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Existem datas comemorativas e outras específicas do calendário do e-commerce que oferecem grandes oportunidades de planejamento de campanhas especiais para alavancar as vendas. Para além das mais conhecidas e esperadas, como Natal e Dia das Mães, é possível explorar outras possibilidades ao longo do ano, como o Dia da Saudade, por exemplo.

Para ajudar você nesse planejamento, preparamos este artigo com essas principais datas importantes para o comércio e algumas dicas de como estruturar suas estratégias para e-commerce. Confira!



30 de janeiro – Dia da Saudade

Dia ideal para ações de remarketing no seu e-commerce. Uma data ótima para recuperar clientes inativos e carrinhos abandonados com condições especiais. Aproveite, invista em e-mail marketing promocional, ofereça benefícios aos clientes, promoções exclusivas para quem já comprou em sua loja, cupons de desconto ou brindes especiais.

Faça campanhas em tons saudosistas e relembrando seu cliente da importância que ele tem para você e da falta que ele faz!

14 de fevereiro – Valentine’s Day

O Valentine’s Day, ou o dia dos namorados internacional, é o Dia de São Valentim. Com a globalização, essa data vem tendo cada dia mais visibilidade no Brasil.

Aproveite para lançar campanhas e produtos voltados aos casais. Vale tudo, desde promoções “leve dois” a kits para namorados. Lembrando que os produtos mais vendidos nessa época são Smartphones, Livros, Relógios de pulso, Perfumaria e Calçados. Aproveite a data para personalizar seu site e criar um ambiente atrativo, com clima bem romântico.

16 de fevereiro – Carnaval

Essa é uma data importante para planejar — principalmente as questões logísticas. O maior feriado do país tem grande impacto nas entregas, pois muitas cidades têm carnavais de rua e realmente param durante a data.

Além disso, deve-se pensar também no atendimento, por conta do feriado e da equipe reduzida na época. Como ficará o suporte do seu e-commerce? E suas entregas? Além de organizar sua equipe, entre em contato com seus parceiros logísticos e confira como será o expediente deles durante o Carnaval. Caso seja necessário, recalcule as estimativas de prazos e deixe claro ao cliente, evitando insatisfação.

08 de março – Dia Internacional da Mulher

Essa é uma oportunidade para criar campanhas voltadas ao público feminino. Aproveite para trabalhar a imagem da sua marca já que a data homenageia e representa as lutas femininas por melhores condições de vida, trabalho e pelo direito de voto. Então, produtos diversos devem ser ofertados e não somente utensílios de cozinha e eletrodomésticos.

Uma ótima opção é oferecer cupons para que as próprias mulheres possam escolher seus presentes e e-mails com descontos exclusivos para elas.

15 de março – Dia do Consumidor

Aqui o foco realmente são as promoções e liquidações. O Dia do Consumidor é fundamental para mostrar o quanto os seus clientes são importantes e trabalhar relacionamento. Embora a data oficial seja no dia 15, muitos e-commerces organizam suas promoções para a quarta-feira dessa semana, que em 2020 cai no dia 11.

Em 2017, foram 421 mil pedidos processados nessa data e um ticket médio de R$480, segundo dados da Ebit. As categorias de produtos mais populares nessa data são Livros, Eletrodomésticos, Cosméticos e Perfumaria e os descontos chegam a até 60%. Planeje-se para oferecer descontos atrativos e não ficar atrás da concorrência.

04 de abril – Páscoa

Data importante para o comércio brasileiro. Ela movimenta desde o e-commerce religioso até categorias como Utensílios de Cozinha, Decoração e Embalagens, Eletrodomésticos, Alimentação e Brinquedos. Faça uma comunicação ativa e aposte na experiência do consumidor e no visual para vender mais.

23 de abril – Dia Mundial do Livro

Assim como o Dia do Leitor, essa é uma data que vale a pena ser explorada pelos aficionados em literatura, investindo em promoções especiais para coleções e compras conjuntas de obras do mesmo estilo. Também é possível explorar outros artigos ligados ao mundo literário, como camisetas, acessórios e canecas inspiradas nos personagens.

