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A Black Friday é uma grande oportunidade de os consumidores comprarem mercadorias por um valor mais em conta, o que proporciona aos empresários um aumento das vendas. Essa promoção é realizada na última sexta-feira do mês de novembro de cada ano em alguns países, como o Brasil.

Neste ano, o evento será realizado no dia 25 de novembro e envolverá lojas tradicionais e e-commerces. A expectativa é que haja mais brasileiros aderindo a essa iniciativa, o que contribui para movimentar a economia.

Neste artigo, destacamos diversos aspectos para um comerciante digital obter bons resultados com a Black Friday.


Principais desafios enfrentados pelos lojistas na Black Friday

Antes de elaborar planos para atender às demandas da Black Friday, é necessário realizar uma análise detalhada sobre os desafios enfrentados pelas lojas virtuais quando se trata de garantir eficiência comercial no período mais agitado do ano.

Do catálogo de produtos à logística, cada fase da jornada do consumidor deve ser analisada, inclusive as etapas que eles não vêem. Por isso, vamos conhecer os principais desafios que lojistas e gerentes de e-commerce enfrentam na Black Friday e como evitá-los.

Gestão de mercadorias e armazenamento

Vamos iniciar com aquilo que impulsiona vendas: os produtos. Administrar quantidade, pedidos e preços com eficiência é essencial. Ao analisar o catálogo considerando as demandas do público é possível definir quais itens mostrar na página inicial do site e o que recomendar aos visitantes.

Não tente vender mais do que o que está em estoque e garanta que você terá um armazenamento compatível com as expectativas dos consumidores e os números de Black Fridays anteriores, ou outras grandes datas similares (Natal, Dia das Mães etc.).

Quando se trata de loja online e loja física que atuam de forma simultânea, uma boa prática para contornar o processo de gestão de mercadorias é oferecer recursos omnichannel, como a compra no site e o envio a partir do estoque do estabelecimento com entrega diretamente no endereço do cliente. Assim, ambos os negócios atuam em conjunto para suprir o público rapidamente, sem atrasos.

Vender mais sem ficar fora do ar

Uma condição vivenciada pelas lojas online na Black Friday e no restante do ano é manter o funcionamento do site enquanto o tráfego aumenta de forma repentina. É nessa condição que surgem o desempenho e a escalabilidade do e-commerce.

Você precisa ter recursos para oferecer a seu público a jornada comercial mais segura e rápida possível em aparelhos móveis e computadores, sem prejudicar sua experiência. Imagine surgir a tela de “Erro 404” durante o processo de pagamento? Isso desmotiva o consumidor final de comprar em seu site pode fazê-lo escolher a concorrência.

A melhor forma de se preparar para este aumento de acessos em seu varejo online é testando. Além do tráfego, veja se a capacidade e a velocidade do servidor estão nos conformes, bem como o funcionamento da página inicial. Resumindo, você deve cuidar da infraestrutura o máximo possível antes do evento para que tudo ocorra conforme o planejado.

Tornar a experiência do cliente inesquecível

O desafio fica por conta do perfil do comprador atual, que está cada vez mais exigente e imediatista. Apesar disso, o cliente deve ser o centro da estratégia sempre, afinal é ele quem faz um negócio obter sucesso comercial ou não. Aqui, a recomendação é levantar todas as demandas e necessidades do seu nicho de mercado a fim de montar catálogos e ofertas compatíveis com alto grau de conversão.

Além disso, é necessário considerar a otimização de toda a jornada comercial: canais de contato, site, aplicativo, pagamentos, atendimento e pós-venda para captar consumidores, favorecer a experiência comercial e gerar fidelizações.

Garantir a eficiência de estoque com o gerenciamento de pedidos

O aumento de pedidos reflete em mais mercadorias saindo de seu estoque. Comentamos sobre o omnichannel, mas as operações logísticas vão além de solicitar encomendas ou envios de produtos, ainda mais em um evento tão movimentado como a Black Friday. Um grande desafio enfrentado pelos varejistas é gerenciar a integração de pedidos sem cometer erros ou perder vendas.

Com um software de controle de estoque robusto, é possível acompanhar, em tempo real, a movimentação das vendas, os históricos de pagamento, os itens enviados e administrar seu estoque um único ambiente digital. Isso favorece a identificação de gargalos e beneficia a idealização de soluções para quaisquer problemas que o negócio possa enfrentar, além de tornar a expedição de produtos totalmente integrada e conectada — site, backoffice, estabelecimento físico e centro de distribuição têm, acesso ao mesmo sistema.

Preços, promoções e pagamentos

Quando o foco é Black Friday (inclusive Cyber Monday), as pessoas só querem saber de ofertas e descontos, o que inclui preços, promoções e pagamentos. Nesse caso, o desafio está em testar o checkout e a precificação, bem como verificar se as transações são realizadas por meio de recursos seguros.

