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O cotidiano de quem tem um e-commerce para gerenciar é muito intenso. Afinal de contas, o sucesso do negócio demanda foco em diversos detalhes estratégicos. Para ter uma comunicação efetiva, é necessário elaborar um plano de ação de marketing digital eficiente.

Graças ao crescimento da concorrência no segmento varejista online, as campanhas precisam ser vistas como prioritárias. Elas são importantes para captar clientes e ajudar a construir uma reputação online positiva.

Nesse sentido, a concentração no planejamento é fundamental, já que improvisos não funcionam para essas abordagens: o público está cada vez mais exigente quanto aos conteúdos que consome, além de saber filtrar a conduta de suas marcas preferidas de acordo com o que é postado na rede.

Pensando nisso, reunimos as melhores recomendações para você elaborar um bom plano de ação de marketing digital. Fique conosco e confira!


Defina muito bem seus objetivos

Muito antes de aplicar as estratégias de marketing, é preciso autoanalisar o momento atual do seu negócio a fim de criar uma boa reputação mercadológica para vender mais. Logo, é fundamental descobrir onde sua marca pretende chegar a curto, médio e longo prazo.

Uma compilação de objetivos garante que você tenha um direcionamento mais eficiente, podendo aplicar o marketing digital para otimizar a gestão de leads, conquistar uma posição de destaque nos mecanismos de busca, educar o público sobre os seus produtos/serviços, reduzir custos, superar a concorrência, entre outros propósitos. No entanto, vale reforçar que para atingir essas metas, é preciso que elas sejam mensuráveis e relevantes.

Por fim, basta criar um cronograma para seguir todos os procedimentos do marketing digital à risca. Dessa forma, você não fica perdido em meio às preparações e abordagens, além de ter tempo para obter os resultados e estudá-los com calma.

Pesquise e conheça seu público-alvo

As comunicações devem ser direcionadas para um grupo específico. Logo, é preciso segmentar todos os receptores, compreender os hábitos de compra e o modus operandi (comportamento) de quem costuma consumir na sua loja ou pretende comprar nela.

No mundo digital, a criação de personas é a atividade mais apropriada. Isso significa que você precisa elaborar personagens fictícios para representar demandas e necessidades de seus clientes. Para isso, levante informações e os entreviste para saber o que pretendem receber em troca.

Gerencie todas as vertentes do plano de ação de marketing digital

Independentemente do porte do seu e-commerce, o marketing digital tem uma função crucial para fortalecer a marca na rede. E, atualmente, com as ferramentas existentes na internet, é possível abordar várias iniciativas sem gastar muito.

Para que esse plano de ação gere resultados favoráveis para seu varejo, é preciso que ele tenha quatro vertentes.

Marketing de conteúdo

A elaboração de conteúdo proprietário (que será postado nos canais da loja virtual — mídias sociais, blogs, plataformas de vídeo, e-mails etc.) tem uma aplicação essencial: captar internautas para o ambiente da sua plataforma de vendas e conceder informações que eduquem os clientes no tocante ao seu catálogo de produtos.

Durante o planejamento, é preciso apontar os temas que serão desenvolvidos em cada ciclo, a fim de atender diversos grupos de consumidores. Aqui, o maior desafio está na distribuição dos assuntos para guiar a jornada de compra do seu nicho. Nesse sentido, pratique a empatia para entender como ele pensa em relação aos itens que seu e-commerce oferece.

Marketing de relacionamento

Mais importante do que atrair o público é mantê-lo fiel. Sem uma abordagem convincente na área de relacionamento, seu negócio pode ficar estagnado. Nesse sentido, a comunicação tem uma missão primordial, tal como os investimentos direcionados ao atendimento.

No caso do marketing de relacionamento, as abordagens precisam ser potencializadas com o apoio das redes sociais. Elas dão mais repercussão para os conteúdos e melhoram o vínculo com a loja, favorecendo a proximidade entre marca e público.

E-mail marketing

O e-mail marketing tem uma participação indispensável na estratégia de comunicação, pois estabelece um contato mais pessoal com o cliente. Ele é muito útil para disparar ofertas e fortalecer o vínculo entre as partes.