Final de abril – Dia do Frete Grátis

Data que começou a ser comemorada no país há alguns anos, é uma campanha de adesão dos marketplaces e e-commerces em geral. Ela varia de acordo com o ano e é combinada entre os varejistas, acontecendo sempre no final de abril. É importante prestar atenção quando a data for definida e não ficar de fora.

Faça parcerias com empresas de logística e transportadoras, ofereça o frete grátis apenas para regiões específicas ou para compras acima de um determinado valor. Como os consumidores têm uma visão negativa do frete, essa data é importante para impulsionar vendas e atrair e fidelizar clientes.

Invista principalmente em categorias como Roupas, Cosméticos e Perfumaria e artigos para o público feminino, pois muitos clientes aproveitam para comprar os presentes do Dia das Mães nessa data.

1 de maio – Dia do Trabalho

O dia do trabalho é um feriado nacional no qual os lojistas podem focar em materiais de escritório, pastas, bolsas, notebooks, eletrônicos, brindes e tudo que seja voltado às profissões. Aproveite para enviar e-mail marketing com antecedência e lembrar seu cliente dessa data.

09 de maio – Dia das Mães

Data muito expressiva para vendas, o Dia das Mães deve ter um tom emotivo e você pode aproveitá-la para alavancar as vendas, atrair novos consumidores e fidelizar clientes. Não esqueça que o público-alvo da campanha não é só feminino, todas as pessoas compram presentes para as mães.

Segundo relatório da Social Miner, os itens que mais se destacaram em 2018 nesse evento foram Eletrodomésticos, Eletrônicos, Pet e Cosméticos. No entanto, é importante se lembrar de que não existe só um tipo de perfil e que é possível explorar diversos nichos. Como na data a maior parte das compras é para presente, vale investir em embalagens e cartões, e claro, planejar com cuidado a logística de entrega e prazo. Oferecer entrega rápida é uma ótima alternativa para não perder os consumidores que deixaram para comprar de última hora.

Por fim, é importante se lembrar de que as compras começam cedo, sendo interessante reforçar a comunicação pelo menos 10 dias antes da data com lembretes do prazo limite para que o item chegue a tempo.

25 de maio – Dia do Orgulho Nerd

O dia mais esperado do público que adora leitura, videogames e todos os artigos geeks. Com grande atuação na internet, esse público é heavy user de redes sociais e do comércio digital. As melhores campanhas que ganham destaque têm teor divertido e menções ao universo de HQs da Marvel e da DC Comics, Star Wars, games diversos e muitos outros. Os produtos a serem trabalhados vão desde eletrônicos à vestuário. Invista nas redes sociais para manter uma interação com esse público. As campanhas podem começar já no dia 4 de maio, considerado pelos fãs o Dia de Star Wars.

12 de junho – Dia dos Namorados

O que falamos para o Valentine’s Day também vale no Dia dos Namorados. Campanhas com clima romântico, site personalizado, campanhas em redes sociais e produtos voltados aos casais. Vale aproveitar o início do inverno para vender itens de vestuário, calçados, além de produtos personalizados para cada tipo de namorado, kits para casais e promoções “leve dois”.

13 de julho – Dia do Rock

Esse dia é uma ótima oportunidade de vendas para e-commerces de instrumentos musicais, CDs, vestuário e acessórios. Vários nichos utilizam a data para atrelar seus produtos aos festivais e shows de música. Também é uma boa oportunidade para interagir com o público jovem nas redes sociais, principalmente por meio de promoções e concursos, como sorteio de ingressos. Artigos personalizados, como canecas e camisetas, ficam em alta nestas datas e itens colecionáveis são muito procurados.

30 de julho – Dia do Amigo

Existem várias datas consideradas como o Dia do Amigo, mas uma das mais aceitas é o dia 30 de julho, definido pela ONU como Dia Internacional da Amizade. Esse é um bom momento para fortalecer sua marca, conquistar e fidelizar clientes, engajar o público e incentivar o compartilhamento de promoções como “indique um amigo” ou cupons de desconto para presente.

