O segmento de Casa e Decoração é um dos que, sem dúvidas, mais crescem no país. De acordo com a 39ª edição do Webshoppers, estudo feito por Ebit|Nielsen, esse mercado representou 12,8% de todos os pedidos feitos pela internet em 2018 — um crescimento de 38% em relação ao ano anterior.
Já uma análise histórica feita a partir da base de mais de 800 clientes da Tray Corp apontou um faturamento médio mensal de e-commerces desse segmento de R$ 298 mil e um ticket médio de R$ 590.
Alguns motivos têm sido responsáveis por esse fenômeno. Um deles é a possibilidade de acesso a um imenso catálogo virtual, com diferentes opções de cor e, em alguns casos, até mesmo personalizações específicas. O consumidor também tem encontrado online preços mais competitivos, aliados a existência de uma maior variedade de itens.
Por isso, muitos fabricantes têm apostado nesse nicho, enquanto varejistas tradicionais veem no virtual a possibilidade de ampliar sua receita com novos clientes.
No entanto, para conseguir sucesso nessa empreitada, é preciso contar com uma boa plataforma de e-commerce por trás, capaz de compreender as características desse mercado e atender a sua demanda.
Entre os principais pontos que devem ser levados em consideração nessa decisão, estão os abaixo.
Cases do setor
A existência de cases de sucesso do mesmo setor na solução de e-commerce escolhida é uma garantia a mais de que a marca entende o que é necessário para ser bem-sucedido em um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, como outras empresas já utilizam o mesmo sistema, ele provavelmente conta com as funcionalidades que seu negócio também precisará para uma loja virtual personalizada.
Venda de ambiente completo
A possibilidade de venda de um ambiente completo, ou seja, todos móveis necessários para mobiliar aquele cômodo, pode ser um grande aliado no aumento do ticket médio do e-commerce. Assim, é importante que o sistema escolhido conte com a funcionalidade Lista de Compras ou semelhante, que reúna diversos itens de um mesmo cômodo, facilitando a compra do pacote completo pelo consumidor.
Ferramentas personalizadas
Outras funcionalidades, como a possibilidade de inclusão de manuais técnicos na página de produto, além de vídeos, tanto para mostrar em detalhes o produto quanto para ensinar como fazer a montagem, são alguns diferenciais que tornam a experiência do consumidor mais completa.
Assim, é importante avaliar todos esses pontos e verificar se a opção escolhida apresenta todas as ferramentas e personalizações necessárias para seu negócio.
A Tray Corp oferece uma opção de plataforma robusta, escalável e voltada para potencializar as vendas de grandes opções. Para saber mais como ela pode ajudar a alavancar os resultados da sua empresa, entre em contato com um de nossos consultores.