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O e-commerce de roupas no Brasil é líder de vendas há alguns anos. Além disso, a pandemia e o isolamento social fez com que as pessoas comprassem cada vez mais pela Internet, o que tornou a venda de roupas online uma forma de empreender bastante viável e lucrativa

O e-commerce de moda e acessórios tem ocupado as primeiras posições em volume de pedidos nas vendas online nos últimos anos, de acordo com o relatório Webshoppers da Ebit|Nielsen. Desse resultado podemos inferir o seguinte: mesmo em uma loja virtual é totalmente possível que o consumidor tenha acesso a informações precisas sobre o produto, de modo a evitar surpresas na hora de recebê-lo em casa.

Continue a leitura deste artigo e confira 5 dicas que daremos. Nelas mostraremos como montar um e-commerce de roupa que seja rentável e faça o seu negócio se destacar no mercado.


1. Defina um micro nicho

A definição sobre qual o perfil de pessoas que você deseja vender no e-commerce de roupa é feita no planejamento. O sucesso do negócio passa necessariamente por essa etapa, em que o lojista deve especificar a persona.

Em outras palavras, é preciso saber se quem vai comprar do e-commerce são mulheres ou homens, de quais faixas etárias, que tipo de estilo eles têm, etc. Obviamente que os dois públicos citados precisam ser estudados, de modo que o e-commerce de roupa consiga ir ao encontro de seus anseios e necessidades.

2. Crie um conteúdo de qualidade

Além do e-commerce de roupa propriamente dito, a criação de blog e perfil em rede social também ajuda bastante na conquista e fidelização da persona. O objetivo de usar esses meios é o de gerar empatia com o consumidor, desde o primeiro contato com a marca, mesmo que ainda não seja uma abordagem de venda.

Para que o negócio tenha retorno na captação de clientes, a implementação de um funil de vendas é fundamental. Nesse sentido, se deve criar conteúdos de qualidade com base na fase em que o consumidor está nesse funil.

Para exemplificar, considere um e-commerce de roupas para academia. O blog dessa empresa pode ter conteúdos voltados para assuntos relacionados, como musculação e prática de exercícios físicos. Esse tipo de estratégia faz a persona desenvolver uma empatia inicial pela marca, o que pode refletir posteriormente em uma compra e, posteriormente a fidelização desse consumidor.

3. Ofereça um atendimento diferenciado

Em um empreendimento virtual, o atendimento é um aspecto que não pode ser negligenciado. Nesse sentido existem dois aspectos fundamentais: empatia e a variedade de uso diferentes canais de atendimento. Com relação ao primeiro, os atendentes online devem transmitir cordialidade e disposição na hora de sanar as dúvidas e resolver problemas dos consumidores.

É válido lembrar que um bom atendimento é decisivo na hora de a persona comprar de e-commerce A ou B. Sobre os canais de atendimento, a empresa deve investir em diferentes ferramentas, como telefone, Whatsapp e chat online. O intuito disso é aumentar os pontos de contato com o consumidor, facilitando a sua jornada de compra.

4. Entenda as necessidades dos clientes

Dependendo da persona do negócio, é preciso conhecer bem as suas particularidades, preferências e necessidades. Esse aspecto é fundamental, uma vez que, se for negligenciado, pode significar que os recursos foram mal alocados ou mal planejados, prejudicando as margens de lucro e, consequentemente, colocando em risco o futuro do e-commerce de roupa.

5. Faça uma pesquisa de mercado

Como foi falado, o e-commerce de roupa é um dos nichos mais procurado pelos consumidores brasileiros na Internet. Logo, conclui-se que esse é um mercado com grande concorrência. Por essa razão, é essencial fazer pesquisas e saber o que os concorrentes estão fazendo. Dessa forma, ficará mais fácil ter uma ideia precisa se o negócio está ou não atualizado quanto às boas práticas de atração e retenção de clientes.

Importância de escolher uma plataforma de e-commerce de roupas

A escolha de uma plataforma de e-commerce é algo diretamente relacionado com o que foi planejado. Deve-se ter em mente que uma loja virtual é um negócio com grande capacidade de escalar. Isso significa que a plataforma escolhida deve suportar o aumento do volume de pedidos do e-commerce de roupa sem apresentar instabilidade e oferecer as funcionalidades essenciais para seu crescimento.

Do lado do cliente, ele sempre estará à procura de um site que tenha um bom layout, além de facilidade de navegação e responsividade em dispositivos móveis. Mesmo que no início a solução escolhida esteja suprindo as necessidades do negócio, se a escolha lá atrás não for correta, ela pode ser incapaz de dar conta de novas demandas.

O e-commerce de roupas já era bastante procurado pelos consumidores antes da pandemia. Na hora de escolher uma plataforma, a Tray Corp pode ser de grande ajuda, uma vez que consiste em uma solução definitiva, oferecendo as funcionalidades que você precisa para extrair o máximo do potencial da sua loja virtual, não só hoje mas também ao longo do crescimento da sua empresa.

Tray Corp

Tray Corp

Parte do Grupo Locaweb e integrante da divisão corporativa da Tray, a Tray Corp oferece por meio da tecnologia FBITS uma plataforma de e-commerce personalizada, integrada e escalável, o que faz dela a opção definitiva para sua loja virtual.