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Pop-up é uma caixa exibida na tela de um dispositivo com uma mensagem e que pode ou não sugerir uma ação. Esse artifício é utilizado para diferentes aplicações, como exibir mensagens e capturar e-mails, sendo, assim, uma excelente ferramenta para diferentes estratégias de marketing digital. No e-commerce, pode ajudar a aumentar as taxas de conversão ao sugerir descontos e pegar o contato de possíveis clientes.

Capturar e-mails é essencial para uma estratégia de nutrição de leads no marketing digital. É por meio desse contato que será realizado o relacionamento com o seu público, fazendo com que esses possíveis clientes conheçam mais sobre a sua solução e avancem na jornada de compra.

Para isso, vale a pena utilizar uma ferramenta de pop-up para capturar e-mails e salvar esses contatos. Se você quer saber mais sobre os benefícios desse recurso e como configurá-lo para aumentar as taxas de conversão do seu e-commerce, continue a leitura!

Como funciona o pop-up de captura de e-mail?

Os pop-ups de captura são caixas que surgem automaticamente quando se entra em determinada página de um site e pedem o preenchimento de um e-mail de contato.

Na maior parte das vezes, essa informação é requisitada em troca de algum benefício, que podem ser descontos ou a possibilidade de receber promoções na caixa de entrada, como um estímulo à ação de cadastro.

São, assim, importantes formas de adquirir leads para uma estratégia de marketing digital.

Muito usados desenfreadamente no início da internet, hoje em dia os pop-ups sofrem com as formas que surgiram de bloqueá-los pelo desktop. Essa pequena “caixinha” tem uma finalidade importante: angariar cadastros em um site, ou seja, capturar contatos.

Essa é uma forma direta para capturar nome e e-mail dos visitantes para sua base de dados. Essa lista já deve estar segmentada, sendo específica para pessoas com interesse na sua categoria de mercado e em seu site, newsletter, conteúdo específico, etc.

Como boa prática, essas caixas devem dar a opção para o usuário de fechá-las sem preencher nenhum cadastro.

Para isso, elas podem conter uma área com um “X” ou então uma frase, normalmente negativa, como “Não quero receber conteúdos legais, obrigada”. O uso dessas expressões é um artifício para persuadir o contato a se inscrever, dando a impressão de que, caso contrário, ele perderá algo valioso.

Além disso, é comum páginas que apresentam uma série de ações ao mesmo tempo, como aviso sobre a presença de cookies no site, janelas pedindo a autorização das notificações em push, aba de chat para atendimento, etc.

Assim, para que a experiência do usuário não seja prejudicada, é importante priorizar quais avisos surgirão em cada hora e escolher o momento certo para exibir o pop-up de captura de e-mail.

Mais adiante, falaremos sobre como trabalhar esse recurso, porém, é válido salientar que ele deve ter um bom visual, aparecer na hora certa e ofertar algo que o leitor tenha interesse, além de apresentar um bom call-to-action (CTA).

Quais sãos os principais tipos de pop-up de captura?

Existem dois tipos principais:

  • pop-up de entrada: a janela tem início na home do site, normalmente pedindo o e-mail do cliente;
  • pop-up de saída (ou exit pop-up): o lightbox aparece quando o usuário demonstra a intenção de sair da página.

O famoso pop-up antifuga pode ser facilmente ativado pela maioria das plataformas de e-commerce e é usado para reter os visitantes e converter mais vendas. Se estiver na página do produto, por exemplo, você pode incluir um aviso de promoção.

No caso do cliente estar deixando o carrinho, é possível oferecer frete grátis, estimulando-o a completar a transação.

Também é possível colocá-lo e outros locais, como no checkout e na página de categorias.

No entanto, o modelo de captura de e-mails é o mais comum quando o usuário está próximo ao botão de voltar do navegador.

Com a sua plataforma e/ou seus plugins e ferramentas, você poderá programar em quanto tempo a lightbox deve aparecer após o cliente entrar na página e, por meio dos cookies, quantas horas após a primeira vez ele poderá aparecer novamente.

Nem sempre é fácil fazer com que o usuário se cadastre. Normalmente, as pessoas têm resistência em deixar as suas informações pessoais, o que torna difícil conseguir novos leads.

As principais recomendações do marketing digital atual giram em torno de oferecer ao comprador algum benefício ou material de interesse em troca do cadastro via pop-up. Você pode trocar o preenchimento do formulário por um cupom de desconto ou a possibilidade de frete grátis, por exemplo.

Hoje, há também a possibilidade de segmentar o pop-up para que ele só apareça para clientes que acessaram determinadas páginas ou produtos, o que os torna menos invasivos.

Por que capturar e-mails para um e-commerce?

O objetivo fundamental ao capturar e-mails em seu comércio virtual será o trabalho de nutrição do lead.

