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A plataforma de e-commerce é a base de qualquer operação online. É nela em que são executadas as principais funções administrativas do negócio e que sustenta o ambiente online em que o consumidor fará suas compras.

Portanto, negligenciar o sistema usado e escolher a opção mais barata é um caminho para perder vendas e manter seu empreendimento estagnado enquanto os seus concorrentes continuam crescendo.

Segundo dados da Ebit|Nielsen, o comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 23,6 bilhões somente no primeiro semestre de 2018 — um crescimento nominal de 12,1%. Já a Black Friday desse ano, que se tornou um dos principais eventos de vendas do calendário, registrou um faturamento de R$ 2,6 bilhões, o que representa uma alta de 23% em relação ao ano anterior.

Já no e-commerce B2B o cenário também se mostra promissor. Segundo estimativas do instituto de pesquisas Forrester Research, esse mercado deve atingir a marca de U$ 1,2 trilhões até 2021, somente nos Estados Unidos. As estimativas mundiais seguem a mesma crescente e o Brasil deve se beneficiar dessa nova modalidade de transações entre empresas.

Para ajudar você a aproveitar esse momento e sair na frente, preparamos um guia especial com tudo o que você precisa saber sobre o e-commerce B2C e B2B e como ter uma loja de sucesso mesmo em meio a competição. Confira!

O que é uma plataforma de e-commerce?

Plataforma de e-commerce é um sistema digital utilizado para viabilizar as operações de uma loja online. É ela que vai reunir as principais funções que permitam a compra de produtos em um site e a integração das informações com as ferramentas necessárias para o processamento de vendas, como pagamentos, frete, gestão e muito mais.

Ela é composta por duas partes básicas, o front-end, que é a parte visível e navegável pelos clientes, e o back-end, que é o ambiente administrativo em que ocorrerá o cadastro de produtos, gerenciamento dos pedidos e demais aspectos relacionados às compras.

A plataforma de e-commerce pode ser de diferentes tipos, variando de acordo com seu mercado de atuação (plataforma B2C, plataforma B2B, plataforma para marketplace) ou com a natureza do software utilizado (desenvolvimento próprio, open source ou SaaS).

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Qual a melhor plataforma de e-commerce?

Hoje, existem no mercado diferentes marcas de plataforma de e-commerce, desenvolvidas para atender a cada necessidade específica.

Existem desde aquelas de código aberto, em que o custo está relacionado à customização e suporte, que são de responsabilidades do lojista, até aquelas prestadas como serviços mediante a uma assinatura mensal, as SaaS (Software as a Service).

Com tantas alternativas, é normal sentir dúvidas na hora de escolher a plataforma de e-commerce. Nesse sentido, é importante avaliar qual a realidade do seu negócio e quais são suas necessidades atuais e futuras, para que o sistema escolhido permita que você continue crescendo ao longo dos anos.

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O que uma plataforma de loja virtual completa deve ter?

A escolha do sistema de e-commerce utilizado impacta nos resultados em diferentes aspectos do seu e-commerce, desde quão positiva a experiência de compra oferecida para seus clientes é até quanto tráfego orgânico chegará ao seu site por causa do seu posicionamento nos motores de busca.

Assim, é importante contar com uma plataforma de loja virtual completa que atenda aos principais pré-requisitos de um mercado em constante transformação e cada vez mais competitivo. Responsividade mobile, controle de otimizações de SEO, integrações com as principais ferramentas do mercado. Esses são só alguns dos aspectos que devem ser avaliados nesse processo.

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Migração de plataforma: quando é necessário fazer?

No entanto, pode ser que você não tenha levado em consideração todos os aspectos na hora de escolher a plataforma de e-commerce ou então o seu empreendimento cresceu para além do que o sistema pôde suportar. O resultado é a insatisfação com o sistema atual e o desejo de crescer.

Se você procura novas funcionalidades e deseja aumentar as vendas da sua loja virtual, com certeza é hora de avaliar a possibilidade de migração de plataforma. Mas atenção: esse processo deve ser feito com cuidado, avaliando quais os ganhos possíveis com a mudança e tendo o cuidado necessário para evitar dores de cabeça.

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Assim, seguindo essas dicas, é possível garantir que a sua loja virtual conta com uma plataforma de e-commerce de alta performance, que seja uma verdadeira parceira para o sucesso do seu negócio.

Para saber como a Tray Corp pode ajudar você a alcançar o objetivo, visite nossas páginas abaixo!

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.