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A transformação digital e a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) são fatores que contribuíram para os brasileiros aderirem ao comércio eletrônico. Esse aspecto, sem dúvida, desenvolveu um maior interesse dos empreendedores pelo cadastro de produto em marketplace, que funciona como um shopping virtual, no qual diversas empresas apresentam as mercadorias para comercialização.

Apostar no e-commerce é uma alternativa muito interessante, porque proporciona não apenas uma maior divulgação do negócio, mas também a oportunidade de estar mais próximo de clientes de diversas regiões do País. Isso é um item que favorece a expansão das vendas e da lucratividade.

Neste artigo, vamos destacar como uma loja virtual pode aproveitar o potencial dos marketplaces para atingir excelentes resultados. Confira abaixo.

Quais são os modelos de cadastro de produto em marketplaces?

Inegavelmente, a decisão de investir no comércio eletrônico pode ajudar um empreendedor a expandir o faturamento com bastante solidez. Mas, para concretizar esse objetivo, é fundamental assimilar os formatos de cadastro de produto em marketplace. Dessa forma, são maiores as chances de chamar a atenção do público-alvo.

Muitos empresários adotam o cadastro por integração, considerado o mais prático para inserir as mercadorias em uma loja virtual. Isso acontece porque esse modelo usa uma plataforma de integração, que unifica os pedidos de vários canais de venda e centraliza o gerenciamento do estoque e a geração de relatórios.

Também merece destaque o cadastro manual massivo que é aplicado para a exibição de anúncios de produtos no comércio eletrônico. Esse recurso se caracteriza pelo fornecimento de uma planilha que deve ser preenchida para a exibição de dados da mercadoria.

Outra opção de cadastro de produto em marketplace consiste no formato manual unitário. Nele, os itens podem ser inseridos individualmente pelo Skyhub. Assim, o empreendedor pode personalizar a maneira de divulgar a mercadoria, o que é positivo para cativar a audiência.

6 dicas para facilitar a integração e o cadastro de produtos

É muito importante que um empreendedor adote boas práticas para divulgar o seu negócio em um shopping virtual. Pensando nisso, vamos apresentar 6 alternativas para o cadastro de produto em marketplace ser executado de maneira exemplar. Acompanhe nos próximos tópicos.

1. Seja detalhista na descrição

Os clientes gostam de informações claras e corretas sobre as características e as funcionalidades das mercadorias. Essa medida é uma forma de prender a atenção do consumidor em potencial e de criar uma boa impressão, aspecto crucial para concretizar mais vendas.

É recomendado que os produtos sejam descritos com um vocabulário simples e que os termos técnicos sejam explicados de maneira didática. Isso reduz eventuais dúvidas e ajuda o internauta a tomar uma decisão.

2. Aposte em imagens de ótima qualidade

Logicamente, uma descrição detalhada e redigida com clareza é peça-chave para cativar o público-alvo. Contudo, o cadastro de produto em marketplace não pode abrir mão, em hipótese nenhuma, de imagens com elevado grau de nitidez.

Em outras palavras, as fotos devem mostrar a mercadoria com o maior número de detalhes possível. Assim, o internauta vai ter condições de avaliar com mais exatidão se está fazendo uma boa escolha.

A recomendação é verificar os formatos de imagens que a plataforma de e-commerce trabalha. Essa iniciativa ajuda o empreendedor digital a colocar fotos que realmente podem instigar o desejo dos consumidores.

3. Observe a concorrência

Ter uma visão sobre o comportamento dos concorrentes é uma forma de aprender não apenas com os erros de outras lojas virtuais, mas também verificar o que pode ser feito para o seu negócio ser ainda mais atraente no mundo digital.

O crescimento do e-commerce é uma tendência que não pode ser mais ignorada pelos empresários. Por isso, acompanhar a concorrência de forma estratégica é uma alternativa para ter mais foco na melhoria contínua e em boas práticas para cadastrar mercadorias em um marketplace.

4. Aposte na criatividade

Fazer o mais do mesmo não vai despertar a atenção da audiência para um produto. Afinal, o número de lojas virtuais está crescendo a cada dia. Caso não tenha mercadorias exclusivas, o melhor caminho para estimular o público-alvo é buscar ser o mais criativo possível em um shopping digital.

Para isso, é válido inserir títulos que apontam os benefícios do produto com bastante clareza. Caso o item esteja em promoção, procure criar um sentido de urgência, destacando o prazo e a limitação de mercadorias que ainda podem ser adquiridas. Um bom título é, com certeza, um passo valioso para fazer o cliente em potencial ter mais vontade de conhecer e comprar o produto.

5. Disponibilize informações de contato

Mesmo que a descrição da mercadoria seja elaborada dentro das melhores práticas, é essencial que sejam fornecidos dados para o consumidor tirar dúvidas. Essa iniciativa colabora para mostrar que o seu negócio está disposto a oferecer um bom atendimento.

Ter uma boa comunicação é uma medida necessária para aumentar as chances de fidelizar os consumidores. Por isso, é válido disponibilizar informações de contato nas descrições e responder aos questionamentos com rapidez e clareza.

6. Tenha cuidado com o estoque

Uma das situações que mais irritam as pessoas em um marketplace é querer comprar um produto e não o receber na data combinada por causa de problemas no estoque. Para evitar esse problema, um bom caminho é investir no SKU que significa, em português, Unidade de Controle de Estoque.

Ao investir nesse recurso, uma loja virtual terá uma eficiência maior para administrar o fluxo de mercadorias. Isso é muito relevante para controlar melhor a demanda e oferecer um atendimento de alto nível para os usuários.

Como uma plataforma de e-commerce pode ajudar você nessa missão?

Não é simples abrir um negócio virtual, em virtude da necessidade de proporcionar ao público-alvo uma experiência diferenciada. Além disso, é imprescindível muito planejamento para evitar problemas de logística que possam comprometer a reputação e a credibilidade.

Para executar um cadastro de produto em marketplace de forma impecável, uma boa alternativa é a plataforma da Tray Corp que se caracteriza pela facilidade de integração, facilidade de personalização e suporte de ponta, acompanhando o empreendedor digital em todas as etapas do processo.