08 de agosto – Dia dos Pais

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais é uma data especial para presentear. Voltada ao público masculino, a data conta com a venda de diversos segmentos como Moda e Acessórios, Livros, Telefonia e Celulares, Eletrodomésticos, Bebidas, Cosméticos e Perfumaria.

Aposte em campanhas criativas, para todos os tipos de pais, e em experiência de compra como embalagens para presente, produtos relacionados e kits especiais. Assim como o Dia das Mães, é importante iniciar a divulgação antes e lembrar o consumidor sobre a hora certa de comprar os itens para não ocorrer atrasos.

Além disso, e-mail marketing e redes sociais são boas ferramentas para divulgação de suas campanhas. O pós-venda também é muito importante para fidelizar novos clientes.

15 de agosto – Dia da Informática

Aqui o maior foco é dos e-commerces de tecnologia. Ótima data para lançamentos e divulgações de produtos tecnológicos e acessórios de informática. Bom para trabalhar promoções com kits de acessórios para computadores, notebooks e tablets.

15 de setembro – Dia do Cliente

Aqui valem as mesmas dicas do Dia do Consumidor, no entanto, a data de setembro possui um apelo menor. Esse pode ser um momento para explorar a fidelização. Aproveite para fazer ações de remarketing com e-mails de desconto, cupons exclusivos, e brindes especiais. Faça uma campanha com o conceito de presentear seu cliente para que ele se sinta especial.

4 de outubro – Dia Mundial dos Animais

Data importante para impulsionar as vendas do mercado pet, que está em expansão. Seus consumidores são bastante criteriosos, então mantenha as especificações e informações completas e claras, além de caprichar no atendimento ao cliente. Faça campanhas com tom emotivo para que os amantes de animais presenteiem seus bichinhos.

12 de outubro – Dia das Crianças

Data principal para venda de brinquedos no ano, tem importante papel nas vendas de alguns nichos no segundo semestre. As campanhas devem chamar atenção dos pais para o universo infantil. Não se esqueça de que a publicidade infantil tem regras específicas, portanto, cuidado.

As vendas giram em torno de itens como brinquedos, roupas, acessórios e até mesmo tecnologia. Você pode segmentar seus produtos por idade, sugerir produtos aos seus consumidores por e-mail marketing, divulgar itens, além de fazer kits de produtos, pois muitas pessoas compram presentes para mais de uma criança. Vale pensar em um frete especial para quem levar grandes quantidades.

31 de outubro – Halloween

O Halloween, ou Dia das Bruxas, tem um apelo maior para nichos específicos, como de fantasias, decoração, lentes de contato coloridas, maquiagem artística, etc., no entanto, com criatividade, a temática pode ser explorada pelos demais segmentos com bom humor e referências da cultura pop.

11 de novembro – Dia dos Solteiros

O Dia dos Solteiros é ideal para incentivar seu consumidor a presentear a si próprio. A data veio da China e foi criada pelo marketplace Alibaba para ser paralelo ao Dia dos Namorados. Em 2019, registrou R$ 158,5 bilhões em vendas apenas em empresas do Grupo Alibaba. No mesmo ano, o e-commerce da Lojas Americanas também participou do Dia dos Solteiros, lançando uma seção do site tinha como objetivo anunciar produtos importados com valor convertido para o Real e com prazo de entrega garantido. Essa novidade foi uma grande aposta da B2W contra concorrentes como a própria AliExpress, Wish e Ebay. Para quem quiser aproveitar a data, o interessante é se planejar para conseguir bons descontos e condições, negociar preços com seus fornecedores e pensar na logística . É bem importante preparar seu estoque e sua equipe para as promoções.

26 de novembro – Black Friday

A data necessita de todo a atenção para o planejamento de comunicação, estoque e logística. As taxas de conversão desse período podem chegar a 120%. Por isso, é importante que a negociação com fornecedores e parceiros de logística ser feita com antecedência de pelo menos 3 meses para garantir bons de preços de compra.

