Devido à competitividade mercadológica, destacar-se diante dos concorrentes é o que a maioria dos lojistas procura. Logo, é preciso que sua marca saiba como agregar valor ao produto de forma atrativa e inteligente.
Este conteúdo foi escrito para que você aprenda a valorizar suas mercadorias com eficiência. Afinal de contas, só se destaca e obtém sucesso quem enxerga oportunidades e acata tendências em suas abordagens de venda online.
Um fato é certo: mesmo em tempos de instabilidade econômica, há e-commerces se dando bem. Você sabe o motivo? Certamente, porque há empreendedores que inovaram e seguiram boas na gestão do seu negócio.
Se quiser fazer o mesmo, aprenda como agregar valor ao produto com as dicas a seguir. Veja como aplicar simples ações, a fim de transmitir confiança e vender mais.
1. Entenda o seu público
O primeiro passo é estudar o seu público-alvo para descobrir o que o leva a procurar as mercadorias que você vende. Para isso, levante fatores como:
- desejo (o que o consumidor espera);
- expectativas (o que o cliente deseja ao entrar em contato com seu e-commerce);
- objeções (o que o impede de fechar negócio com sua loja).
Ter esses dados ajuda a montar as estratégias mais certeiras e eficientes para o seu nicho de mercado. Com isso, é possível obter resultados competitivos e estratégicos capazes de transcender a valorização dos produtos, como a retenção e fidelização de consumidores.
2. Peça feedback aos clientes
Não existe maneira mais eficaz de conseguir o engajamento de um consumidor do que exceder as suas expectativas. Uma forma de melhorar produtos e serviços é conhecer a perspectiva dos compradores. Eles, certamente, gostarão de ter suas opiniões e sugestões anotadas.
Quando um cliente tem uma demanda atendida na próxima versão da mercadoria ou execução do serviço, sua marca ganha um promotor. Logo, lance pesquisas de satisfação de forma periódica para captar todas as solicitações dos usuários.
3. Surpreenda
Muitas lojas virtuais coletam feedbacks, mas poucas aceitam as sugestões e fazem as alterações necessárias. Portanto, aproveite essa chance e deixe seus consumidores maravilhados por meio de soluções que exaltam qualidade e eficiência.
A procura constante por perfeição é um diferencial das marcas de sucesso. Portanto, não se limite em entregar somente o que foi negociado. Sua mercadoria ou serviço deve oferecer algo a mais para os compradores.
Vale reforçar que um item memorável soluciona problemas antes que surjam. Assim, você sempre estará à frente das demandas do mercado e, por consequência, o investimento realizado será muito vantajoso.
4. Elimine gargalos dos processos
É bastante comum encontrarmos relações nas quais os fornecedores necessitam de tempo para produzir e entregar produtos, enquanto o lojista deseja que esse processo seja feito com mais rapidez.
Nesse sentido, é importante analisar todo o processo de ponta a ponta, identificando gargalos que possam comprometer o prazo de entrega. Dessa forma, é possível resolver esse problema e, de quebra, potencializar o customer experience.
Em alguns segmentos comerciais, é comum existirem atrasos na entrega de um bem, só que essa realidade deve ser amenizada o máximo possível. Se for o seu caso, levante todos os potenciais riscos que possam prejudicar o fluxo das atividades, a fim de solucionar gargalos e entregar as mercadorias antes do prazo combinado. Sua loja só tem a ganhar.
5. Envie amostras
Se existe a possibilidade de oferecer amostras grátis de produtos com fornecedores ou parceiros, mande-as para os clientes. Com isso, você cria a oportunidade de apresentar um novo produto para garantir vendas futuras.
Uma sugestão é pensar em produtos relacionados com a mercadoria adquirida e que combinem com o gosto do comprador. Por exemplo, se seu e-commerce oferece eletrônicos e a venda foi de um celular, vale presentear com uma capinha ou película para o aparelho. Assim, seu cliente poderá utilizá-lo de forma segura e higiênica.
6. Estreite o relacionamento com os consumidores
Para saber como agregar valor ao produto, crie vínculo com o seu público. Personalize os atendimentos conforme o perfil de cada comprador. Considere as necessidades ditas por ele para encontrar a solução ideal.
Também é importante estar presente nas mídias sociais. Nesse ambiente, é possível postar conteúdos (imagens, vídeos, artigos, GIFs e memes) que são atrativos para o seu negócio, a fim de gerar engajamento e confiança pela sua marca.
Essa é uma forma de ficar mais próximo do seu nicho de mercado, afinal, grande parte das pessoas gostam de uma interação mais aberta. Além disso, podem ser feitas pesquisas de satisfação e avaliação de clientes, tanto com a participação deles quanto por meio de dados de navegação.
7. Faça um pós-venda incrível
Vender as suas mercadorias e/ou serviços é extremamente importante para manter o seu e-commerce em evidência. Mas, para valorizar o seu catálogo de mercadorias e gerar fidelização, é necessário lapidar o pós-venda.
Mostre para os consumidores que a sua loja online não pensa só em vender. Sua marca quer que eles fiquem felizes com as compras. Algumas sugestões são:
- enviar e-mail alguns dias após a entrega do produto para perguntar se está tudo bem;
- oferecer atendimento pós-venda para ajudar no caso de dúvidas;
- conceder dicas de uso adequado e seguro do item comprado;
- retomar o contato após um tempo e dar descontos para a próxima aquisição.
Por fim, abra espaço para que o usuário possa dizer as dificuldades que encontrou. Dessa forma, você descobre se ele está usufruindo de todas as funcionalidades oferecidas, podendo ajudá-lo a obter melhores resultados com a compra que fez.
8. Enfatize os benefícios que a compra pode trazer
Na hora de colocar o marketing em prática, destaque outros pontos além do produto. Afinal, as características do item não são a única coisa que deve atrair as pessoas. Logo, foque as vantagens que elas encontrarão ao comprar de você, como a obtenção de pontos de fidelidade, descontos na próxima compra, recebimento de dicas de uso, etc.
Outra dica é não fazer comparações entre as mercadorias que vende para não confundir os consumidores. Isso pode fazê-los desistir da intenção de compra. Portanto, fale exclusivamente do item que o público tem interesse, sem expor o outro, mesmo que seja parecido. Só faça isso quando perguntarem se existe outra opção.
E então, o que achou das dicas de como agregar valor ao produto? Esperamos que elas sejam úteis para o sucesso da abordagem comercial do seu e-commerce. O segredo está em colocar o cliente sempre no centro das suas estratégias de venda.