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Ao pensar na estrutura de uma loja virtual, um lojista pode se deparar com várias alternativas. Uma delas, a plataforma SaaS, é um serviço de software por assinatura, que oferece mecanismos personalizados, robustos e mais completos.

Uma decisão certeira a respeito de qual das soluções disponíveis no mercado usar precisa ter como pré-requisitos características que atendam às necessidades do empreendimento. Ao mesmo tempo, devem colaborar para uma boa experiência do usuário, além de ter sustentabilidade em longo prazo a fim de evitar, entre outros, perdas de compras e gastos inúteis.

É fato que o investimento em e-commerce tem dado bons retornos aos seus gestores. Só em 2017, o faturamento chegou a R$47,7 bilhões. Contudo, temos do outro lado uma concorrência mais forte a cada dia. Pensando nisso, é imprescindível investir, desde o começo, em soluções digitais que possam contribuir com o sucesso da sua loja.

Acompanhe este artigo e saiba mais sobre esse tipo de plataforma e suas vantagens!

O que é uma plataforma SaaS para e-commerce e como funciona?

A plataforma SaaS ? software as a service ? é obtida pela assinatura de um software, que pode ser por meio de pagamento mensal, trimestral ou semestral, além de comissões em vendas realizadas. O valor cobrado pode variar de acordo com alguns fatores, como:

  • as funcionalidades que ela oferece;
  • os serviços de assistência;
  • o reconhecimento da empresa que a opera, entre outros.

Esse tipo de plataforma é hospedado em nuvem, o que oferece uma série de vantagens, como maior armazenamento de dados ? já que eles ficam no sistema do contratado, em vez da máquina do usuário ? e mais segurança das informações.

Assim, todo o histórico de compras, orçamentos mensais, dados de clientes e fornecedores são mantidos em um local seguro e com menos riscos de perda ou vazamento de informações.

Quais são as vantagens desse modelo?

A plataforma do tipo SaaS conta com inúmeras vantagens, que garantem uma boa experiência ao usuário (UX), favorecendo o aumento do número de conversões. A user experience é medida por aquilo que o consumidor sente ao entrar em contato com determinado produto, serviço ou marca.

Esse momento não se dá apenas na hora da aquisição de uma mercadoria, mas, acima de tudo, ao longo de toda sua jornada de compra. Ela é tida como um dos fatores principais de sucesso de um negócio e uma boa plataforma é uma das maiores responsáveis por esse aspecto.

Além disso, é importante que ela apresente os seguintes elementos:

Segurança

É imprescindível que o e-commerce consiga oferecer proteção aos dados pessoais e bancários dos clientes. Esse ponto, quando não atendido, gera frustração e desconfiança por parte dos consumidores. Além disso, reclamações se espalham de forma rápida, coibindo outras pessoas a comprarem na loja futuramente.

A segurança deve ser observada, também, ao lojista, que precisa se salvaguardar de fraudes ou de comportamentos suspeitos. A Konduto, empresa especialista em antifraudes, realizou um estudo e observou que as lojas online sofrem uma tentativa de fraude a cada 5 segundos. A maior parte delas é por cartões clonados, sendo só uma questão de tempo para que os donos percebam e cancelem as compras (chargeback), gerando prejuízo ao comerciante.

Plataformas SaaS costumam contar com aplicações que asseguram essa proteção, além de integrações com os principais certificados e selos de segurança. Já no caso de uma open source, é o comerciante que precisa investir, separadamente, nesse tipo de integração. Ainda, por essa última ser de código aberto, a facilidade de um hacker ter acesso costuma ser maior.

Atualização periódica

O avanço, nesse mercado digital, é constante. Todos os dias surgem novas aplicações, são descobertas falhas nos sistemas e são encontrados meios mais eficientes de solucionar problemas.

Empresas de plataforma de e-commerce SaaS estão preocupadas em oferecer atualizações frequentes para que o seu sistema mantenha-se competitivo no mercado. Além disso, por operar em nuvem, permite que as atualizações sejam obtidas de forma automática, de modo a garantir melhorias constantes aos lojistas e clientes.