Segundo dados da Ebit|Nielsen, a Black Friday 2020 vendeu R$4,02 bilhões e apresentou uma alta de 25% em relação à 2019. As categorias mais vendidas incluem Eletrodomésticos, Smartphones e Eletrônicos, no entanto, praticamente todos os setores podem aproveitar a data.

Para estratégias de comunicação e de venda, é fundamental utilizar uma linguagem clara com o cliente e com a escolha de quais produtos serão trabalhados com descontos. Os marketplaces fazem um congelamento de preços na data, por isso é importante estar atento aos prazos máximos de cadastro de produtos.

Otimize suas operações e prepare sua equipe de atendimento para o maior fluxo. Não engane seus clientes, programe-se para dar descontos reais aos consumidores e assim manter sua credibilidade e bom relacionamento com o público — mas cuidado para não cair na guerra de preços e acabar no prejuízo.

29 de novembro – Cyber Monday

A primeira segunda-feira após a Black Friday também é marcada por descontos para lojistas que desejam estender as promoções por um período maior, principalmente no setor de eletrônicos. Deixe os lançamentos para o Natal e aproveite para queimar os estoques.

Não se esqueça de fazer uma campanha com produtos diferentes do que estavam em promoção da Black Friday, assim, você atrai novos consumidores e promove a recompra dos clientes que estiveram na loja há poucos dias. Invista no remarketing e tente recuperar carrinhos abandonados pelos consumidores na Black Friday.

25 de dezembro – Natal

É hora de trabalhar bem a comunicação e se destacar dos concorrentes.Nesse sentido, tematizar a loja, redes sociais e sua comunicação é indispensável. Não só o preço está em alta nesta data, mas também a experiência de compra.

As vantagens para o consumidor como boas condições de frete e a garantia da entrega na data prevista ajudam a evitar problemas com entrega, embalagens e outros. Organize-se com bastante antecedência, reponha seu estoque e lembre-se de que esse é um momento de trabalhar diversos segmentos. Defina bem as regras de troca e devolução de produtos, pois essas informações ajudarão a equipe de atendimento.

Principais dicas de planejamento

As datas comemorativas são excelente oportunidades de conquistar novos clientes, reativar os antigos e potencializar as vendas. Se bem planejadas, elas podem representar um importante motor propulsor para o crescimento do seu e-commerce.

Mas, para isso, é fundamental se preparar. Separamos algumas dicas essenciais para que você tenha sucesso nesse planejamento e saiba como extrair o máximo de cada data. Vamos lá!

01. Avalie os dados dos anos anteriores

Para uma estratégia de datas comemorativas bem-sucedida, não é preciso reinventar a roda. Analisar os resultados de outros anos é um bom começo para entender o que deu
certo e o que pode ser aprimorado.

Caso você nunca tenha feito campanha para uma data específica, busque dados do mercado e cases dos principais nomes do setor. Veja quais táticas eles aplicaram e que você pode adaptá-las para a sua realidade.

02. Entenda o perfil do seu consumidor

Muitas datas já apresentam categorias campeãs de vendas, mas isso não significa que nichos alternativos também não possam explorar o potencial dessas celebrações. Tudo é questão de conhecer bem o perfil do consumidor e entender que nem sempre ele será o mesmo que o seu e-commerce está acostumado.

Por exemplo, o público-alvo do Dia das Mães não é somente as mães, mas filhos e marido que desejam presentear essa pessoa especial. Ter clareza disso é fundamental
para produzir uma estratégia eficaz e acertar o tom das campanhas de marketing.

03. Defina com antecedência uma estratégia de precificação

É nesse ponto que muitos lojistas falham e acabam tendo prejuízo ao invés de lucro nas datas comemorativas. Isso porque esse tipo de evento deflagra uma verdadeira guerra de preços entre a concorrência.

Nesse sentido, é importante encontrar o equilíbrio entre ofertas atrativas e a garantia de uma margem mínima de lucro. Caso seu e-commerce não tenha condições de concorrer com os preços propostos por grandes players, é possível atrair os consumidores por meio de outras vantagens, como melhores condições de frete, descontos progressivos e brindes.

