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No mundo do comércio online, devido à falta de interação física, a confiança do consumidor na plataforma de e-commerce será um fator central para alcançar melhores resultados. Portanto, se você procura uma plataforma robusta, flexível, que possibilite várias integrações e seja escalável, uma plataforma de alta performance pode ser a solução.

Mas, afinal, o que é esse tipo plataforma? É muito importante entender a diferença entre uma loja online comum e uma de alta performance para posicionar a sua marca no meio digital e alavancar as vendas.

Por isso, no post de hoje, vamos diferenciar essas duas tecnologias e listar as 4 características para obter uma plataforma de alta performance. Leia o texto e melhore ainda mais os resultados da sua equipe de vendas!

Qual a diferença entre uma plataforma de e-commerce comum e uma de alta performance?

O setor de e-commerce apresentou uma alta taxa de crescimento nos últimos anos e não é à toa o número de soluções tecnológicas presentes no mercado. Esse fato torna ainda mais difícil para os gestores de vendas e de e-commerce encontrar uma plataforma ideal.

Uma loja virtual comum apresenta uma interface simples e com funcionalidades reduzidas. As possibilidades de integração são limitadas e, na maioria das vezes, a montagem e estruturação do e-commerce deve ser feita pela empresa contratante. Essas soluções são mais baratas e, às vezes, gratuitas. Elas são mais indicadas para empresas de pequeno porte e que estão começando agora a se aventurar no comércio online.

Agora, se você faz parte de uma grande empresa e já começou a avançar nos primeiros estágios do mercado digital, a plataforma de alta performance deve ser a sua escolha. Ela apresenta várias funcionalidades e é muito mais flexível. Além disso, essas plataformas são escaláveis e apresentam um alto nível de personalização, garantindo que o seu cliente tenha uma experiência diferenciada.

Como ela impacta as conversões?

Tempo de carregamento

Uma das maiores frustrações dos usuários que compram online é clicar no anúncio de um produto desejado e a página demorar para carregar ou, até mesmo, retornar uma mensagem de erro. Se isso ocorre na sua plataforma, saiba que você está perdendo várias vendas.

Segundo uma pesquisa feita pelo Google sobre revistas onlines, sites que carregam em 5 segundos ganham até duas vezes mais do que sites que carregam em 19 segundos. Além disso, se a sua loja online tem um tempo de carregamento alto, o anúncio do seu negócio pode obter um ranqueamento pior nos resultados de busca e afetar as conversões.

Campanhas de Marketing

Você sabia que algumas plataformas online dispõem de funcionalidades direcionadas ao marketing? Essa é outra característica que as diferenciam de uma loja virtual básica e pode ser determinante para aumentar o ticket médio da sua empresa.

Pense no seguinte caso: a plataforma de alta performance dispõe de uma funcionalidade para descontos progressivos e uma empresa preparou uma nova campanha: a cada 2 produtos comprados, o cliente receberá 10% de desconto a partir do terceiro. Um cliente pretendia comprar apenas uma unidade da mercadoria, mas, ao ver o desconto, acabou aproveitando a oferta.

Com uma loja comum, você não teria os recursos tecnológicos para disponibilizar os descontos progressivos e poderia perder oportunidades de vendas.

Design

O design da sua loja virtual é outro fator que influencia as taxas de conversão dos seus clientes e, em uma plataforma de e-commerce de alta performance, ele é planejado nos mínimos detalhes.

Primeiramente, um visual pesado pode afetar o tempo de carregamento da página e, como explicado, esse é um dos motivos que fazem com que clientes abandonem sua plataforma. Além disso, o design também faz parte da estratégia de venda. Existem várias características que podem fornecer segurança para o usuário e levá-lo de forma natural à compra. Veja abaixo algumas dicas:

  • utilização de letras diferenciadas ou figuras para chamar a atenção do cliente;
  • colocar os selos de segurança e qualidade à vista;
  • disponibilizar os links das redes sociais;
  • evitar o excesso de informações.

Após ler sobre como uma tecnologia mais robusta e de alto desempenho pode impactar nas vendas da sua indústria, você deve estar pensando no que precisa fazer para aproveitar essas vantagens, correto? Então, continue a leitura e veja mais algumas sugestões!

Como obter uma plataforma de alta performance?

1. Serviço de implantação e acompanhamento

O primeiro aspecto a ser avaliado para obter uma plataforma de alta performance é o serviço de implantação e acompanhamento. É essencial contar com uma equipe de especialistas para definir as ações necessárias para implantar a tecnologia, fazer a migração de plataforma e integrar os diferentes sistemas da empresa.

Ademais, o suporte prestado pelo fornecedor da tecnologia também deve ser analisado. Afinal, de que adianta adquirir a melhor plataforma no mercado se não há um suporte eficiente em caso de problemas? Esses elementos são ainda mais importante se a mão de obra qualificada é um problema.

2. Integrações

Como mencionamos, uma plataforma de alta performance possibilita a integração de vários sistemas. E os ganhos que essa conexão pode trazer são diversos. Sendo assim, lembre-se de conferir a adaptabilidade da plataforma com os outros softwares presentes na sua indústria.

Alguns exemplos de integrações interessantes são:

  • integração em plataformas e meios de pagamento;
  • integração com o sistema ERP;
  • integração do frete com o sistema dos Correios;
  • integração com marketplaces.

A gestão da empresa será muito mais otimizada com a integração entre os sistemas e as ferramentas já utilizadas.

3. SEO

Se você e a sua equipe procuram investir e entender os conceitos de marketing digital, já devem saber a importância das estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para aumentar os acessos do seu site e, consequentemente, as vendas. Desse modo, as plataformas que apresentam como diferencial as otimizações de SEO devem ser priorizadas.

Contar com um time de profissionais com foco em análises sobre as principais estratégias do marketing digital será imprescindível para alavancar o negócio e atingir outro patamar de competição no setor de atuação.

4. Utilização de UI e UX

Antes de tudo, precisamos definir e diferenciar esses dois conceitos: UI (User Interface) diz respeito à forma do produto — no caso de um website, seria o seu layout —, já UX ( User Experience) diz respeito às sensações e interações que o cliente tem ao entrar em contato com seu site.

Se você está se perguntando como mensurar esses conceitos ao obter uma plataforma de alta performance, basta prezar por um design personalizado e direcionado ao seu cliente, que seja estável e que ofereça todos os recursos necessários para que o consumidor realize a compra sem complicações.

Tenha em mente que a plataforma de e-commerce é como um intermediador entre a sua empresa e o consumidor. Investir em uma loja virtual comum, que não seja voltada para a experiência do usuário e que não possibilite escalabilidade, pode custar caro. Portanto, procure sempre por soluções que sejam adequadas às necessidades do seu negócio e que tenham um suporte humanizado.

 

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.