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Vender produtos ou divulgar serviços online é um grande passo para expandir o negócio e atrair maior número de clientes. Ao construir o site da sua loja, no entanto, você precisa definir como ele será estruturado e qual aparência vai predominar na página. São todos os detalhes que envolvem o tema de e-commerce.

Pense que a primeira impressão dos consumidores ao acessar o seu endereço virtual deve ser positiva. Por isso, vale a pena dedicar algum tempo no planejamento desse ambiente online. O propósito é tornar a experiência agradável e manter os anúncios atrativos a qualquer visitante.

Continue a leitura do artigo para conferir dicas e bons motivos para caprichar na elaboração da imagem do seu comércio eletrônico.

Como o tema de e-commerce impacta os resultados da loja?

Também chamado de template, esse detalhe faz toda a diferença no desempenho apresentado por um ambiente de vendas. Ele transforma o site em uma espécie de vitrine repleta de elementos. Estes podem ser atrativos o bastante ou não terem muita relação com o perfil do negócio.

Com as pessoas utilizando cada vez mais os recursos de imagens, a exemplo da busca visual, é importante que os lojistas valorizem esses aspectos. O primeiro passo é definir um tema de e-commerce adequado, que chame a atenção do público, favoreça a navegação pelo site e facilite o processo de compra.

Uma página desorganizada e com aparência ruim pode fazer com que os usuários se sintam perdidos e desistam de negociar. Nessas situações, a chance de recorrerem à loja virtual de um concorrente aumenta, o que representa perda de oportunidades para o comércio anterior.

Como escolher o melhor tema de e-commerce?

Há muitos templates disponíveis, incluindo opções pagas e gratuitas. Alguns modelos podem ter várias de suas características alteradas para que se adaptem às especificidades do negócio. Outros aceitam poucas mudanças, o que significa que o estilo permanece padronizado.

Em meio a tantas alternativas, como fazer a melhor escolha? Veja dicas que podem ajudar.

Observe as tendências para o nicho

A pesquisa de mercado é essencial, principalmente na abertura do primeiro negócio pela internet. Com ela, é possível entender quais recursos vêm sendo usados por empresas que trabalham em diferentes áreas. O objetivo é verificar o que funciona para aproveitar em seu próprio comércio eletrônico.

Nesse exercício, procure focar em lojas parecidas com a sua, que atuam no mesmo nicho e vendem produtos semelhantes. Observe os temas predominantes nos sites e identifique aqueles que passam melhor impressão. Comparar modelos e absorver detalhes positivos trará ótimos resultados.

Invista em um layout atraente

Aparência é tudo na seleção do tema de e-commerce. Quando está adequada ao negócio e aos tipos de produtos comercializados, consegue gerar rápida identificação por parte dos clientes. Em outras palavras, quem acessa o site logo compreende do que se trata e qual é o foco da loja.

Uma boa estratégia, por exemplo, é trabalhar com as cores que já fazem parte da identidade visual da marca. Elas podem surgir nos principais elementos do site, como botões e ícones, ou em fontes e desenhos. O ideal é fazer testes para encontrar um equilíbrio e evitar excesso de informações.

Analise a facilidade de uso

O cliente deve se sentir bem ao acessar o site. Além de poder navegar sem dificuldade, ele precisa saber que existe algum tipo de suporte para tirar dúvidas, resolver problemas e solucionar demais questões. Nesse sentido, vale a pena adotar um template que facilite o uso do ambiente virtual em diferentes etapas.

Se possível, coloque-se no lugar do consumidor e explore todas as áreas da página. É possível acessar rapidamente as categorias e navegar pelos menus? Os dados da empresa estão bem visíveis? As ferramentas de contato, como e-mail e chat para e-commerce, funcionam corretamente? Observe cada aspecto antes de tomar uma decisão.

Avalie a compatibilidade

Esse é um dos pontos mais relevantes na escolha do tema de e-commerce. Isso porque ninguém quer correr o risco de perder negociações por conta de uma experiência que tenha dificultado a compra do cliente. Todos os recursos necessários para a venda devem cumprir suas funções.

Pensando nisso, observe se o modelo em questão é compatível com diferentes navegadores e aparelhos eletrônicos. Lembre-se de que cada consumidor tem suas preferências em relação a dispositivos, portanto, é crucial garantir que consigam comprar de todas as formas (celular, computador, tablet, etc.).

Priorize um design responsivo

A organização de dados simples ou informações extensas também deve estar em dia. Sem esses textos de apoio, muitos clientes podem ficar na mão e perder a confiança para selecionar produtos. Caso a sua loja forneça conteúdo em forma de dicas, por exemplo, também precisa garantir que a leitura vai ocorrer em diferentes telas.

Ao encontrar todas as descrições e imagens que necessita para tomar uma decisão, o cliente poderá fazer suas escolhas sem medo. Essa comodidade a cada visitante do site é fundamental para aumentar as vendas e até obter indicações. Para adequar o espaço ao comportamento de diferentes pessoas, compensa utilizar plugins que gerem textos a formatos de desktop e mobile.

Conte com ajuda especializada

Montar e manter uma página de vendas demanda atenção contínua a diversos processos. É preciso garantir atualização constante, preservar a segurança dos dados e cuidar da privacidade digital. Muitos lojistas se preocupam, ainda, em acompanhar as tendências de cada período.

Pode ser difícil dar conta de tantas atividades. Felizmente, existem empresas especializadas em soluções voltadas para o comércio eletrônico. Elas trabalham para que lojistas e demais profissionais consigam dar continuidade ao negócio sem se preocupar com detalhes relacionados à manutenção do site.

A Tray Corp é uma boa opção para quem deseja vender em uma plataforma completa e segura, tanto para a própria marca quanto para os clientes. Nossa solução se estende desde o planejamento do site, que inclui a definição do tema de e-commerce, até a integração com as melhores tecnologias existentes.

Se você tem interesse nas soluções apresentadas e quer que sua loja tenha todas as ferramentas necessárias, entre em contato com a nossa equipe. Assim, poderá tirar dúvidas e obter suporte adequado.

Bruna Oliveira

Bruna Oliveira

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