Embora o aumento de tráfego seja importante, é importante lembrar-se de que nem sempre o consumidor está no estágio de decisão da compra, sendo necessário construir um relacionamento para que ele se torne um cliente no futuro.

É possível, assim, enviar para ele desde descontos periódicos até assuntos relevantes para o segmento de atuação, dependendo do estágio em que ele se encontra na jornada de compra.

Você sabia que o Google proibiu pop-ups em mobile?

Desde janeiro de 2017, os sites mobile com pop-ups intrusivos são penalizados no ranqueamento do Google. Essa seria a segunda fase de uma estratégia da empresa para tornar os sites mais mobile friendly (adaptados a dispositivos móveis) e melhorar a qualidade dos resultados de buscas e a experiência dos usuários.

Entram nessa regra:

  • utilizar pop-ups que cobrem total ou parcialmente o conteúdo, seja logo ao entrar na página ou seja após algum tempo de navegação;
  • exibir um pop-up que o usuário precisa fechar ou preencher algum dado antes de acessar o site principal;
  • usar um layout que simule um pop-up na metade superior da dobra da página, deixando o conteúdo abaixo dela.

Estão permitidos: pop-ups exigidos por lei, como os que avisam a utilização de cookies ou a idade mínima permitida para visualização (como no caso de e-commerces de bebidas alcoólicas), confirmação de login para páginas com conteúdo não indexável e banners discretos e fáceis de fechar.

Portanto, para garantir um bom ranquemento no Google, você pode deixar esse recurso visível apenas na versão para desktop e dispensar no mobile as opções proibidas.

Uma alternativa é usar banners para captar os contatos nesse tipo de página, fixando-os abaixo do título do site, entre conteúdos ou por meio de um botão especial com CTA chamativo.

Como fazer um bom pop-up de captura?

A principal informação que você deve saber é que não existe uma ciência exata para isso.

Portanto, nossa principal dica é: faça um bom teste A/B. Explore imagens, cores e textos para melhorar a sua taxa de conversão na captura de leads. Outras dicas que podem ajudar:

  • invista em um bom design, com cores chamativas, boa leitura, fundo de alta resolução e bem limpo, de acordo com a sua proposta temática e de nicho;
  • mantenha a forma de fechamento do box simples e clara para que o pop-up não irrite o seu cliente;
  • quanto ao texto, torne a intenção do pop-up clara e objetiva;
  • invista em um call to action de qualidade, colocando em destaque as informações como “clicar, cadastrar e-mail, dar like em redes sociais”;
  • quando o pop-up tiver um formulário de preenchimento, peça no máximo duas informações, como nome e e-mail, exceto casos especiais;
  • segmente o pop-up e tenha certeza de que ele está funcionando corretamente;
  • atenção para o timing: programe o momento em que a caixa vai aparecer para o seu comprador. Assim, o usuário terá tempo de ler o seu site antes de deixar o e-mail;
  • não repita o pop-up para o mesmo visitante. Use cookies na página para impedir que ele apareça novamente para quem já entrou, principalmente no caso dos pop-ups de saída.

Quais são os locais da página para adicionar o pop-up de captura?

Saber os melhores locais da página para adicionar pop-up para capturar e-mails pode fazer toda a diferença na sua estratégia.

Uma área muito importante do seu site para usar esse recurso são as posições laterais da tela. A grande visibilidade desse recurso facilita muito a inserção de um pop-up que tenha um formulário de captura.

É possível utilizar também uma técnica chamada Scroll, que permite definir uma porcentagem de rolagem da página para o pop-up aparecer. Com essa medida, você consegue fazer a oferta na hora exata que o visitante estiver lendo um trecho específico do seu conteúdo.

timed é outro recurso importante e que pode ser utilizado com o objetivo de definir um tempo para que o pop-up apareça.

A aplicação desse gatilho varia conforme o contexto, sendo necessário definir quando o pop-up deve aparecer. Ele pode surgir quando o cliente entrar em uma página específica ou depois de ficar por determinado tempo no site.

Para quem planeja aproveitar ao máximo a presença do usuário e utilizar isso para capturar e-mails, é importante ter recursos mais estratégicos como o Exit Intent, gatilho que é acionado quando o visitante planeja sair do site. Nesse momento, é fundamental apresentar uma oferta irresistível para ele.

A utilização desse recurso contribui para capturar e-mails de forma mais acentuada e conseguir alta performance com o uso de pop-ups.

Quais são principais ferramentas de pop-up para capturar e-mails?

Algumas plataformas de e-commerce, como a da Tray Corp, oferecem recurso nativo de pop-up para ser usado em sua loja virtual.

