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Produzir conteúdo para redes sociais requer esforço e planejamento. A razão disso é que a audiência sempre está buscando se nutrir com informações valiosas e que respondam às suas dúvidas. Planejar as publicações é o primeiro passo para que elas tenham uma frequência definida, o que contribui no aumento de visualizações, interações e seguidores.

Durante o planejamento é preciso estabelecer os objetivos e metas relacionados com os conteúdos nas redes sociais. Além disso, conhecer bem a audiência deve ser o norte na hora de definir que tipo de postagem é mais adequada para aquele público. Estabelecer uma comunicação aberta e agregar valor àquilo que está sendo publicado também são indispensáveis.

Confira a seguir 9 dicas de conteúdos que podem ser utilizados em redes sociais, não só para fidelizar os atuais seguidores como também atrair cada vez mais pessoas interessadas nos assuntos abordados.


 

1. E-book

O e-book traz informações detalhadas que ajudam um determinado público a tirar dúvidas que podem não ser sanadas em um artigo de blog. Além disso, para que esse tipo de conteúdo seja acessado, é preciso que a pessoa forneça dados como o e-mail. Dessa forma, ela passa a integrar uma lista de contatos que pode ser nutrida com outros conteúdos relacionados.

2. Minitextos

Os minitextos costumam fazer bastante sucesso em redes sociais como o Instagram. Normalmente eles consistem em um único parágrafo, mas o seu conteúdo pode ser bastante rico e agregar valor para quem está lendo. Textos motivacionais ou de reflexão são exemplos de como explorar esse tipo de abordagem.

3. Vídeos

Esse tipo de conteúdo é bastante popular no mundo inteiro. Além do YouTube, existem várias outras plataformas que são usadas por pessoas e empresas na hora de criar vídeos. Também é possível investir nesse formato em outras redes sociais, mas com moderação, sempre levando em conta a proposta de cada plataforma. No caso do Instagram, por exemplo, deve-se priorizar conteúdos como imagens e fotos.

4. Desenhos

Os desenhos são úteis na transmissão de informações de forma sucinta. Além disso, esse formato pode ser utilizado na hora de contar histórias, que consiste em um excelente artifício para cativar o público. Os quadrinhos são um exemplo de como explorar o desenho para esse fim.

5. Gifs

Os Gifs são vídeos curtos que podem ser explorados de várias formas, desde vídeos no YouTube e blogs até nas redes sociais. Uma vez que esse formato se popularizou bastante, surgiram várias maneiras de criar esse tipo de conteúdo de um jeito simples e online. As principais ferramentas são:

  • YouTube to Gif — permite a inserção de textos após a criação do Gif, bem como o download;
  • Gif Creator — possibilita fazer o upload de fotos para serem posteriormente transformadas em Gifs;
  • GifMe — extensão do Google Chrome para a criação desse tipo de conteúdo;
  • Gifpal — consiste em uma aplicação mais completa, permitindo configurações como brilho e efeitos;
  • IMGFLIP — permite criar Gifs com base em fotos e vídeos do computador, como também por meio do YouTube;
  • Make a Gif — aplicativo bastante versátil, que permite criar Gifs de várias formas, inclusive pela câmera do computador.

6. Fotos

Quando se trata de fotos, sem dúvida o Instagram é a principal rede social para postar esse tipo de conteúdo. Por isso, é importante fazer postagens com nitidez, clareza e objetividade. Também é importante considerar as cores, de modo que a página fique com uma aparência harmônica a atraente para a audiência.

7. Tutoriais

Tutoriais são excelentes na hora de produzir conteúdo para loja virtual e explicar sobre um determinado procedimento. Esse formato ajuda a gerar engajamento e compartilhamento, de modo a aumentar o alcance de determinada marca. Normalmente, o meio mais convencional para postar tutoriais é no YouTube e, mais recentemente, no IGTV do Instagram, mas nada impede desse tipo de conteúdo ser postado em redes sociais e blogs corporativos.

8. Enquetes

As redes sociais mais utilizadas em enquetes são o Instagram e o Twitter. Esse recurso auxilia bastante o criador de conteúdo na hora de saber se a audiência está ou não gostando das postagens, dentre outros feedbacks.

9. Lives

Fazer lives com frequência é uma excelente forma de agregar valor ao conteúdo que é postado nas redes sociais. Além disso, se relacionar com a audiência contribui para o aumento de engajamento, bem como da autoridade de uma página. Uma live pode, por exemplo, ser a porta de entrada de como vender pelo Instagram.

Cronograma de postagens

Como foi visto, existem diversos formatos para explorar em redes sociais. O cronograma de postagens é um meio indispensável para que o criador de conteúdo consiga não só se organizar em relação às publicações, mas também tenha sempre algo novo a apresentar aos seguidores.

Cronograma semanal e mensal

Existem basicamente duas formas de criar um cronograma: semanal e mensal. O primeiro é mais indicado no início, além de poder ser feito de forma genérica ou específica. Já o segundo só é recomendado quando o criador de conteúdo já estiver familiarizado com o semanal. Isso porque o cronograma mensal é complexo e específico. Quando se faz esse planejamento, vários benefícios são obtidos, a destacar:

  • ajuda as postagens a serem frequentes e consistentes, bem como contribui na escolha da melhor rede social para a publicação;
  • contribui para o criador de conteúdo se anteceder quanto às postagens que precisa fazer;
  • maior organização;
  • o criador de conteúdo passa a ter mais tempo quando cria um cronograma, podendo se dedicar a outras atividades do negócio.

A importância de adaptar o planejamento de conteúdo para redes sociais

Quando se usa as redes sociais em uma estratégia de marketing digital, é importante ter em mente que muitas vezes será preciso fazer ajustes. Isso se dá porque novas tendências surgem o tempo todo, cabendo ao criador de conteúdo estar a par dessas mudanças e, com isso, atualizar a sua estratégia.

Esforço e planejamento são indispensáveis na hora de criar conteúdo para redes sociais. Vale enfatizar que a audiência sempre está em busca de conteúdos com alto valor agregado e que a ajude a sanar as suas dúvidas.

Como foi visto, o cronograma de postagens é uma ferramenta que beneficia o criador de conteúdo de várias formas, como o aumento de tempo livre, maior frequência e consistência das publicações.

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