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O comércio eletrônico se tornou uma ótima opção para os empreendedores divulgarem os seus produtos e serviços, por meio da compra e venda nas lojas virtuais. Nesse contexto, a plataforma de e-commerce para franquias é uma alternativa que busca atrair cada vez mais consumidores, expandindo o seu negócio em meio virtual.

A principal característica do modelo de franchise, que faz com que os associados obtenham sucesso no mercado, é a padronização da marca, dos produtos, dos procedimentos e da experiência com o cliente.

Para manter o controle de qualidade entre os negócios, é necessário um sistema de gestão extremamente eficaz, integrado, com comunicação planejada, eficiente e organizada. Para isso, o uso dessas tecnologias pode se tornar um grande aliado.

No post de hoje, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre essa opção, destacando as suas vantagens para as empresas. Continue a leitura e confira!

Quais são as vantagens desse tipo de plataforma?

Ampliar o sistema de franquias e oferecer os produtos diretamente para os seus consumidores proporciona uma melhor experiência de compra e recebimento rápido para o cliente final. Essa é uma das vantagens da plataforma de e-commerce para franquias, a qual torna o seu negócio mais dinâmico e interessante. Conheça mais alguns benefícios:

Expansão do negócio

Expandir para o comércio eletrônico é uma grande vantagem para as franquias. Com novos hábitos de consumo e a procura por melhores preços e informações, o ambiente online se apresenta como uma oportunidade de ampliar as vendas e a visibilidade da marca.

Muitas vezes, os franqueadores acham que o e-commerce tira as vendas das lojas físicas, tornando-se um forte concorrente.

No entanto, a verdade é que muitas vendas não seriam feitas se não houvesse a internet. Por isso, adotar um sistema de venda online para aproveitar essa tendência pode ser uma excelente opção.

Manter o controle de qualidade

A plataforma de e-commerce garante o controle de qualidade das franquias. Um sistema automatizado possibilita a realização de previsões necessárias para suprir demandas, otimizando o controle de estoque, por exemplo, e melhora a gestão do seu comércio.

Para isso, é necessário contar com uma ferramenta eficiente, que mantenha os processos bem definidos e contribua para uma experiência positiva do cliente.

Adequar-se aos novos hábitos de consumo

Quem deseja abrir um e-commerce e explorar as oportunidades do mundo digital precisa se planejar e buscar informações sobre os novos hábitos dos consumidores. Desse modo, é importante que os franqueadores conheçam os detalhes das preferências deles. Isso pode se tornar um diferencial.

Além disso, podemos citar outros benefícios, como: controle automatizado de detecção da loja mais próxima; possibilidade de retirada dos produtos na loja física; split de pagamento para comissionamento das vendas e não ter conflito de canais.

O que levar em consideração na hora de adotar esse tipo de serviço?

Normalmente, pelo fato de querer criar um canal online sem gerar conflito com a rede de lojas físicas e ser significativo e relevante, as redes de franchise têm receio de apostar em plataformas de e-commerce.

No entanto, as marcas não podem dispensar a importância da loja virtual para as vendas online, um setor que tem crescido consideravelmente nos últimos anos. As franquias precisam aderir a plataformas que facilitem as transações e garantam o padrão de qualidade. Para isso, alguns aspectos devem ser levados em consideração ao adotar esse tipo de tecnologia:

Plataforma descentralizada

O e-commerce descentralizado permite ao franqueador uma plataforma em que todos participem do processo de venda.

Com ela, é possível integrar todos os estoques, receber alertas de reposição e viabilizar a concentração de dados, otimizando as vendas pela internet.

Funciona basicamente assim: ao ser registrado um pedido em um determinado CEP, o sistema o encaminhará para a franquia mais próxima que tiver os produtos em estoque. Dessa forma, além de cuidar do armazenamento dos produtos, essa franquia fica responsável por empacotar o pedido e entregar à transportadora.

Essa integração evita problemas no relacionamento entre os representantes, já que, ao ganhar a sua parte da cadeia de vendas, todos ficam satisfeitos.

Canal de relacionamento

Além de o e-commerce ser um canal de vendas, ele pode se tornar também um canal de relacionamento com o cliente. Por meio dele, a empresa verifica se está alcançando os resultados desejados, se o consumidor está se adaptando às condições de contato e compra, gerando fidelização e recorrência.

Integração da loja física com a loja online

Outra questão a ser levada em consideração é a possibilidade de atrair o cliente pela loja online e deslocá-lo para as lojas físicas, adotando uma tendência omnichannel. A troca na loja física é um exemplo para atrair e criar uma relação entre o comprador online e o lojista.

Essa integração permite maximizar a experiência do seu cliente, além de ampliar o alcance e a rentabilidade do negócio.

Padrão de qualidade

Fidelizar os clientes é tão importante quanto investir em ações para atrai-los para a sua loja virtual. Para isso, é preciso estar atento ao padrão de qualidade e às experiências de compra de seus consumidores.

Assim, a plataforma de e-commerce precisa ter um serviço de alta disponibilidade e segurança, além de demonstrar confiança e credibilidade no momento da venda. Cálculo automático de fretes, cadastro facilitado de produtos e preços, integração com diferentes meios de pagamentos são algumas das possibilidades que devem ser levadas em conta.

Como escolher a plataforma correta?

É importante ressaltar que definir o sistema no qual a loja virtual será estruturada é um dos principais desafios enfrentados na hora de adotar esse tipo de serviço. A escolha deve ser feita com base na análise do momento do negócio, do orçamento disponível e da expectativa do empreendedor.

Para isso, muitas empresas especializadas em plataformas de e-commerce, como a Tray Corp, disponibilizam serviços para criação segura e exclusiva da sua loja virtual. Isso, além de demandar menos tempo e investimento financeiro, facilita a gestão e otimiza as vendas, proporcionando o devido suporte para o crescimento do seu comércio.

Portanto, essas plataformas próprias para franquias virtuais são uma boa oportunidade no setor para impulsionar o negócio. A franquia deve escolher uma ferramenta adequada para viabilizar as transações de venda via internet e um serviço que atenda às suas necessidades.

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.