Para quem deseja contratar outras ferramentas, as principais são:

Hello Bar

O Hello Bar é um mecanismo muito eficiente para quem precisa de uma barra de notificação. A grande capacidade de customização é um dos grandes destaques desse plugin, facilitando a personalização dele com base nos objetivos do site.

Ele pode ser utilizado para fins como disponibilizar um cupom de desconto na sua loja virtual, oferecer a assinatura da newsletter, promover eventos, divulgar notícias e capturar e-mails por meio da sidebar do blog.

Optin Forms

O Optin Forms possibilita a criação de formulários para o seu site ou blog sem precisar saber programação. É necessário ter uma solução de e-mail e a partir disso personalizar a aparência do formulário.

O plugin funciona com as principais ferramentas de automação como Aweber, Mailchimp, GetResponse, ConvertKit, entre outras.

Bloom

O Bloom é um produto desenvolvido pela Elegant Theme, empresa reconhecida por criar templates de alta qualidade.

O foco desse plugin, além de capturar e-mails, é a parte visual. Por meio dessa interface, é possível criar formulários com um design impressionante, tendo mais de 100 modelos pré-construídos à disposição do usuário.

Além disso, ele conta com um grande poder de gerenciamento sobre os seus formulários, incluindo o tempo, modo e locais de exibição.

Ainda, também apresenta recursos que facilitam a segmentação conforme as seções da página, permitindo criar formulários específicos para determinados conteúdos e outras formas de otimização.

Isso contribui para elaborar estratégias melhores e evitar ser muito intrusivo na navegação do potencial cliente, conseguindo gerar uma experiência melhor para o usuário.

Como potencializar o uso do e-mail no seu e-commerce?

Agora que você já sabe a importância do pop-up para capturar e-mails e como usar esse recurso da melhor maneira, pode surgir uma dúvida: o que fazer com esses contatos?

Por mais que algumas pessoas digam que o e-mail já morreu, os números mostram o contrário. Esse canal de comunicação não só sobrevive ao avanço da tecnologia e do marketing digital, como também demonstra excelente capacidade de se adaptar às mais diversas estratégias.

Segundo pesquisa da Statista, o número de usuários de e-mails em 2017 contabilizava 3,7 bilhões, tendo estimativa de chegar a 4,1 bilhões até 2021. Isso prova que o uso do e-mail não só é uma estratégia recorrente, mas o seu uso acontece de forma crescente.

É claro que usar é uma coisa e obter resultados com isso é outra. Mas, conforme dados do site eMarketer, a taxa média de ROI (Retorno sobre o investimento) é 4x maior com a utilização do e-mail, alcançando uma média de 122%.

Esse resultado pode ser explicado pela boa taxa de abertura obtida, fator que depende da construção de bons títulos, definição de uma frequência acertada de envio e elaboração de uma estratégia funcional para o e-mail marketing.

A periodicidade de envio é fundamental para o bom aproveitamento da estratégia. Alguns dados apresentados pelo HubSpot comprovam isso, especialmente a taxa de cancelamento de inscrição, que chega a 78% quando a frequência de envio é muito alta.

Há também cancelamento e exclusão e e-mails que não são responsivos, já que grande parte dos usuários acessa a sua caixa de e-mails utilizando dispositivos móveis.

Outro motivo recorrente para o cancelamento é a ausência de uma campanha segmentada. Isso significa que, mais do que utilizar o e-mail, é necessário que esse uso seja feito de maneira inteligente e estratégica.

A segmentação traz uma taxa de cliques 100% maior em relação às campanhas não segmentadas, conforme os indicadores do portal Mailchimp.

O site Campaign Monitor relata que 62% dos usuários abrem os e-mails tendo em vista a linha personalizada do título. O mesmo portal informa que 72% deles o fazem quando um desconto é oferecido.

Esses dados servem para ilustrar a necessidade de capturar e-mails por meio de pop-ups e utilizá-los em uma estratégia bem elaborada e específica para o seu negócio. Algumas dicas nesse sentido são:

  • enxergar a caixa de e-mail como um canal de relacionamento;
  • usar como remetente o nome de uma pessoa real, pois isso facilita a aproximação com o usuário;
  • conversar com os leads, afinal, um bom relacionamento se cria com interação;
  • saber a hora certa de oferecer produtos, evitando assim um marketing agressivo;
  • utilizar datas a seu favor, especialmente para criar promoções;
  • fazer o lead enxergar as suas mensagens como uma fonte de benefícios, como a obtenção de informações relevantes, oferecimento de descontos, entre outros.

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Com esse grande panorama apresentado, você tem informações suficientes para começar a usar o pop-up para capturar e-mails e tirar proveito dessa ação que é de grande valia para potencializar os seus resultados.

*Artigo publicado originalmente em janeiro de 2018 e atualizado em janeiro de 2019.

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.