Quando uma empresa trabalha o seu branding, ela consegue resultados que vão além da venda dos seus produtos. Uma característica dos negócios de sucesso é que, ao longo do tempo, elas desenvolveram uma série de estratégias para tornar visível, fortalecer e consolidar as suas marcas. Dessa forma, esses negócios, mesmo vendendo itens iguais aos dos seus concorrentes, conseguiram se diferenciar por meio da construção do branding.
Construir uma marca requer um esforço bastante árduo. No entanto, os impactos que as empresas sofrem são muito maiores. Pense em qualquer gigante do mercado: muito provavelmente ela trabalhou o seu branding ao longo do tempo, o que foi crucial para conquistar milhões de clientes no mundo inteiro.
Para entender melhor o conceito de branding, a sua importância e como aplicá-lo no e-commerce, continue a leitura do nosso artigo.
O que é branding?
Branding é um termo em inglês que significa gestão da marca. A ideia por trás desse conceito é prover aos lojistas um conjunto de estratégias e ferramentas que sejam úteis na consolidação do negócio no mercado. A empresa que tem essa preocupação se esforça em definir um posicionamento, que será replicado em todos os canais de contato do negócio com o consumidor.
Qual a importância do branding?
Antes de o uso da Internet se tornar massivo, muitos negócios tinham um alcance limitado. A consequência disso é que qualquer problema no atendimento com o cliente não era amplamente divulgado. No entanto, essa realidade mudou com o surgimento das redes sociais e os sites de avaliação.
A construção do branding permite uma unidade de ação que será vista pelo público, o que vai contribuir na fidelização de clientes e, consequentemente, no crescimento do e-commerce. Se não houver uma definição clara de posicionamento, isso vai confundir as pessoas, o que pode aumentar o número de detratores da marca.
O objetivo aqui é se tornar uma referência no mercado de forma sólida, visto que, em alguns casos, nem mesmo isso pode livrar uma empresa de ter a sua reputação manchada. Portanto, esse é um trabalho de gestão que deve ser feito continuamente, de modo a identificar problemas reais e potenciais, no intuito de evitar a disseminação de detratores da marca.
Como aplicar o branding no seu e-commerce?
Existem várias práticas que são fundamentais para implementar o branding em uma loja virtual. Com elas, o e-commerce terá as devidas condições de gerir a marca e torná-la inesquecível no imaginário do consumidor. Para conhecer algumas delas, confira as subseções a seguir.
Entenda a cultura da sua marca
O entendimento aprofundado do negócio permite nortear uma série de ações subsequentes que ajudarão na gestão da marca. A compreensão acerca da cultura trará insights que ajudarão o lojista na hora de implementar as melhores práticas de relacionamento consumidor, bem como servirá de base para a definição do posicionamento e da linguagem.
Gere conteúdo
Um bom branding precisa se preocupar em educar, instruir e entreter o público. Isso pode ser feito por meio da produção de conteúdo, estratégia que deve ser aplicada para guiar melhor a jornada de compra do consumidor. Dependendo dos canais utilizados, existem vários formatos que podem ser explorados para trazer engajamento e conversão. Em blogs, por exemplo, podem ser explorados conteúdos como ebooks, infográficos e vídeos.
Conte sua história
Histórias têm o poder de gerar vínculo emocional entre o emissor e o receptor. Nesse sentido, procure explorar esse recurso, de modo a transmitir as ideias, objetivos e sonhos do negócio. Depois de estabelecida essa conexão, maiores serão as chances de o consumidor, em um momento posterior, realizar compras recorrentes na loja virtual.
Defina a linguagem
A linguagem adotada deve ser a mesma em todos os canais que a loja virtual utiliza para se comunicar com o público. Portanto, é preciso conhecer bem qual o perfil do cliente que o e-commerce deseja atingir, para que se defina se a abordagem será técnica, irreverente, objetiva ou apaixonada. Vale salientar que, diferente da linguagem, o tom empregado deve variar de acordo com o canal utilizado.
Crie uma identidade visual
As marcas que são mundialmente conhecidas têm locais que ficaram no imaginário do público. Para que isso seja trabalhado em uma loja virtual, é de grande importância a ajuda de um profissional experiente em identidade visual. Isso porque ele ajudará o lojista na definição das cores e da tipografia, que consiste na fonte de texto empregada.
Foque na experiência do cliente
Empresas que sabem gerir a marca não deixam de dar suporte ao cliente depois que ele faz uma compra. O trabalho de pós-venda, portanto, é crucial para que o consumidor lembre da marca e seja promotora dela entre os amigos e na Internet. A busca pela personalização da experiência também é um componente fundamental na fidelização desse cliente e na construção de um vínculo duradouro.
Use redes sociais
O branding da loja virtual nas redes sociais vai muito além de criar um perfil e divulgar produtos. É preciso, além de adotar uma linguagem única e um tom apropriado, adotar estratégias que tenham por objetivo proporcionar uma boa experiência integrada de atendimento e de compra, eliminando processos burocráticos que fazem o potencial cliente se irritar e procurar o concorrente.
Pratique o endomarketing
O endomarketing está relacionado com estratégias que visam consolidar a marca entre os colaboradores da empresa. Esse trabalho é fundamental, visto que, quando o profissional tem essa consciência, isso se reflete na hora de atender o consumidor. Quanto maior o engajamento interno, melhor será a percepção do público acerca da loja virtual.
Quais as vantagens do branding?
Quando a loja virtual pratica o branding, ela faz com que o consumidor divulgue a marca de forma espontânea e gratuita. A consequência disso é que ocorre a diminuição de custos como o de aquisição de clientes (CAC), além de elevar indicadores como o ROI (retorno sobre o investimento ) e o LTV (Lifetime Value). Mais do que isso, o branding atua para que o público não se torne fiel ao produto vendido no e-commerce, mas sim à marca, o que indica um vínculo mais sólido e duradouro.
Como foi visto, o branding diz respeito à gestão de uma marca, trazendo resultados que vão além da venda dos produtos de uma empresa. Quando a loja virtual trabalha com afinco essa estratégia, ela consegue aprimorar bastante a experiência do consumidor, por meio de práticas relacionadas, por exemplo, ao atendimento de pós-venda.