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O crescimento contínuo do comércio virtual tem gerado boas perspectivas para os lojistas do setor. No entanto, para que seja possível aumentar as vendas online, é preciso contar com planejamento e a adoção de estratégias diferenciadas. Nesse sentido, a plataforma de e-commerce utilizada cumpre um importante papel nesse processo.

Quer conhecer algumas ações fundamentais para alavancar os resultados da sua loja virtual? Então, continue a leitura deste artigo e saiba quais são elas agora mesmo!

Garantir boa navegação e usabilidade

Quando falamos em aumentar as vendas no e-commerce, outros pontos a se preocupar são a navegação e a usabilidade do site — que são fundamentais para aumentar o tráfego.

Essas características estão ligadas a um bom processo de compras e à facilidade de checkout no site. Assim, ao atrair mais pessoas para a sua loja virtual, é preciso garantir que o servidor vai aguentar esse aumento na quantidade de acessos.

Caso contrário, de nada adianta a pessoa entrar e cair em uma página com conteúdo sem relevância ou sem opção de realizar a compra, por exemplo. Isso aumenta consideravelmente a taxa de rejeição.

Apostar nas mídias pagas

Outro aspecto que precisa ser avaliado é a utilização de mídias pagas, como Facebook e Google Ads. Nesse caso, investe-se no CPC, alcançando um número maior de visitas qualificadas — ou seja, um público que tem mais chances de comprar.

Além disso, há outras mídias que podem ser usadas, como as redes de afiliados — que fazem propagandas da sua loja em outros sites — e as mídias de CPL — que vão fazer um disparo de e-mail segmentado para atrair leads.

Adotar o e-mail marketing

Apesar do e-mail marketing já ter sido visto com preconceito, atualmente existem empresas especialistas no assunto que ajudam a aumentar a conversão no site.

Nesse caso, quando uma pessoa preenche as informações do cadastro e confirma a autorização para receber informações, ela dá o aval para receber esse tipo de conteúdo de forma periódica.

Realizar parcerias

Também é possível trabalhar em parceria com influenciadores digitais. Assim, a sua empresa promove campanhas com blogueiros e outras pessoas ligadas às redes sociais que vão divulgar o produto.

Para isso, é feito um pagamento ou uma permuta, de forma que essas pessoas promovam a sua marca, contribuindo para aumentar o tráfego no site.

Oferecer benefícios aos clientes

Oferecer benefícios aos clientes é outro aspecto que ajuda a aumentar as vendas no site. Entre as opções que podem ser colocadas em prática está o desconto na hora do cadastro, que contribui para a compra por impulso — visto que faz o cliente querer aproveitar a oportunidade. É importante colocar um senso de urgência, como uma data limite para a expiração do benefício.

Também é possível adotar o uso de pop-ups antifuga. Quando a pessoa está saindo do site, por exemplo, recebe o aviso de um benefício para concluir a compra.

Criar estratégias de fidelização

A fidelização ocorre depois que a pessoa já comprou. Para isso, é crucial manter o relacionamento com os compradores, para estimular o retorno à sua loja. Para isso, podem ser usados:

  • e-mails;
  • promoções;
  • integração com WhatsApp e SMS para envio de novidades;
  • anúncios em redes sociais.

Vale lembrar que quanto mais canais de contato, melhor para a estratégia de omnichannel — desde que eles estejam integrados.

Com isso, aumenta-se a possibilidade de oferecer uma experiência personalizada e impactar o cliente de alguma forma. Só é preciso ter o cuidado de manter o padrão de qualidade e evitar problemas de insatisfação.

Contar com uma plataforma de e-commerce

A plataforma está diretamente ligada à estrutura do site. Em uma plataforma open source, por exemplo — cujo código é aberto e a personalização é de responsabilidade do e-commerce—, é preciso investir bastante em infraestrutura para que a página suporte o tráfego. Também é necessário investir em servidores, equipe de TI e segurança da informação.

Já em uma plataforma SaaS — que é um modelo completamente desenvolvido, disponibilizado por meio de uma taxa periódica — o cliente não precisa se preocupar com essas questões, uma vez que a empresa fornecedora da tecnologia fica responsável pelos aspectos técnicos.

Ao escolher a segunda opção, é possível direcionar os recursos da empresa para outros aspectos do negócio, que não a manutenção da plataforma, como investimentos em mídias e relacionamento com os clientes.

No entanto, é preciso verificar as limitações da plataforma que será contratada. Soluções menores e mais baratas costumam ter limitações de quantidade de tráfego também. Em outras palavras, há um número máximo de pageviews, pedidos e produtos cadastrados. A consequência disso é o bloqueio da plataforma quando o limite de pageviews é alcançado — ou seja, não adianta aumentar o tráfego e o usuário não conseguir comprar na loja virtual.

Em resumo, alguns aspectos que precisam ser considerados na contratação:

  • checkout rápido (com poucos dados solicitados no cadastro);
  • boa usabilidade;
  • integração com outras ferramentas (como o envio de e-mail marketing);
  • possibilidade de fazer a gestão dos pedidos;
  • agilidade no pagamento.

Escolher um sistema que atenda a esses aspectos permite que o gestor do e-commerce mantenha seu foco no aspecto principal da operação virtual: vender.

Como você pôde ver, existem diversas ações que podem ser adotadas para aumentar as vendas no e-commerce. Apesar de demandarem investimentos por parte dos lojistas, elas proporcionam diversas vantagens para a conquista de ótimos os resultados, algumas até no curto prazo.

Rafael Augusto Carlos

Rafael Augusto Carlos

MBA em Marketing, é gerente de Experiência do Cliente da Tray Corp. No ramo de e-commerce desde 2006, atua nas relações com os públicos estratégicos da empresa, garantindo sua satisfação.