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O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp apareceu como o primeiro na lista de mais baixados no Brasil e no mundo na análise The State of Mobile 2020 da companhia App Annie. Esse dado pode servir como um alerta sobre como vender pelo WhatsApp é não apenas possível, como também uma excelente estratégia.

Em um mercado cada vez mais competitivo, diversificar seus canais de relacionamento e venda é uma forma eficiente de se mostrar mais ao público e aumentar as chances de conversão. Considerando a importância da comunicação para uma marca, usar uma ferramenta como o WhatsApp melhora o acesso entre os clientes e a equipe de atendimento.

Para descobrir como vender pelo WhatsApp pode complementar as ações do seu e-commerce, continue a leitura e veja nossas 8 dicas para fechar negócios por meio desse aplicativo.


1. Utilize as versões do WhatsApp para empresas

Nossa primeira dica de como vender no WhatsApp não poderia deixar de ser o uso das versões empresariais lançadas pelo aplicativo. Visando justamente empresas que buscam se relacionar com os consumidores e proporcionarem melhor atendimento, a plataforma disponibiliza o WhatsApp Business e o WhatsApp Enterprise.

Por mais que hajam similaridades entre as duas versões, a primeira é voltada para pequenos e médios negócios. Ela permite automatização de algumas tarefas como categorização de mensagens, respostas automáticas e texto de boas-vindas. Além disso, assegura ao cliente que ele está falando com um perfil profissional.

Já o WhatsApp Enterprise traz uma funcionalidade interessante para grandes empresas, que é a possibilidade de integração com sistemas corporativos. Por meio da API, o gestor consegue administrar o atendimento feito na ferramenta pela interface que já tem, além de centralizar os dados.

2. Peça autorização de seus clientes

Um ponto fundamental a considerar se você busca entender como vender no WhatsApp é o interesse do seu público no contato por essa plataforma. Embora o uso desse aplicativo seja parte do dia a dia da nossa sociedade, é necessário entender se seus clientes têm o perfil de atendimento e relacionamento por esse canal.

Por isso, antes de começar um atendimento ou de iniciar uma estratégia de disparo de conteúdos e promoções pelo app, solicite a autorização dos seus contatos. Por meio de pesquisas, sua marca pode descobrir qual a frequência de comunicação desejada e que tipo de informações são mais atraentes para os consumidores.

3. Faça posts no status

Um levantamento do Grupo Croma identificou que o WhatsApp é o aplicativo mais acessado no celular ao longo do dia dos brasileiros. As pessoas usam a ferramenta no trabalho, durante o almoço e até na cama antes de dormir.

Uma forma de aproveitar esse fluxo e tornar seu negócio mais visível é fazendo postagens no status da plataforma. O modelo é bastante similar aos stories do Instagram e se torna um espaço interessante para publicar promoções exclusivas e CTAs que convidem a uma resposta imediata. O status passa a ser um dos locais que servem de vitrine virtual e, por isso, merecem um conteúdo bem-planejado esteticamente.

4. Ofereça conteúdo relevante

Para um negócio digital, a atuação nas plataformas online precisa ser direcionada ao oferecimento de conteúdos relevantes para o público. Quem deseja saber como vender no WhatsApp deve lembrar dessa regra de ouro e aplicá-la na estratégia de comunicação pela ferramenta.

Em vez de postar apenas ofertas de produtos ou serviços, opte por mesclar os conteúdos compartilhados. Dê dicas que possam ajudar os clientes no dia a dia e fortalecer a autoridade da sua marca. Produza itens exclusivos e segmentados para os contatos da rede, dessa forma você valoriza o relacionamento por ali.

5. Personalize o atendimento

Como vender no WhatsApp tem como principal objetivo a atração e fidelização de mais clientes, é preciso investir ao máximo na personalização do atendimento. O consumidor quer se sentir valorizado e ter suas demandas atendidas de maneira individual. Mesmo com a automação, a forma de segmentar contatos e criar uma linguagem orgânica para a marca é o que fará a diferença.

O WhatsApp traz diversos recursos para que empresas otimizem esse aspecto. Linhas de transmissão, API de integração com o banco de dados da empresa, uso integrado de chatbots e automação de mensagens são alguns exemplos que podem auxiliar a personalização e a escalabilidade da estratégia.

6. Utilize listas de transmissão

As listas de transmissão são um recurso excelente para quem deseja vender pelo WhatsApp. Muito mais que uma ferramenta de disparo em massa, ela deve ser usada para segmentação dos seus contatos e personalização do diálogo.

Diferentemente de grupos, em que os clientes têm dados expostos e não têm sua individualidade valorizada, uma lista de transmissão passa a ideia de uma mensagem enviada pessoalmente. É possível dividir os consumidores pelos estágios que estão no funil, pelo perfil de produtos de interesse, entre outras variações.

É importante criar intervalos equilibrados para os envios, de forma que o conteúdo da sua marca não se torne um incômodo no dia a dia dos clientes.

7. Divulgue o número no site e nas redes sociais

Muitos gestores de negócios virtuais são proativos ao entrar em contato com seus clientes por aplicativos de comunicação. No entanto, o caminho inverso tem se tornado cada vez mais comum, com o consumidor buscando um número de WhatsApp da marca.

Por isso, é fundamental que esse canal de relacionamento seja amplamente divulgado nas redes sociais e no e-commerce da empresa. Isso vai encurtar o caminho entre você e seu público, permitindo um atendimento mais imediato e pessoal.

8. Torne o WhatsApp seu canal de pós-venda

Depois de saber como vender no WhatsApp, nossa dica é que você não fique apenas na conversão, mas use esse aplicativo como ferramenta de fidelização. Esse canal favorece a comunicação do pós-venda, permitindo que você mantenha contato com os consumidores.

Na estratégia de pós-venda é possível usar o WhatsApp para distribuir pesquisas de satisfação, resolver eventuais problemas, tirar dúvidas, enviar novas promoções e sugerir produtos e serviços para aprimorar a experiência do cliente com sua marca.

Esperamos que este conteúdo possa impulsionar seu negócio a expandir os canais de comunicação e venda. Agora você sabe como vender pelo WhatsApp é um caminho promissor para atender um público cada vez mais ativo nas redes e desejoso de contato com as marcas.

Tray Corp

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Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.