria oferece descontos, melhor controle em relação ao frete e um prazo mais estendido para o pagamento do serviço.

Outro fator importante a ser considerado é o histórico de greves da estatal. Quando isso ocorre, as entregas tendem a atrasar, o que gera frustração por parte dos clientes. Portanto, levantar as necessidades do negócio é fundamental, no sentido de determinar se é preferível firmar uma parceria com os Correios ou contratar os serviços de uma transportadora.

Passo a passo para e-commerce: como fazer contrato com os Correios?

No site dos Correios, é preciso que o lojista preencha o formulário de adesão. Além disso, no ato do preenchimento, será necessário usar o certificado digital do negócio, que é demandado também na emissão das notas fiscais do comércio eletrônico. Depois dessa etapa, é preciso realizar os quatro seguintes procedimentos:

  • informar os dados da empresa no site da estatal;
  • verificar, dentre os serviços disponíveis pelos Correios, quais melhor se enquadram nas necessidades da loja virtual;
  • baixar um documento em PDF e assiná-lo digitalmente;
  • aguardar pela chegada do Cartão Correios Fácil no endereço informado.

Como dissemos, o Cartão Correios Fácil reduz bastante a burocracia, uma vez que o procedimento pode ser feito 100% online. Para isso, basta acessar o site da estatal e preencher um formulário de adesão. A relação de documentos pode variar em função do tipo de negócio virtual, mas, na hora do cadastro, o lojista precisa informar os seguintes dados:

  • e-CNPJ, também conhecido por certificado digital, que é responsável pela emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • inscrição estadual;
  • razão social;
  • nome-fantasia;
  • CNAE;
  • endereço físico do e-commerce;
  • contrato social;
  • relatório de faturamento anual;
  • CPF e RG do dono do e-commerce.

O Cartão Correios Fácil é obtido gratuitamente; sendo que o único custo envolvido nessa contratação é o de cota mínima — que, como visto, não precisa ser pago nos dois primeiros ciclos de faturamento.

Dependendo do e-commerce, o contrato com os Correios é a melhor opção. O Cartão Correios Fácil dá acesso ao sistema de gerenciamento dos pedidos, o que evita que o lojista tenha de pegar filas na hora de enviar os produtos pela estatal. Além disso, os donos de loja virtual podem se beneficiar com tarifas de frete reduzidas e logística reversa.

Por fim, para que as operações de venda de uma loja virtual ocorram com qualidade, é indispensável que se escolha uma plataforma que tenha integração com os Correios. No mercado, existem soluções que permitem vantagens como o rastreamento das encomendas e fretes mais baratos.

Por que trabalhar com essa opção no e-commerce?

É importante ressaltar que para as pessoas que fazem compras na sua loja virtual não haverá nenhuma informação diferente que indique que ela está utilizando um serviço de Correios contratado pela sua empresa. Ou seja, basicamente não tem diferença alguma para o consumidor.

O cliente apenas vai perceber que o prazo de envio ou entrega, assim como as taxas, são menores, mas somente você e a equipe da sua loja é que vão saber que se trata de um contrato com os Correios. Portanto oferecer essa opção não vai alterar as opções as alternativas de frete, mas os custos que o cliente terá para receber a mercadoria em casa.

Sendo assim, fazer o contrato é vantajoso porque, como você viu, terá um frete com condições mais competitivas e o público encontrará vantagens na hora de escolher sua loja. Além disso, o processo logístico será descomplicado e terá um custo menor, o que beneficia também a empresa.

Fazer um contrato com os Correios é interessante para que você tenha uma logística otimizada e o diferencial de valores mais atrativos para o cliente. Mas não se esqueça de considerar as necessidades e demandas do seu negócio para colocar na ponta do lápis e ver se de fato compensa. Além disso, escolha uma boa plataforma para que a integração dos Correios com a sua loja virtual aconteça sem problemas.

A Tray Corp oferece soluções que podem ajudar você a fazer a integração da sua loja virtual com os Correios e outros recursos importantes. Entre em contato com a nossa equipe para conferir os serviços à sua disposição!


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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.