O LinkedIn não é a rede social mais popular. Tampouco pauta o noticiário e se envolve em controvérsias políticas. Mas a rede que se estabeleceu como o lugar certo para a criação de contatos profissionais pode ser uma ótima aliada do seu negócio. Neste artigo, você vai aprender como fazer marketing no LinkedIn.
O Brasil é o terceiro país com maior número de usuários na rede social, com uma quantidade estimada em 30 milhões. Diferente do Facebook e Twitter, para ter acesso a todos os recursos no LinkedIn, o usuário precisa pagar uma assinatura mensal.
Ou seja, quem está no LinkedIn não tem interesse em frivolidades, mas em ideias e conexões que podem representar grandes mudanças de carreira. Portanto, a maneira como você se dirige a esse público pode fazer toda a diferença nos resultados da sua campanha de marketing no LinkedIn.
Marketing no LinkedIn funciona para e-commerce?
De acordo com o estudo anual da Social Media Examiner, em 2017, 62% dos empresários disseram que o Facebook é a plataforma de mídia social mais relevante, seguida pelo LinkedIn (16%). Por outro lado, eles estão cada vez mais céticos com a eficácia das estratégias de marketing centradas no Facebook.
O estudo mostra que 40% dos empresários não têm certeza de que as ações no Facebook estão funcionando e 53% deles perceberam um declínio no número de exibição dos seus posts.
Já o LinkedIn é uma plataforma estratégica para empresários que atuam como fornecedores, chegando a rivalizar com o Facebook pela preferência desse público.
O levantamento revela que, enquanto os empresários focados no consumidor final usam mais redes como Instagram (60%), Twitter (75%) e Facebook (97%), aqueles que atuam como fornecedores preferem o LinkedIn (81%). A rede de Zuckerberg atinge 89% desse público — evidentemente, muitos utilizam mais de uma rede social.
Isso não significa que você deva desprezar o LinkedIn porque o seu comércio eletrônico é dedicado ao B2C. Perfis pessoais e páginas corporativas no LinkedIn têm um ótimo posicionamento nos sistemas de busca, como o Google. Não é incomum aparecerem entre os primeiros resultados.
Um levantamento de 2015 feito pela Regalix mostrou que 81% dos empresários preferem usar o LinkedIn para lançamentos de novos produtos. O Twitter vem em segundo, com 71% e o Facebook em terceiro, com 54%. Além disso, a plataforma é reconhecidamente eficaz para a geração de leads.
Em 2016, a companhia fez modificações na plataforma para otimizar o engajamento, com a melhoria da versão desktop, ampliação do serviço de mensagens e um feed baseado em tendências e interesses.
O LinkedIn Pulse, por sua vez, é uma excelente plataforma para textos longos e analíticos — ideal para profissionais e empresas que querem expandir o espectro de influência e construir autoridade. Ou seja, é uma ferramenta indicada para estratégias de Inbound Marketing.
Com o número certo de postagens, um tom adequado para o público da rede social e algumas medidas para melhorar a sua presença, você vai se surpreender com o engajamento e os resultados. Confira abaixo algumas dicas para conquistar clientes para o seu e-commerce usando o LinkedIn.
1. Crie uma company page
Perfis corporativos podem colocar a empresa em contato com dois públicos-chave: clientes em prospecção e talentos que podem integrar os quadros da firma no futuro. Só isso já seria um ótimo motivo para ter uma company page no LinkedIn.
Mas há outras vantagens. Uma delas é que a página serve como uma vitrine do negócio. Assim como os perfis, as páginas corporativas contam com um bom ranqueamento nos motores de busca. Esse aspecto pode ser usado, por exemplo, para gerar leads e conversões a partir de links disponíveis na página.
Para aproveitar essa vantagem, capriche na confecção da página. Use palavras-chave objetivas e termos sucintos que definam a empresa. Outra dica útil é manter a imagem de capa e a foto do perfil atualizadas e dentro do formato-padrão do LinkedIn.
2. Compartilhe conteúdo relevante
A primeira armadilha que você deve evitar é achar que publicar no LinkedIn é a mesma coisa que publicar no Facebook. As pessoas que estão na rede social para profissionais buscam insights relevantes para a carreira ou negócio, informações segmentadas para os mercados em que atuam e análises atuais e inteligentes.