Preços e promoções

As precificação e as promoções são ótimos para beneficiar a experiência do cliente durante a Black Friday. Baixas nos preços e aumento das ofertas podem sobrecarregar o checkout de seu e-commerce, portanto, veja se todos os valores, cupons e descontos estão funcionando adequadamente para evitar problemas. É aconselhável examinar essa estrutura com bastante antecedência para garantir que tudo funcione corretamente na data.

Pagamentos

Quando o assunto é pagamento, o critério segurança é primordial, mesmo que o processo não dependa somente da sua loja. Como há uma grande diversidade de provedores e gateways de pagamento, alguns podem falhas de forma repentina. Por isso, oferece ao público várias modalidades de pagamento.

Por exemplo, se você só oferece pagamento com cartão de crédito e boleto bancário, tente outros recursos, como carteiras online, pagamentos digitais, PIX etc. Os consumidores decidem onde comprar com base em como podem pagar, logo, não subestime a variação de opções de pagamento.

Privacidade e segurança de dados

Ataques cibernéticos ocorrem com frequência, principalmente durante grandes eventos varejistas. É por isso que, segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é necessário proteger informações sensíveis do público online, como dados pessoais, compras e números de cartões de crédito.

Elas devem ser protegidas por criptografia e firewalls entre seu e-commerce e seu servidor. Utilizar um recurso nativo na nuvem é fundamental para elevar a segurança no compartilhamento de dados sensíveis por meio da internet. Para evitar ataques, perdas, vazamentos ou multas, reforce as políticas de conformidade e privacidade.

Confira algumas recomendações:

  • expor como seu site mantém o controle de dados dos clientes. Se surgir algum problema, você deve ser o primeiro a saber e solucionar o caso;
  • solicitar somente as informações necessárias para cadastro e pedir consentimento antes de utilizar qualquer referência sensível;
  • criptografar todos os dados captados pela sua loja virtual;
  • mostrar ao público consumidor como você está protegendo seus dados.

Dicas para se preparar para a Black Friday 2022

A preparação para a Black Friday deve ser muito bem feita para que seu negócio funcione com eficiência e os clientes fiquem satisfeitos. Confira as recomendações a seguir.

Planeje-se

O primeiro passo é se organizar com antecedência para esse evento, considerado o mais importante para o e-commerce. É importante equilibrar a oferta com a demanda por meio de uma negociação antecipada com os fornecedores.

De acordo com o coordenador de Serviços da Tray Corp, Fernando Zambrano, conseguir um melhor preço de compra e negociar alguns produtos que estão parados nas fábricas são ações interessantes. Essas mercadorias podem ser usadas para chamar a atenção da audiência por meio de e-mail marketing ou por outras modalidades de campanhas.

Além disso, é possível conceder descontos reais e, de fato, relevantes para o consumidor. Dependendo do momento, coleções passadas, sem uma grande procura no momento, podem ser colocadas em promoção.

Zambrano também destacou que um bom planejamento de mídias é fundamental para obter bons resultados com a Black Friday. “Há alguns tipos de mídias que você precisa preparar com antecedência para aparecer nesses canais. Isso tem que estar bem planejado, porque o custo por clique fica maior durante o evento, devido à quantidade de busca”, explicou.

Também é essencial ter um bom alinhamento com a agência de comunicação contratada, para aqueles que optaram pela terceirização, para que todas as peças da campanha fiquem prontas na data certa. Um bom planejamento minimiza o risco de falhas. É necessário priorizar os descontos reais e não mentir sobre as ofertas na internet. Um erro grave pode resultar em cobranças públicas pelas redes sociais e baixa reputação em sites de reclamação.

E-commerce

Os e-commerces devem planejar como serão os despachos das mercadorias por causa da intensificação do número de encomendas. Com um maior fluxo de compras, existe um certo atraso entre fazer uma solicitação e ter a aprovação. É fundamental informar o cliente por e-mail que o pedido está a caminho.

No final de semana da Black Friday, é recomendado planejar como serão os trâmites de entrega, os atendimentos e os canais de atendimento usados para interagir com a audiência. É recomendado fazer um plantão de suporte para a alta demanda já a partir das 18h na quinta-feira.

Muitos consumidores compram pensando no Natal ou na oportunidade de conseguir um bom desconto, mas é essencial entregar a encomenda no prazo determinado.

“Deixar uma política clara sobre trocas faz toda a diferença. Algumas pessoas compram por impulso e podem querer trocar. Mesmo que as regras do direito de arrependimento estejam descritas no Código de Defesa do Consumidor, essas políticas devem estar claras no momento da compra”, explicou o coordenador de Serviços da Tray Corp.

Fique atento ao estoque

Para evitar problemas com a falta de disponibilidade de produtos, é essencial garantir o abastecimento do estoque com antecedência, prevendo a quantidade necessária para atender ao aumento da demanda.