Outras plataformas, do tipo open source ou proprietária demandam que esse desenvolvimento seja realizado pela própria equipe interna do e-commerce. Ainda, as atualizações são feitas manualmente, o que demanda tempo e pode gerar situações como o site ficar fora do ar.

Agilidade

A eficiência é importante no quesito UX. É por meio desse atributo que o usuário conseguirá ter boa navegação, encontrar o que deseja, pesquisar detalhes, visualizar fotos de qualidade, adicionar itens ao carrinho, fechar a compra, etc.

Tudo isso precisa ser disponibilizado pensando na rapidez do processo. Uma plataforma lenta é um passo para que o consumidor desista da loja e prefira a concorrência.

Como plataformas do tipo software as a service estão sempre em busca de melhorias, elas conseguem trabalhar com alta desenvoltura. Outros tipos, como a open source, podem, em algum momento, chegar ao seu limite de operação, exigindo a migração para uma solução de melhor performance.

Facilidade para integrações

Cada comércio tem necessidade de integrações específicas. Quanto menos complexo esse processo, maior o ganho em tempo e funcionalidades. O resultado é maior retorno de lucro e de satisfação ao lojista.

Existem plataformas que não disponibilizam essa funcionalidade. As open sources nem sempre aceitam todas as aplicações que o gestor queira integrar. Já as SaaS têm maior possibilidade de adaptações com plugins e aplicações, principalmente no caso da disponibilização de API pública.

Suporte

É fundamental contar com uma equipe especializada que possa ajudar na implementação de aperfeiçoamentos, auxiliar a solucionar problemas inesperados, tirar dúvidas do funcionamento, ajudar com melhorias para deixar o e-commerce mais otimizado. Afinal, se a plataforma não opera eficientemente, o consumidor não conseguirá realizar suas compras.

Quando um varejista adquire uma open source, ele fica responsável por todos os investimentos nela, manutenção e customização. Já uma boa SaaS tende a oferecer assistência aos seus assinantes, com profissionais altamente especializados.

Quais são os diferenciais da Tray Corp?

A Tray Corp oferece uma solução de plataforma de e-commerce SaaS integrada, escalável e com alta performance. Entre os principais diferenciais, podemos destacar:

  • fornece suporte e plantão 24h, 7 dias por semana;
  • dispõe de uma equipe de Consultores especialistas em e-commerce que oferece dicas e suporte para a otimização dos resultados do seu e-commerce;
  • possibilita um layout (front-end) customizável;
  • permite a integração facilitada com os principais marketplaces do país, permitindo que o lojista anuncie os seus produtos para milhares de consumidores;
  • trabalha com API pública, o que facilita a integração com os principais sistemas e ferramentas do mercado, como intermediadores e gateways de pagamento, sistemas de CRM e ERP, entre outros;
  • possibilita sistema de avaliações, por parte dos compradores, o que pode influenciar outros a adquirir os produtos também;
  • facilita implementação de estratégias de recuperação de vendas de carrinho abandonado;
  • conta com mais de 300 recursos para serem implantados;
  • apresenta as principais funcionalidades para a aplicação de uma estratégia omnichannel, como estoque multi CD e retirada na loja;
  • tem otimização SEO, contribuindo para que o seu site fique no topo das buscas do Google;
  • permite utilização de diferentes formas de pagamento para que o consumidor escolha a que mais agrade;
  • permite módulo de clube de assinaturas;
  • oferece responsividade mobile.

É preciso ter em mente que uma plataforma eficiente na loja não é um custo, mas sim um investimento. A robustez do ambiente tem de ser buscada desde o início, a fim de evitar, no decorrer do processo, carências que obriguem o gestor a buscar soluções mais avançadas e migrar de sistema.

Rafael Augusto Carlos

Rafael Augusto Carlos

MBA em Marketing, é gerente de Experiência do Cliente da Tray Corp. No ramo de e-commerce desde 2006, atua nas relações com os públicos estratégicos da empresa, garantindo sua satisfação.