Portanto, construir autoridade por meio do conteúdo no LinkedIn é uma tarefa desafiadora. Visite os perfis de profissionais que poderiam ser clientes e vejam quais são os seus interesses profissionais e as suas formações.
Um levantamento feito com dados do próprio LinkedIn em 2016 mostrou que os setores de atuação mais comuns dos perfis brasileiros cadastrados na rede são Tecnologia, Educação, Saúde e Bem-estar, Telecomunicações e Finanças. Pense em como o conteúdo que você oferece pode atender a esses interesses.
É possível publicar conteúdos tanto na própria timeline quanto no LinkedIn Pulse, o qual favorece textos longos. O Pulse segmenta artigos por categorias e permite que você compartilhe as suas ideias com toda a comunidade, reforçando a sua posição de autoridade e atraindo possíveis clientes.
Nos posts, é preciso inserir pelo menos uma imagem em destaque e, caso seja necessário, imagens, links e vídeos no corpo do texto. O LinkedIn permite que o autor veja o número de visualizações, curtidas e comentários do artigo após a publicação.
3. Impulsione publicações
O LinkedIn tem dois formatos de anúncios: a publicidade nativa comum e as atualizações patrocinadas. A publicidade (display ads) funciona de modo similar ao Google Adwords — ou seja, o publisher cria um anúncio personalizado e paga para que o anúncio chegue ao seu público de interesse.
O anunciante pode escolher entre os formatos PPC (pagamento por clique) e CPM (custo por mil impressões). O primeiro é mais utilizado por pequenos anunciantes que precisam de resultados práticos, como mais visitas e mais conversões. O segundo é recomendado para grandes empresas que querem um maior reconhecimento da marca.
É preciso ficar atento ao custo, já que os preços por clique no LinkedIn são mais altos do que em outras redes sociais.
As atualizações patrocinadas funcionam da mesma maneira que os posts pagos no Facebook. A vantagem em relação aos anúncios é que os posts patrocinados são incluídos nos feeds dos usuários junto com as postagens orgânicas, favorecendo uma estratégia de conteúdo.
Nos dois casos, a grande vantagem dos anúncios é fazer as suas publicações chegarem às pessoas com quem você pode iniciar um relacionamento e transformar em clientes. É possível segmentar por diversos critérios, desde idade e gênero até interesses e formação.
4. Para produtos especiais, use uma showcase page
Até 2014, as páginas corporativas contavam com uma guia de produtos, cujo nome já se explica: as empresas podiam elencar os produtos e serviços oferecidos em um espaço destinado a isso.
Em abril de 2014, a rede abriu a possibilidade de divulgar atualizações de páginas — como se fosse um perfil — e as showcases pages.
Essa última funcionalidade é interessante para empresas que têm diferentes linhas de produtos ou serviços. Ela permite segmentar a oferta e os usuários podem acompanhar apenas as atualizações que interessam.
Para criar uma showcase page é preciso ser administrador da página corporativa. Depois é só clicar no botão “criar showcase page”, que aparece no canto superior direito da tela. Uma página com opções aparecerá; nela, você pode nomear a página-vitrine, selecionar outros perfis para gerenciarem, criar a descrição e inserir a imagem.
Em seguida, basta atualizar com conteúdos específicos sobre aquele produto ou serviço. Dependendo do segmento em que você atua, pode ser uma boa ferramenta para complementar a estratégia de Inbound Marketing.
5. Mantenha contato com as pessoas — clientes ou não
O LinkedIn é perfeito para interagir com as pessoas que curtem ou comentam nas suas postagens. Isso porque dificilmente as discussões descambam para situações constrangedoras ou ofensivas, uma vez que as pessoas estão lá em busca de oportunidades.
Portanto, interaja com as pessoas, seja em seu perfil pessoal ou por meio da página corporativa. Essa construção conjunta de conhecimento pode resultar em ótimos negócios.
O LinkedIn pode não ser a rede social mais pujante da atualidade, mas tem um público cativo e engajado. Cabe aos empresários de e-commerce e gestores de mídias sociais desenvolverem boas estratégias de marketing no LinkedIn para conversar e cativar esse público, transformando-os em clientes fiéis.
E lembre-se: contar com uma plataforma de e-commerce de alta performance é fundamental para promover uma experiência de compra de excelência e garantir o crescimento do seu empreendimento no longo prazo.
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