Skip to main content

Um erro que pode ser fatal para qualquer negócio atualmente é não se aproximar dos clientes. Com tanta concorrência no mercado, é fundamental oferecer a melhor experiência ao usuário, e isso passa diretamente por uma relação mais próxima entre as empresas e os consumidores. Por isso, é importante realizar ações de marketing de relacionamento.

O tempo em que o foco dos anúncios, mensagens e outras comunicações das empresas era apenas a divulgação e promoção dos seus produtos e/ou serviços já passou. Atualmente, é preciso mais do que um preço mais competitivo ou a entrega de um produto de mais qualidade: é fundamental criar laços com quem consome e/ou frequenta o seu e-commerce.

A partir de certas ações, é possível colher benefícios a longo prazo para a sua loja virtual, fortalecendo a sua marca e se posicionando como referência no mercado. Que tal, então, se aprofundar um pouco mais no assunto, conhecer o conceito como um todo, as ferramentas que podem ser úteis e, é claro, as ações de marketing de relacionamento? Continue a leitura e confira!


O que é marketing de relacionamento?

Basicamente, o marketing de relacionamento engloba todas as ações voltadas para criar uma relação mais próxima e sólida com os clientes da sua empresa. No fim, o principal objetivo é fidelizar o máximo de consumidores possível, fazendo com que eles não vejam a sua loja apenas como uma qualquer, mas como uma parceira.

A ideia é fazer com que o cliente se apaixone pela sua empresa, não focando apenas a compra de um determinado produto, por exemplo. Assim, a tendência é que ele retorne com certa frequência ao seu e-commerce, sempre priorizando a sua companhia em detrimento dos concorrentes.

Enquanto o marketing tradicional busca apenas se promover, o de relacionamento trabalha justamente o contrário, passando muito mais pelo encantamento do cliente, lidando com ele nos mais diversos canais e frentes, se aproximando de quem ainda não comprou de você e garantindo que quem já se tornou um cliente continue próximo da sua marca. Especialmente a longo prazo, essa estratégia é muito impactante, gerando inúmeros benefícios para o seu negócio.

Aos poucos, a sua empresa vai se aproximando do consumidor, e ele passa a confiar cada vez mais na sua loja. A ideia é que ele se torne um promotor da sua marca, fazendo uma divulgação natural para amigos e outras pessoas justamente por ter esse relacionamento mais próximo. Por isso, ao se aproximar do cliente, as suas chances de sucesso são maiores.

Quais são as principais estratégias dessa abordagem?

Agora que você já sabe como esse conceito funciona, vamos entender um pouco sobre as ações de marketing de relacionamento que você pode colocar em prática. Separamos as principais delas para assegurar que a sua marca esteja bem posicionada, tenha uma presença digital forte e, é claro, consiga se aproximar do consumidor. Confira!

1. Investir em marketing de conteúdo

De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2019, 64,5% das empresas já utilizam o marketing de conteúdo em suas estratégias de comunicação. As razões? O mesmo estudo mostra que quem aplica essa tática registra 1,2 vezes mais visitas em suas páginas do que quem não usa. Com essa ação, é possível aumentar o engajamento e criar um relacionamento mais próximo.

2. Aprender sobre SEO

Para criar um relacionamento mais próximo com o cliente, é preciso, sem dúvidas, estar presente nos canais que ele utiliza. O Google, por exemplo, registra 3,5 bilhões de buscas por dia, e a página do seu negócio pode se destacar no buscador por meio de uma estratégia eficiente de SEO (Search Engine Optimization). Palavras-chave, textos ricos, landing pages, enfim, há vários caminhos para se destacar.

3. Utilizar e-mail marketing

Por mais que pareça um método mais antigo, o e-mail marketing ainda é extremamente eficiente para conseguir se aproximar do consumidor. É a chance de estabelecer uma comunicação direta com ele, com uma comunicação voltada para se aproximar do cliente. Por meio de mensagens personalizadas, as suas chances de sucesso são muito maiores.

4. Fazer a nutrição de leads por e-mail

Também é importante garantir que o relacionamento com os leads seja próximo em todas as etapas de comunicação. Por isso, garanta que eles sejam nutridos via e-mail, com conteúdos ricos e relevantes para cada consumidor e, mais importante, de acordo com o seu estágio na jornada de compra, aumentando as chances de criar um impacto positivo.

5. Focar as redes sociais

Dentre as opções que citamos acima, talvez a mais importante seja a promoção da sua marca nas redes sociais. Segundo o levantamento Social Media Trends, citado há pouco, também mostra que 96% dos usuários na internet estão presentes nas redes sociais. E, entre as empresas, 62,6% delas já consideram a divulgação nessas plataformas como fundamental.

Só para ter uma ideia, são mais de 1 bilhão de usuários ativos apenas no Instagram, e 90% deles seguem pelo menos uma empresa em suas contas. O seu estabelecimento precisa, portanto, estar presente nesse canal, fortalecendo a sua marca e garantindo que os consumidores conheçam o que você tem a oferecer.

Quais ferramentas podem ajudar no trabalho de fidelização?

Para fidelizar os seus clientes e utilizar ações de marketing de relacionamento para isso, existem algumas ferramentas que podem ser complementares. Uma delas é o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), para tirar as principais dúvidas dos seus clientes e sempre estar disponível para o contato.

Atualmente, isso pode ser aperfeiçoado pela utilização de um sistema de chatbot, contando com o auxílio de inteligência artificial para atender o cliente a qualquer hora do dia, sempre estando presente para quem compra de você. Adotar um software CRM (Customer Relationship Management) também pode ser muito importante.

A melhor notícia é a ampla possibilidade de ações de marketing de relacionamento que você pode colocar em prática. De acordo com os seus objetivos, o perfil do seu público e os recursos disponíveis, é possível se aproximar dos consumidores de maneira eficiente e sem prejudicar os cofres da sua loja, garantindo inúmeros benefícios.

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.