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Você sabe que a sua empresa precisa estar acessível em dispositivos móveis, mas pode estar dividido entre desenvolver um site mobile ou aplicativo. A geração que nasceu a partir dos anos 1990 cresceu com celulares. Como adequar o seu negócio a esse público para quem o uso da tecnologia é inato?

A importância dos dispositivos mobile é tão grande que, em alguns países, como Índia, México e Indonésia, o acesso à internet via celular já é 4 vezes maior do que via desktop. O Brasil deve atingir esse patamar nos próximos anos.

Se você não está totalmente seguro sobre a diferença entre essas duas abordagens, ou não sabe como pesar os prós e contras, este guia é para você.

Aplicativo

App é um termo abreviado de “application”, que, em inglês, significa aplicativo. Trata-se de um software desenvolvido especificamente para dispositivos móveis. Um dos recursos que o define é que ele deve ser baixado em um celular para o usuário utilizá-lo.

Assim, se você criar um aplicativo para a sua empresa, precisará submetê-lo para aprovação a uma loja de apps e, em seguida, os seus clientes ou a sua base de usuários precisarão procurá-lo nessa plataforma e fazer o download.

Prós

Existem várias vantagens em desenvolver uma aplicação desse tipo para o seu negócio. Primeiro, eles permitem que as empresas enviem notificações no smartphone.

A capacidade de alcançar uma base de clientes que já está ciente da sua marca e demonstra interesse por ela é tremendamente valiosa, mas é importante observar que muitos usuários desativam esse recurso.

Outro benefício é a capacidade de usá-los offline. Embora a maioria das funções, como acessar mapas e fazer compras, funcionem apenas online, as informações básicas do aplicativo (como localização da loja, horários, menus e produtos) podem ser acessadas mesmo sem serviço de internet.

Contras

Criar, publicar, divulgar e manter aplicativos pode consumir mais tempo do que gerenciar um site para dispositivos móveis. Além disso, se você quiser alcançar pessoas que usam produtos com sistema iOS e/ou Android, será necessário enviar o seu app para aprovação na Apple Store e na Google Play Store.

As diretrizes para aceitação nas lojas de aplicativos mudam constantemente e, conforme isso acontece, você precisa garantir que a sua aplicação permaneça em conformidade com as regras. Além disso, a maioria das empresas exige um site e um aplicativo. Portanto, se você decidir pelo app, provavelmente também será necessário criar um website.

Outro obstáculo que você pode enfrentar depois de criar um sistema desse tipo é fazer com que os usuários o encontrem e usem-no. Se você tem uma empresa bem estabelecida e um plano de marketing para informar os clientes sobre o seu aplicativo, isso pode não ser um problema. No entanto, é possível que os consumidores só baixem o aplicativo se ele oferecer funcionalidades valiosas.

Site mobile

Antes de smartphones e tablets serem populares, os websites eram criados para serem exibidos em notebooks e em computadores desktop.

No começo, isso não era problemático, porque ninguém estava tentando visualizá-los em smartphones ou tablets. Contudo, uma vez que os dispositivos móveis se tornaram populares, as desvantagens dessas plataformas ficaram claras.

Atualmente, por outro lado, existe a possibilidade de desenvolver páginas voltadas especificamente para esses aparelhos. Elas são chamados de sites mobile. Esse tipo de portal é criado exclusivamente para dispositivos móveis e não pode ser visualizado em computadores.

É importante destacar que sites mobile não são responsivos. Estes podem ser vistos tanto em computadores quanto em celulares e tablets. O design responde às mudanças de formato da tela e eles se ajustam automaticamente. Por isso, muitas vezes, é difícil visualizar algumas páginas da web em telas menores: são aquelas que não são nem responsivas e nem elaboradas para mobile, mas somente para desktop.

O site responsivo se adapta a várias resoluções:

  • 1920 px (telas modernas);
  • 1024 px (monitores antigos, tablets na horizontal);
  • 768 px (tablets);
  • 480 px e 320 px (smartphones).

Já o site mobile é acessado quando a resolução da tela for menor do que 480 px, o que indica que o usuário está acessando o conteúdo de um smartphone. Por isso, não é incomum que a URL (ou seja, o endereço de rede) apresente um “m” ou o termo “mobile” logo antes do endereço padrão do site, como um subdomínio do original. Essa modalidade pode ser tranquilamente visualizada e navegada pelo internauta na loja virtual em questão.

Prós

Para atender às necessidades do público-alvo que utiliza dispositivos móveis com frequência, uma alternativa é fazer um site mobile. Ele funciona separado do portal original, como se fosse um segundo endereço, e proporciona uma ótima experiência ao usuário, com boa qualidade de imagens, de funções e fácil navegação.

Contras

Ele demandará mais custos para a sua empresa, já que será necessário realizar a manutenção e atualização das páginas. Além disso, é provável que os acessos não sejam computados junto ao site principal, que será acessado por desktops e notebooks. Isso terá um impacto na autoridade do site, no SEO e pode colocá-lo em um patamar pior no ranqueamento do Google e de motores de busca, em geral.

Site mobile ou aplicativo

Os aplicativos e sites são simples de criar. Entretanto, para pequenas e médias empresas, que não são empresas de tecnologia ou de apps, um site mobile pode ser a melhor opção.

Aplicativos e sites mobile têm muitas opções em comum, como compartilhamento nas redes sociais e compra online. No entanto, o espaço do telefone é limitado e os aplicativos exigem que seja feito o download, enquanto os sites mobile só precisam ser acessados via navegador.

A maioria dos clientes de empresas locais pesquisa informações em um navegador comum. Um design mobile permite que eles se conectem com a sua empresa em qualquer lugar, sem a necessidade de marketing adicional para direcioná-los ao seu aplicativo.

A sua escolha é o site mobile ou aplicativo? Seja qual for a sua preferência, lembre-se de que é importante investir em uma plataforma de e-commerce de qualidade para que o usuário tenha uma experiência agradável na loja virtual em ambos os casos.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.