Skip to main content

O Pix é uma modalidade de pagamento em tempo real e pode ser usado tanto por pessoas físicas (PF) como jurídicas (PJ). Ele permite o envio de dinheiro, pagamento de contas e realização de compras de forma simples e rápida. Na prática, funciona como uma transferência monetária, assim como DOC e TED, no entanto, sem as taxas cobradas nessas operações. Por esses motivos, muito tem se falado do Pix no e-commerce.

“O Banco Central tem várias premissas, mas, no seu lançamento, o Pix se mostrou uma solução minimalista, sendo possível a transferência de valores à vista”, ressalta Rafael Augusto Carlos, Gerente de Atendimento da Tray.

No Brasil, ele passou a funcionar em novembro de 2020. Agora, no início de 2021, o país ainda está em processo de adaptação e é possível que novas regras surjam. Por exemplo, a operação é gratuita para a PF e empreendedores individuais, mas especula-se que PJ precisarão pagar uma taxa quando houver compras e vendas.

Ainda assim, o Pix no e-commerce se mostra uma solução vantajosa, principalmente se comparado ao boleto bancário. Continue a leitura e fique por dentro das principais características dessa nova forma de pagamento nas lojas virtuais!

Como vai funcionar o Pix no e-commerce?

O Pix não necessariamente substitui os boletos bancários, contudo, por ser uma forma de transferência instantânea, se mostra uma excelente alternativa para os pagamentos, contribuindo para a evolução do e-commerce.

“Ele é um novo modelo de transação que veio para revolucionar. Mais eficiente e econômico que boleto, transferência, TED, DOC, garante grande agilidade e disponibilidade. Para o lojista, poupa muito, tanto em tempo quanto em taxas”, considera Rafael.

Na prática, a opção de realizar o pagamento por Pix no e-commerce será mostrada no momento do checkout, junto das outras modalidades. A pessoa que escolher essa alternativa receberá um código, terá acesso a um QR code ou obterá os dados que precisarão ser incluídos no momento da transferência. Ela poderá realizar a operação diretamente pelo aplicativo do banco físico ou digital.

Quais os impactos do Pix no e-commerce?

Pode-se dizer que essa é uma relação ganha-ganha, na qual todos — clientes, lojistas e fornecedores — saem lucrando. Impactos e vantagens do Pix no e-commerce são diversas e, a seguir, comentamos algumas.

Liquidação imediata da transação

Não há dúvidas de que os boletos têm suas vantagens, já que se tornam a opção dos consumidores que não usam cartão de crédito. No entanto, eles têm um lado negativo: apenas 48% dos compradores que escolhem essa modalidade realizam o pagamento, segundo o Relatório E-commerce Radar.

Diferentemente do boleto e da transferência comum, o Pix no e-commerce proporciona liquidação na mesma hora, ainda que a compra aconteça fora do horário bancário, como finais de semana.

Rafael considera essa uma das grandes vantagens: “o boleto, como meio de pagamento à vista, tem seus dias contados. A partir do Pix, a venda é efetuada e paga em segundos. Isso, ainda, dá ao lojista a certeza de que o cliente adquiriu o produto e não apenas comprou por boleto para ter mais tempo de pensar, e decidir se pagará”.

Dessa forma, além de facilitar o lado do cliente, o modelo diminui a dor de cabeça dos lojistas, que terão menos preocupação com os boletos abandonados.

Logística clara e facilitada

Como a confirmação do pagamento sai na hora, o vendedor ganha na logística. Ele tem a possibilidade de mais agilidade na entrega e dispõe de um monitoramento mais apurado do estoque.

Isso faz a diferença, principalmente, nas vendas realizadas por boleto, em que é preciso reservar o produto, para que a venda não seja feita a outra pessoa. Essa situação coloca o risco nas mãos do lojista, pois se o comprador não paga o boleto, ele não sofre consequências, mas o produto volta para o estoque da loja. Em datas como Black Friday, isso causa grande impacto.

Esse benefício também é percebido na relação com o fornecedor, pois a própria loja pode usar o Pix na realização de seus pedidos.

Redução de custos

Trocar o boleto pelo Pix reduz as fraudes nos pagamentos, em que golpistas adulteram o código de barras. Na ocasião de a opção de boleto continuar ativa, ainda há economia para o comerciante, já que emitir boletos tem um custo.

Mesmo que o Pix seja cobrado a PJ, tudo indica que as taxas sejam mais em conta que a dos meios atuais, sendo uma forma de aumentar o crescimento do e-commerce.

Atração de novos potenciais clientes

O consumidor também tem a ganhar, já que tem sua compra aprovada na hora e, dessa forma, a encomenda chega mais rápido. No checkout, ainda usufrui de uma experiência melhor devido à praticidade do modelo. Isso se torna uma vantagem competitiva à loja online, visto que a experiência de compra é um dos principais atrativos.

“Toda forma de pagamento incremental pode aumentar a conversão, então, tem o potencial de aumentar as vendas. Existem muitos lojistas que não utilizam o boleto como meio de pagamento devido ao custo de emissão, deixando de atrair grande parte do público. Com o Pix no e-commerce, agora podem vender a consumidores que não utilizam cartão”, lembra o Gerente de Atendimento da Tray.

Diminuição de reserva de estoque

A gestão do estoque é um desafio. Ao mesmo tempo em que não é recomendado ter produtos em demasia, já que isso gera mais custos e corre o risco de perdas, ter itens em pouca quantidade pode gerar ruptura e perda de clientes.

A partir do momento em que a logística é otimizada, é possível diminuir o estoque mínimo. Não há riscos de deixar o consumidor sem a mercadoria, não há perdas e a comunicação com o fornecedor é mais eficiente.

Melhoria no fluxo de caixa

Também é interessante destacar as vantagens para o fluxo de caixa. Com o aumento na rotatividade do estoque e as vendas autenticadas com mais agilidade, entra dinheiro mais rápido. O pagamento a fornecedores e a compra de matérias-primas também tendem a ganhar liquidez. Há, ainda, diminuição das taxas bancárias. Tudo isso contribui para deixar o fluxo de caixa otimizado.

Como se adequar?

“Os lojistas devem conversar com seus parceiros de pagamento, para entender a implantação dessa opção.”, instrui Rafael.

Enfim, são diversas as vantagens do Pix no e-commerce. Adequar-se a essa inovação não é apeas uma forma de seguir tendências, mas também de acompanhar as mudanças no comportamento de compra, tendo a possibilidade de suprir as necessidades do consumidor e aproveitar oportunidades para o crescimento.



Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.