04. Negocie antecipadamente preços com fornecedores

A melhor maneira de conseguir oferecer melhores preços sem comprometer a sustentabilidade das vendas é negociar com os fornecedores com bastante antecedência.

Para isso, é fundamental apresentar uma boa proposta de valor que seja vantajosa para ambas as partes. Assim, é muito importante analisar os dados do ano anterior e fazer um bom planejamento de estoque, para evitar duas situações opostas mas igualmente prejudiciais: a falta de produtos e o estoque parado após o fim da campanha.

05. Prepare-se para o aumento na demanda de entregas

É importante se lembrar de que o aumento na demanda ocorrerá não somente no seu e-commerce, mas em todo o comércio eletrônico. Por isso, é preciso se precaver para atrasos e negociar antecipadamente com
transportadoras. Dependendo da expectativa de incremento no volume de vendas talvez seja preciso contratar parceiros logísticos adicionais. Isso evita atrasos e que você tenha
que pagar mais ao contratar soluções de última hora.

Por fim, é importante não se esquecer da logística reversa, que deve estar bem estruturada para não prejudicar a experiência do cliente e gerar insatisfação com sua marca.

06. Cuide da segurança do seu e-commerce

As datas comemorativas são as épocas preferidas de fraudadores para tentarem aplicar golpes e ciberataques. Isso porque o aumento da demanda pode ajudar a camuflar suas
tentativas e fazer com que passem despercebidas em meio a tantas transações acontecendo ao mesmo tempo.

Esse tipo de acontecimento tem o poder de prejudicar permanentemente a sua marca, por isso, é fundamental investir em segurança e ter atenção redobrada em períodos de alto fluxo no e-commerce.

07. Prepare o seu suporte ao cliente

A satisfação do cliente não está ligada somente à qualidade do produto, mas a experiência de compra como um todo. Por isso, é fundamental não descuidar do atendimento, sobretudo em períodos de maior demanda.
É preciso treinar sua equipe de suporte, organizar plantões e até mesmo providenciar contratações temporárias extras para conseguir atender a todos os chamados. Essa atitude não só diminuirá a perda de vendas como impacta diretamente na opinião do cliente sobre sua marca, sobretudo quando houver problemas.

08. Invista em estratégias de marketing

Não tem como fugir, no mundo digital uma estratégia de marketing bem-feita é a diferença entre quem alcança o sucesso e quem tem fracasso. Nas datas comemorativas
é preciso exceder os esforços normais dessa área, planejando campanhas direcionadas para chamar a atenção do consumidor em meio à concorrência.

Criar hotsites exclusivos para cada data, construir campanhas de e-mail marketing que começam com antecedência, criar landing pages para captação de possíveis
consumidores para datas futuras, banners e pop-ups temáticos e um bom planejamento de ações de mídias pagas e remarketing. Essas são apenas algumas ações que devem
ser empregadas para obter sucessos em suas campanhas. E lembre-se de não deixar para a última hora. Além de perder espaço para a concorrência, que já estará trabalhando seu posicionamento na mente do cliente há mais tempo, muitas datas têm prazos sensíveis de entrega para que os itens cheguem à tempo de serem presenteados. Por isso, planejar-se com antecedência é fundamental.

09. Conte com uma boa plataforma

Por fim, contar com uma boa plataforma de e-commerce é essencial para evitar surpresas desagradáveis e garantir que tudo funcionará bem durante o período de maior acesso.
Imagine seu site cair em plena Black Friday? Além de representar o potencial de perda de milhares de reais, esse tipo de situação pode manchar a reputação da sua loja.

Assim, ter um sistema robusto, que tenha estrutura para atender ao aumento de demanda e que conte com suporte técnico é fundamental. Além disso, plataformas que apresentam
funções adicionais, como ferramentas de e-mail marketing e de fácil configuração de hotsites e banners promocionais, apresentam um diferencial a mais.

Aproveite o início do ano para fazer uma revisão em sua plataforma e avaliar se essa não é hora de adotar uma solução de melhor performance, que garantirá que você tenha uma
estrutura melhor para conseguir os resultados que espera nas próximas datas comemorativas.



Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.