Nesse sentido, valem os lembretes de compras, mensagens de parabenização ou para comunicar lançamentos no catálogo de mercadorias e serviços.

Aqui, não é necessário direcionar verbas altas, mas é preciso ter cautela. Primeiro, individualizar os textos. Segundo, ter a certeza de que os receptores autorizam esse tipo diálogo.

Marketing de busca

No ambiente virtual, é importante ficar em evidência nas plataformas de busca. No nosso território, o Google é a empresa mais popular na internet. Logo, sem um bom posicionamento do e-commerce nesta plataforma, os internautas terão dificuldades para encontrá-lo.

Para ficar no topo da lista de resultados, é preciso investir em SEO e em links patrocinados, feitos no Google Ads. Assim, você deixa sua loja em evidência para um número maior de usuários. Uma das vantagens dessa ferramenta é que o pagamento dos anúncios é feito com base nos cliques recebidos nos links.

Monitore os resultados

É impossível obter sucesso sem medir os resultados. Antigamente, o marketing foi mais “intuitivo”, mas hoje é muito arriscado negligenciar o monitoramento das atividades.

E não devemos ignorar que esse é um dos benefícios do ambiente digital. Nele, é possível capturar dados relevantes sobre a recepção dos usuários, identificando qual foi seu comportamento em relação às mensagens recebidas.

Erros do marketing digital no e-commerce

Após aprender como elaborar um plano de ação de marketing digital, reunimos, nos tópicos seguintes, os erros que você deve evitar para obter sucesso nas abordagens. Confira!

Falta de planejamento

Jamais lance campanhas e mensagens sem planejamento, pois você corre o risco de não atingir nenhum alvo, perdendo recursos financeiros e tempo. Portanto, crie um plano de marketing e mídia com a finalidade de definir as melhores estratégias de comunicação com foco no longo prazo — para o ano todo (inclusive períodos sazonais).

Além disso, vale reforçar que esse plano permite criar um cronograma executivo, determinar seu público-alvo, projetar as personas e avaliar o mercado de negócios antes de iniciar as divulgações.

Falta de metas

Planejar não é o suficiente. É necessário estabelecer metas de vendas na loja virtual para saber o quanto deverá investir em abordagens de marketing e como será seu comprometimento com as campanhas. Nesse caso, pense no quanto deseja vender por semana, mês, ano etc.

Vamos supor que você tenha um e-commerce de camisetas estampadas e deseja vender 10 unidades por dia. Ou seja, serão aproximadamente 70 camisetas por semana (10×7), 280 por mês (70×4) e 3.360 por ano (280 x 12). Dessa forma, você levanta o orçamento de marketing em cada período, a fim de direcioná-lo para superar essas metas, especialmente em períodos sazonais (verão, Black Friday e Natal).

Falta de continuidade

Este é um erro que pode colocar seu plano de ação de marketing digital em xeque. O gestor planeja todo um período de divulgação, executa o planejamento, mas de uma hora para outra interrompe as campanhas porque acha que não precisa mais fazê-las.

Contudo, ao parar com as divulgações, a loja virtual perde espaço na mente do público, abrindo brechas para a concorrência. Logo, se for necessário cortar investimentos, que não sejam aqueles vinculados ao marketing.

Falta de acompanhamento

Comparadores de preços, links patrocinados, campanhas de SEO e outras ferramentas de marketing digital exigem acompanhamento permanente. Você deve observar em diversas métricas tudo aquilo que pode gerar insights para realizar melhorias. Logo, é um grande erro negligenciar esse controle.

Monitore, por exemplo, métricas como:

  • taxa de conversão;
  • custo de aquisição por cliente;
  • custo por clique;
  • ticket médio;
  • número de visitas únicas;
  • retorno do investimento.

Esperamos que as recomendações mencionadas ao longo deste post possam ajudá-lo a elaborar um plano de ação de marketing digital exemplar e competitivo. Ao seguir essas dicas, você pode colocar sua loja virtual em evidência no ambiente online e conseguir mais vendas. No entanto, nunca se esqueça de que o cliente é sempre o foco.

 

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.