O importante, nesse caso, é cumprir com o prometido e jamais deixar o consumidor sem o item comprado, seja qual for o motivo pelo ocorrido. Em casos de falhas como essas, é preferível adotar práticas como o dropshipping e o cross docking do que deixar o cliente sem a encomenda.

Esse tipo de problema, além de comprometer a imagem da loja, pode até mesmo gerar processos judiciais por quebra de contato. Por isso, é essencial atenção.

“É importante deixar isso alinhado com o fornecedor, para não haver falha na entrega nem prejuízos de imagem para o e-commerce”, alertou Zambrano.

Pense na infraestrutura da plataforma

O ideal é investir na infraestrutura da plataforma de vendas para que tudo funcione adequadamente durante a Black Friday. Na Tray Corp, a prioridade é fazer com que os servidores estejam aptos a receber toda a demanda de acessos. Em geral, o tráfego no site triplica em virtude do evento.

Outra medida é verificar como será o plantão da plataforma no período da Black Friday para planejar e garantir o bom funcionamento. Dessa maneira, haverá pessoas prontas para acompanhar o cliente, caso haja algum imprevisto.

Há uma série de cuidados relevantes que devem ser alinhados, principalmente, nos e-commerces que vendem muito. É preciso verificar o tempo que o banner vai demorar para aparecer no site. Também é crucial adotar medidas para o site não ficar lento quando são lançados novos anúncios.

Veja como conceder descontos de forma estratégia

Segundo o coordenador de Serviços da Tray Corp, é indicado pensar em vários fatores para oferecer descontos de maneira inteligente, por exemplo:

  • acompanhar o mercado, para que não haja uma diferença muito grande entre os produtos tabelados, o que pode gerar suspeitas de que um fornecedor está favorecendo uma empresa;
  • não aumentar os preços dias antes da Black Friday para abaixar no dia do evento;
  • trabalhar para a comunicação visual indicar, com clareza, se há frete grátis e se o produto tem ou não desconto;
  • apresentar o histórico de preço do produto, para possibilitar ao internauta ver como o valor desse item se comportou durante o ano;
  • não trabalhar com preços abaixo do custo;
  • evitar qualquer tipo de aposta combinada, como ofertas de descontos para compras acima de R$ 500,00 ou acima de 10 produtos.

Uma estratégia de concessão de descontos precisa contribuir para o fortalecimento da marca. A Black Friday é uma grande oportunidade de um e-commerce conquistar mais clientes fiéis, desde que haja boas ofertas e entregas eficientes.

Tenha foco nas campanhas de marketing e comunicação

De acordo com Zambrano, é inevitável um aumento de verba para novembro por causa da Black Friday. O ideal é planejar para investir mais pesado nas mídias no mês do evento, para tudo ser executado da melhor maneira possível.

“É fundamental planejar as peças, as campanhas e os produtos. A dica é fazer bem-feito o básico. Esteja preparado, porque vão aumentar os custos com mídia. O que garante a visibilidade são campanhas online. O e-commerce deve estar no Google Ads e buscar durante o ano ir trabalhando a parte de tráfego orgânico”, afirmou.

O coordenador de Serviços da Tray Corp considera necessário ser realizado constantemente o trabalho de SEO, que consiste em aumentar a visibilidade de um e-commerce nos mecanismos de busca. Zambrano recomenda, ainda, estar atento a tudo o que o Google pode proporcionar a uma empresa. Além disso, indicou disparar newsletters para chamar a atenção da audiência.

“Temos outras mídias interessantes, como Google Shopping, marketplaces, comparadores de preços e mídias de remarketing. Essa parte online precisa ser devidamente executada durante o evento. Ressalto que é essencial executar o trabalho ao longo do mês. Não é possível fazer tudo no dia da promoção”, aconselhou.

Foque nas tendências

Na avaliação de Zambrano, o aumento dos consumidores online é sempre algo a ser considerado. Por isso, os sites necessitam estar preparados para os que optam por fazer compras no celular.

Outro ponto importante é que as lojas físicas estarão mais presentes na Black Friday deste ano. As marcas devem ter um maior foco no omnichannel, porque muitos clientes gostam de comprar online e retirar na loja no dia seguinte. Esse procedimento exige um ótimo controle de estoque para evitar problemas.

Além do planejamento, os gestores precisam valorizar o respeito ao cliente. A Black Friday é uma ótima chance de fortalecer a visibilidade de um e-commerce, mas pode causar danos irreversíveis a uma marca, caso haja erros na estratégia de preços e atrasos na entrega das mercadorias.

A Black Friday é uma data de grande importância para impulsionar as vendas no varejo online. Se você deseja obter sucesso comercial e mercadológico com sua loja virtual, coloque as dicas mencionadas em prática, priorizando sempre a experiência do cliente para gerar conversões genuínas, fidelizações e indicações.

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Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.